livros gratuitos

Livros gratuitos para quem quer colocar a leitura em dia

Livros gratuitos? A equipe de Cultura do Sesc RJ traz para você uma lista atualizada de sites, editoras e autores que estão disponibilizando conteúdos grátis. Acesse o link e escolha o que mais gosta:

  • Amazon – No site da Amazon Brasil são oferecidos gratuitamente livros online para serem baixados. Alguns livros estão em domínio público e outros são disponibilizados pelas editoras por um curto período de tempo. A disponibilidade varia, vale sempre conferir a gratuidade antes de baixar. Os livros com a marcação kindle Unlimited, não entram nessa seleção. O Kindle Unlimited é um serviço de assinatura, o livro só fica gratuito se você for assinante.
  • Biblioteca Digital Mundial – A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.
  • Brasiliana José Mindlin – Disponibiliza de forma ampla e gratuita um dos mais importantes acervos de documentos sobre o Brasil. O acervo é composto por coleções de livros de literatura brasileira, história do Brasil e relatos de viajantes, que contam com publicações que vão do século XVI ao início do século XX. Completam o acervo digital mapas, iconografias, obras de referência, folhetos e periódicos. O usuário pode consultar o material no próprio site ou fazer o download das obras.
  • Domínio Público – Lançado em 2004, o Portal Domínio Público tem como objetivo, disponibilizar  gratuitamente obras que já se encontram em domínio público (títulos que já estão livres de direto autoral) Com isso, pretendem preservar a memória do país e ampliar o acesso a livros, imagens, sons e vídeos.
  • Espaço de leitura – A plataforma disponibiliza para leitura livros infantis e propostas de  como trabalhar a leitura com as crianças de forma lúdica. A leitura é feita dentro da plataforma.
  • Leia para uma criança – Estante digital – O projeto do Itaú disponibiliza livros infantis gratuitamente.
  • Ler e ouvir – Grupo Brinque book –  A iniciativa Ler e Ouvir integra conteúdos digitais aos livros impressos por meio de novas tecnologias. No site é necessário escolher um título e  clicar na aba Ler e Ouvir para ter acesso à leituras gratuitas gravadas em MP3 com locução profissional e efeitos sonoros. Com posse da obra física é possível ler e ouvir as histórias simultaneamente, basta escanear o QR Code no interior do livro via smartphone ou tablet.
  • Machado de Assis – As obras do autor se encontram em domínio público e estão disponíveis gratuitamente no site.
  • Publicações Sesc – Livros – Publicações realizadas pelo Sesc, nos programas de cultura, educação, saúde, lazer, turismo e assistência.
  • Revista Palavra – A revista é uma publicação desenvolvida pelo Sesc para contribuir com a formação de cidadãos pela literatura nacional. Nesta edição a revista traz reflexões sobre as Brasilidades Contemporâneas.
  • Sesc Partituras – O Sesc Partituras é uma biblioteca virtual de música composta por partituras digitais, obras transcritas através de programas de editoração musical.
  • TocaLivros – É necessário fazer cadastro no site e mesmo a assinatura sendo paga, o site disponibiliza audiolivros gratuitos como O Pequeno Príncipe, de Saint Exupery.

Autores e editoras que disponibilizam seus livros de forma gratuita: 

Algumas editoras disponibilizam para leitura online ou download, livros aprovados no Programa Nacional do Livro Didático em sua versão para livros de literatura utilizados na rede pública de ensino. Alguns materiais acompanham o Manual do Professor. 

  • Editora Companhia das Letras 
  • Editora Moderna
  • Roseana Murray – A autora disponibiliza gratuitamente em seu site vários e-books de sua autoria.
  • Wattpad – Plataforma onde autores iniciantes ou independentes compartilham suas histórias de forma gratuita. O leitor pode fazer parte do processo criativo, interagindo com a publicação e os autores através dos comentários. É necessário realizar um cadastro.  Possibilita a leitura através do computador, tablet ou celular.

Importante lembrar que publicar obras sem autorização é pirataria.

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJCultura

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Projeto Consciências busca combater o racismo com programação multilinguagem

Sesc Tijuca recebe inscrições para curso preparatório gratuito para mestrado e doutorado a pessoas negras e periféricas

Veja mais
O Corpo Negro : Atividades Formativas

O Corpo Negro: inscrições abertas para as atividades formativas

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo se despede da Superliga em terceiro lugar

Veja mais
Mesa Brasil Sesc RJ

Mesa Brasil Sesc RJ recebe doação de 22 toneladas de biscoito da Mondelez para municípios afetados pelas chuvas no estado

Veja mais