Luta antirracista Racismo Projeto Consciências
Crédito: Getty Images

Luta antirracista: Pesquisadora e escritora Lia Schucman discute o lugar do branco nas relações raciais brasileiras

Pesquisadora e escritora Lia Schucman discute o lugar do branco nas relações raciais brasileiras em palestra no Sesc. Atividade desta quinta-feira (30/6) integra o projeto Consciência, que joga luz sobre o racismo e todas as suas interseções. 

O lugar do branco nas relações raciais brasileiras”. Esse é o tema da palestra que a escritora e doutora em Psicologia Social Lia Schucman conduz nesta quinta-feira (30/6), às 15h, na sede do Sesc RJ (Rua Marques de Abrantes, 99 – Flamengo). A entrada é gratuita.

Luta antirracistaProfessora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, Lia é autora dos livros “Entre o Encardido, o Branco e o Branquíssimo: Branquitude, Hierarquia e Poder na Cidade de São Paulo” (Veneta 2020) e “Famílias Interraciais: Tensões entre Cor e Amor” (EDUFBA, 2018). Com estágio de Doutoramento no Centro de Novos Estudos Raciais pela Universidade da Califórnia, a pesquisadora se dedica a estudar movimentos sociais, atuando principalmente em temas como racismo, psicologia social, branquitude e relações raciais.

No evento, a palestrante provocará reflexões sobre o posicionamento dos brancos diante das demandas de equidade racial, os pactos narcísicos da branquitude e sua manifestação nas instituições, nas empresas e na escolha de ocupação em postos de trabalho, relações interpessoais e conflitos raciais.

A palestra apoia a luta antirracista e integra o projeto Consciências, do Sesc RJ, que mensalmente apresenta uma agenda de atividades que joga luz sobre o racismo e todas as suas interseções. A programação multilinguagem conta com passeios turísticos, mediação de acervo, exibição audiovisual, palestras, cursos, oficinas e uma série de outras atividades educativas.

SERVIÇO:

Palestra de Lia Schucman no Sesc RJ
O lugar do branco nas relações raciais brasileiras
Dia 30/6/2022 – 15h
Rua Marques de Abrantes 99 – Flamengo – Rio de Janeiro
Grátis

Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais
Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Rio Artes: O Sesc RJ te leva para a tradicional feira de economia criativa

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais volta à Praça XV, no Rio, com show de Teresa Cristina

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Veja mais