Arte da Palavra 2020 - Ailton Krenak e Itamar Vieira

Neto de Patativa do Assaré apresenta performance literária

Em sarau que será transmitido pelas redes sociais, Daniel Gonçalves da Silva, o Poeta Daniel, contará a história do seu avô, Patativa do Assaré, um dos maiores representantes da cultura popular nordestina. 

O poeta Daniel Gonçalves da Silva, neto de Patativa do Assaré (1909-2002), apresenta nesta terça-feira (22/9), uma live com a performance literária O patativa que eu conheci. A atividade, que integra a programação do projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, será exibida no pelo YouTube e Facebook do Sesc RJ, com retransmissão nas redes sociais do projeto e também do Salão Carioca do Livro (LER) às 19h.

Poeta Daniel, como é conhecido, contará a história de vida do seu avô, o poeta e repentista nascido na cidade de Assaré (CE) considerado um dos maiores representantes da cultura popular nordestina. Na apresentação, o artista levará os espectadores a uma viagem cultural que parte do nascimento de Patativa e vai até os seus últimos dias de vida, dando destaque a três personalidades: O Patativa Família, o Agricultor e o poeta genial.

O público poderá aprender mais sobre poesia e literatura de cordel, além da trajetória desse poeta popular em um sarau com o “sangue patativano”. Ao recitar poemas do seu avô, como Triste Partida e A morte de nana, Poeta Daniel, também nascido em Assaré, pretende “transportar” o público ao ambiente do Sertão, cujas características se fazem muito presente na obra do homenageado.

Arte da Palavra

O projeto nacional Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, que nesta edição acontece em ambiente virtual, consiste num circuito que percorre todas as regiões do país com o objetivo de estimular a leitura por meio de bate-papo entre autores, apresentações artísticas relacionadas às letras e oficinas de criação literária. O Sesc RJ abriu a programação nacional no dia 1 de setembro com um bate-papo entre os escritores Ailton Krenak e Itamar Vieira. A agenda segue até 10 de novembro com atividades on-line sempre às terças-feiras, às 19h. Além das manifestações literárias orais (Circuito de Oralidades) como a do Poeta Daniel, a programação do Sesc RJ conta também com conversas entre escritores (Circuito de Autores).

Serviço:

Projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras
Performance literária O Patativa que eu conheci, com Daniel Gonçalves da Silva, o Poeta Daniel
Dia 22/9/2020 – 19h
Transmissão: YouTube e Facebook do Sesc RJ
Retransmissão pelo Facebook do projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras e pelo YouTube do Salão Carioca do Livro (LER)

Fique por dentro das iniciativas culturais do Sesc RJ clicando aqui!

Outras Notícias

Ver todas as notícias
dengue

Faça parte da luta contra à dengue

Veja mais

CREI Sesc Senac: Sesc RJ e Senac RJ inauguram, em abril, um Centro de Referência em Educação Inclusiva para a formação de educadores na Tijuca

Veja mais
Bistrô Sesc Flamengo

Bistrô Sesc Flamengo apresenta pratos especiais para a Páscoa

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo vence o Barueri e abre 1 a 0 nas quartas de final da Superliga

Veja mais