Museus virtuais pelo mundo!

Para você, que já está com saudades e sente falta de visitar Museus e Centros Culturais, o Sesc RJ selecionou mais cinco espaços culturais que oferecem visita virtual, com diversas possibilidades de interação.

Desfrute e aproveite de cada detalhe oferecido nesses ambientes virtuais. O mais interessante nessas visitas é não ter pressa. Aprecie, com calma, as obras, leia os textos dos curadores e artistas. Observe cada detalhe e, principalmente, aguce ainda mais o seu interesse pelas Artes Visuais.

Museu Imperial de Petrópolis
O Museu oferece uma visita com um caráter mais histórico. Inaugurado em 1943, o antigo Palácio de Verão da Família Imperial possui um acervo por peças ligadas à monarquia brasileira, incluindo mobiliário, documentos, obras de arte e objetos pessoais de integrantes da Família Real.

Atualmente, o acervo museológico conta com aproximadamente nove mil objetos e um acervo bibliográfico com cerca de 250 mil documentos, todos relativos ao período imperial brasileiro. As obras, em sua grande maioria, são frutos de doações de cidadãos e colecionadores.

No site do Museu, você tem acesso ao Tour Virtual e fotografias em 360°, além de outras informações sobre a construção do Palácio e sobre a Família Imperial.

Exposição Egito Antigo: Do Cotidiano à Eternidade, do Centro Cultural Banco do Brasil
Que tal aproveitar a quarentena para conhecer um pouco mais do Egito? Acessando o site do CCBB Virtual você embarca na aventura de conhecimento que a exposição oferece nesse período de isolamento social.

Aprecie a exposição e descubra a magnitude da história da cultura egípcia por meio de 140 peças entre esculturas, pinturas, imagens fotográficas, objetos, sarcófagos e múmias, vindas do Museu Egípcio de Turim.

A exposição é dividida em três partes: vida cotidiana, religião e eternidade. Aproveite e não deixe de acessar todo o conteúdo!

Exposições do Museu Afro-Brasil
O museu, localizado no Parque do Ibirapuera (SP), é composto por um vasto acervo de peças que abordam o universo das Culturas Africanas e Afro-brasileira. Nele, é possível encontrar exposições permanentes e temporárias, que tornam visíveis, com riqueza de detalhes, manifestações de temáticas religiosas, do trabalho, da escravidão, da arte e das influências africanas na construção da sociedade brasileira. O acervo conta também com produções de arte contemporânea afro-brasileira. Clique aqui e visite as exposições.

Museu Frida Kahlo – A Casa Azul
Com obras da artista que dá nome ao local, o Museu Frida Kahlo, fica localizado em uma casa de paredes externas na cor azul-cobalto. A Casa Azu é um museu-casa histórico e artístico dedicado à vida e à obra da artista mexicana.

Frida Kahlo nasceu e viveu durante a primeira metade do século XX Foi uma pintora que criou muitos retratos, auto-retratos e obras inspiradas na natureza e na cultura popular de seu país, empregando um estilo de arte popular para explorar questões de identidade, pós-colonialismo, gênero, classe e raça na sociedade mexicana.

Além das obras da artista o Museu apresenta obras do seu marido Diego Rivera, além de pinturas contemporâneas de artistas como Paul Klee, José María Velasco e Joaquín Clausel, entre outros.

A visita virtual ao Museu é bem dinâmica, agradável e acontece tanto na parte externa, que conta com um pátio central e um belo jardim, quanto nos cômodos da casa, onde estão expostos obras de arte e objetos pessoais da artista, como sua cadeira de rodas, sua cama, sua estante de livros e sua mesa de trabalho. Clique aqui e não perca.

Instituto Inhotim
Localizado em Brumadinho, Minas Gerais, o instituto possui um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e é considerado o maior museu a céu aberto do mundo.  Atualmente, conta com três exposições disponíveis online – Inhotim: Na Encruzilhada da mudança Global, Arte ao Ar livre e Cildo Meireles no Inhotim.

O visitante ainda pode conferir diversas coleções, além das  147 obras de arte que estão disponíveis em alta resolução, acompanhadas de textos dos curadores. Para finalizar a visita, ainda existe a opção de caminhar virtualmente, explorando o local, como se estivéssemos caminhando por Inhotim. Acesse clicando aqui e aqui.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Centro Cultural Sesc Quitandinha

Centro Cultural Sesc Quitandinha recebe a exposição “Dos Brasis”, maior mostra dedicada à produção negra nacional

Veja mais
O Corpo Negro

O Corpo Negro: Com mais de 60 atrações, festival de dança do Sesc RJ, chega a 9 cidades do estado

Veja mais
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais