Literatura e diversidade

Mês da literatura e diversidade: Diálogos Di Versos!

O Sesc RJ promove uma série de programações em prol da diversidade durante o mês de maio. Diálogos Di Versos propõe reflexões a partir de múltiplos pontos de vista e potentes produções literárias.

Reconhecer, respeitar, e incentivar as diferentes manifestações culturais, valorizando a cultura popular, indígena e de matrizes africanas, é fomentar a Diversidade. A cada 21 de maio é celebrado o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento.

Instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 2002, com base na aprovação da Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural de 2001, que identifica a cultura como ferramenta fundamental para o alcance de prosperidade, desenvolvimento sustentável e uma coexistência pacífica, tanto em âmbito local quanto mundial.

A diversidade cultural é um bem indispensável e nos oportuniza o diálogo entre civilizações e culturas e sua mútua compreensão. E tal como o Direito à Cultura, deve ser inalienável ou seja, garantido para as pessoas de forma democrática e acessível.

O Sesc RJ, através de sua Política Cultural, reafirma a cultura como elemento identitário e a diversidade como característica essencial da humanidade, ressaltando que a valorização de variados modos de criação significa legitimar as diferenças, conferindo-às igual dignidade e o entendimento de que todo ser humano deve ter o direito de conceber suas próprias expressões culturais, conhecimento e simbolismo.

A data nos oferece a oportunidade de promover a cultura, evidenciando a sua importância plural e multifacetada. A diversidade cultural é uma amplificadora do desenvolvimento, não apenas relacionado ao fator econômico, mas também como agente de inclusão e de meios para o pleno estabelecimento de qualidade de vida intelectual, de saúde mental e emocional. Sobretudo na atual conjuntura, durante este tempo de confinamento e limitação de ações cotidianas impostas pela pandemia. A cultura é uma fonte de resiliência, bem-estar e conexão para e entre as pessoas.

Neste sentido, o Sesc RJ promove o Diálogos Di Versos: Literatura e Desenvolvimento, uma série de programações que nos convidam a imergir ao cerne de potentes produções literárias que envolvem a poética negro-brasileira, a cultura dos povos indígenas, as questões LGBTQI, a oralidade e a territorialidade. Entre apresentações artísticas, debates, sarau, oficina e contação de histórias, o evento propiciará o destaque a múltiplos saberes e o intercâmbio de culturas.

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJCultura

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Projeto Consciências busca combater o racismo com programação multilinguagem

Sesc Tijuca recebe inscrições para curso preparatório gratuito para mestrado e doutorado a pessoas negras e periféricas

Veja mais
O Corpo Negro : Atividades Formativas

O Corpo Negro: inscrições abertas para as atividades formativas

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo se despede da Superliga em terceiro lugar

Veja mais
Mesa Brasil Sesc RJ

Mesa Brasil Sesc RJ recebe doação de 22 toneladas de biscoito da Mondelez para municípios afetados pelas chuvas no estado

Veja mais