Natal do Sesc na Região Serrana terá música, teatro, dança, circo, artes visuais, audiovisual e literatura

Programação, que se estende de 6 a 21 de dezembro, acontece nas unidades do Sesc e em espaços públicos de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, como praças e ruas de comércio.

O “Natal é a Gente que Faz”, programação natalina do Sesc, Senac e Fecomércio RJ, está repleto de atrações na Região Serrana do Rio. A agenda, que começa na sexta-feira (6/12), envolve atividades em diversas linguagens artísticas, como música, teatro, dança, circo, artes visuais, audiovisual e literatura. A programação oficial se estende até o dia 21 de dezembro nas unidades do Sesc e em espaços públicos, como praças e ruas de comércio. Nesta edição, a programação e a identidade visual foram construídas sob inspiração do poema “Eu sei, mas não devia”, da escritora Marina Colasanti, que participa da programação nas três cidades.

Embora a programação já se inicie nesta primeira semana do mês, o ponto alto será no dia 13 de dezembro, com a abertura oficial no Sesc Quitandinha. Será com o concerto da Orquestra Maré do Amanhã, composta por jovens músicos da comunidade da Maré, no Rio de Janeiro. Na mesma data, o Palácio será todo iluminado com mapping com motivos natalinos. A tradicional árvore natalina montada em frente ao Lago será iluminada neste domingo (8/12). A escritora Marina Colasanti também marca presença na abertura oficial do evento.

Além do mapping e da arvore natalina, um dos destaques em artes visuais do Sesc Quitandinha, em Petrópolis, será a exposição “Diálogos Miguel Rio Branco e Isidora Gajic – Habaneras”. A mostra, que abre nesta sexta-feira (6/12), conta com obras inéditas no Brasil do espanhol naturalizado brasileiro Miguel Rio Branco e da sérvia Isidora Gaji, ambos moradores de Petrópolis e aclamados internacionalmente. Eles apresentarão 147 fotos, uma instalação e um vídeo, obras essas que foram criadas individualmente ou em parceria e que retratam concepções poéticas e filosóficas que tiveram em Cuba nos anos de 1994 e 2016. Além da Orquestra do Amanhã, os destaques musicais do Sesc Quitandinha são Hermeto Paschoal (que apresentará uma canção composta durante o Rio Sesc Jazz, no Quitandinha, em 2018), O Relicário de Cássia Eller (14/12), Manaká PassarinheiroCanarinhos de Petrópolis (15/12) e Flávio Venturini (20/12).

Entre as atrações literárias está uma intervenção poética voltada para bebês (14/12), sarau e contação de histórias. Também haverá encontro entre escritores petropolitanos e um bate papo com o empresário Luiz Boralli Garcia (11/12), administrador do Palácio Quitandinha entre 1963 a 1989, que falará com o público sobre suas lembranças registrada no livro “A História do Quitandinha, da Construção aos Dias Atuais”. Em artes cênicas, o público poderá conferir os espetáculos “Dias e noites… são assim” (5/12), “Pela civilização” (6/12), “O tratado da Sr. Clap” (15/12), o cortejo cênico “Lugares” (13/12), Mágica Close UP (14/12) e “Ouvi dizer que a vida é boa” (19/12), no Teatro do Sesc Quitandinha ou em espaços públicos da cidade.

Ainda em Petrópolis, o Sesc Nogueira recebe os grupos Quintal do Céu (7/12) e Forrofiando (13/12) e o cantor e compositor Kadu Magalhães, que, ao lado do amigo Rogério Miranda, apresenta músicas do EP “Retorno”, no dia 14. Apresentações de artes cênicas também integram a programação, como os espetáculos “Natal de Repente” (13/12), com as cias Cerne e de Arte Popular, “A Rosa que gira a roda” (14/12), da Cia. Teatro Povo do Cafundó, e “O Incrível encontro de Cucaracha e Theobalda” (15/12), com Florencia Santángelo e Raquel Theo”. O grupo Imáginário Pau-Brasil apresenta o espetáculo literário Natal em Cordel, no dia 14. O Auto de Natal em Família será apresentado no dia 22. Além da sua unidade na Estrada do Calembe, o Sesc Nogueira levará programação também para espaços como os shoppings Vilarejo, Estação e Arcádia, em Itaipava.

Em Nova Friburgo, o destaque é o show do cantor e compositor Ivan Lins, que o Sesc leva ao Teatro Municipal Laércio Ventura, no dia 13. O espaço receberá também outras atrações. No dia 14, o público pode conferir “Focus Dança Bach”, espetáculo da Focus Cia de Dança, e no dia 15, o musical Raulzito – Raul Seixas para crianças, que estreou recentemente no Rio. No Sesc, o sambista Martinho da Vila participa, no dia 13, de um bate-papo sobre o seu livro “Crônicas de um ano atípico”. No dia 14, a programação traz “A moça tecelã”, um show poético com Elvira Helena. No dia seguinte, na quadra, quem se apresenta é a Euterpe Friburguense. No Teatro, a atração é a escritora Marina Colasanti, que participa de um encontro literário. De 13 a 14, também no Sesc, o público poderá participar de oficinas de Tagtool com performance especial Suaveciclo, um triciclo conduzido pela VJ Suave que projeta animações em mobiliário urbano. Na oficina, o participante aprende uma variedade de técnicas de desenhos, pinturas e animação utilizando o aplicativo Tagtool.

As Praças Demerval Barbosa Moreira e Getúlio Vargas são alguns dos espaços públicos onde haverá apresentações artísticas, como o Cortejo Brincante da Cia Arteiras. O espetáculo itinerante vai de um ponto a outro embalando o público com instrumentos musicais e figuras de autos populares brasileiros, como Pastoril, Reisado, Boi, Folia de Reis, burrinha, palhaços e pernas de pau. Já as escadarias do antigo Fórum recebem a intervenção de dança “Degraus”, no dia 13.

Em Teresópolis, a programação será aberta com o cantor e compositor Lô Borges, que faz show na quadra do Sesc dia 13. No mesmo dia e até 15/12, a frente da Igreja Santa Teresa receberá projeção de mapping natalino, criado pelo artista Rico Vilarouca, sempre às 20h. Assim como em Friburgo, a programação no Sesc do município também contará com encontros literários com Martinho da Vila (12/12) e Marina Colasanti (14/12), com o show poético “A moça tecelã, de Elvira Helena, além da oficina de animação em Tagtool e posterior performance Suaveciclo, da VJ Suave (de 17 a 19/12). A programação de música no Sesc tem ainda apresentação do duo Cordas em Si (14/12), com os músicos Fernanda Rosa, que tem baixa visão, e Mateus Costa, que é cego. No concerto, a dupla apresenta o concerto “LivreMente”, um espetáculo sensorial que acontece totalmente no escuro. O público vidente entra no espaço vendado é conduzido por monitores.  A Orquestra Maré do Amanhã se apresenta no dia 15, e grupo “As moças”, dia 19.

Outros espaços públicos da cidade também receberão a programação natalina do Sesc. Na Calçada da Fama, acontece a intervenção urbana “Se Alguém, de repente, me oferecer flores”, no dia 13. No mesmo dia, na Feirinha do Alto tem espetáculo literário “Histórias de Natal”, com o grupo Fanfarra. No dia seguinte, a Feira recebe uma intervenção poética natalina com a Cia Ih, Contei!, depois de passar pela Praça Olímpica.

À programação do “Natal é a Gente que Faz”, em todas as cidades, também foram incorporadas apresentações de alunos do Sesc em cursos de diferentes linguagens artísticas, como teatro e dança.

Confira a programação completa no site www.natalsesc.com.br

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais
Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Rio Artes: O Sesc RJ te leva para a tradicional feira de economia criativa

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais volta à Praça XV, no Rio, com show de Teresa Cristina

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Veja mais