Noel Rosa - 100 anos
Crédito: Noel Rosa - 100 anos

Noel Rosa, 110 anos. Confira a obra do genial compositor carioca

Por Anderson Lins

Para comemorar os 110 anos de nascimento do genial compositor carioca Noel Rosa (1910-1937), o Poeta da Vila, nada melhor que ouvir a sua música e entender por que Noel é um dos mais importantes artistas brasileiros. Nos três destaques a seguir, vocês podem conhecer o seu amplo universo poético, as crônicas em forma de canção e sua contribuição na consagração do samba.

Programa “Olhar Brasileiro”, da Rádio USP, apresenta série especial sobre Noel Rosa

O programa Olhar Brasileiro, transmitido pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 h, produziu uma série de quatro episódios sobre a vida e a obra do sambista carioca Noel Rosa, um dos maiores gênios da história da música popular brasileira. A série busca mostrar a “polivalência em vários aspectos” do compositor, que viveu apenas 26 anos, mas deixou como legado cerca de 250 composições, a maioria delas “de uma originalidade sem precedentes”, como afirma, na abertura do primeiro episódio, o produtor, apresentador e pesquisador musical Omar Jubran. Jubran destaca que Noel Rosa fez composições em vários gêneros, desde a toada, o samba e o samba-canção até a rumba. “Ele utilizou a linguagem e a gíria como poucos modernistas fizeram”, explicou o pesquisador. “Em suas músicas, ele colocou humor, nonsense, absurdo e crítica social e foi repórter cronista digno dos mais hábeis jornalistas contemporâneos.” Clique aqui para ouvir Olhar Brasileiro.

Insituto Memória Musical Brasileira (IMMuB) – Noel Pela Primeira Vez – 229 Gravações De Noel Rosa Em Suas Versões Originais

Recentemente, em meados dos anos 2000, a Funarte e a Editora Velas lançaram o box com sete Cds – Noel Pela Primeira Vez – 229 Gravações De Noel Rosa Em Suas Versões Originais.  Este trabalho é do pesquisador Omar Jubran e resultou em um conjunto de que correspondem às primeiras gravações originais da obra de Noel Rosa.  Aproveite e navegue no site do IMMuB.

Além da coleção de Noel Rosa, há um acervo mapeado e catalogado de mais de 82 mil discos produzidos no país, o que equivale a aproximadamente 580 mil fonogramas, reunindo mais de 91 mil compositores e intérpretes. Fruto de 25 anos de pesquisa, a catalogação abrange toda a história da música brasileira, desde a primeira gravação em 1902 até os lançamentos mais recentes. O acervo segue em constante expansão, recebendo centenas de discos, capas e músicas mensalmente. O Instituto é uma organização sem fins lucrativos sediada em Niterói – RJ que é voltada para a pesquisa, preservação e promoção da Música Popular Brasileira. Sua missão consiste em documentar, catalogar e divulgar o acervo musical brasileiro, passado e presente, através da manutenção e atualização de um banco de dados virtual. O resultado é um dos maiores arquivos online de informações, sons e imagens da discografia brasileira, disponível na internet para consultas gratuitas. Clique aqui e confira Noel Rosa pela primeira vez.

100 anos de Noel Rosa de Mauro Senise e Gilson Peranzzetta

Para completar essa aula sobre o compositor carioca, assista ao concerto 100 anos de Noel Rosa, de Mauro Senise e Gilson Peranzzetta, gravado no Teatro Sesc Ginástico (RJ) em outubro de 2010. Nele, podemos ouvir a obra de Noel Rosa em linguagem de jazz e, com a participação do Quarteto Bessler, sua música tocada camerísticamente. A peça conta com a bela participação de Alaíde Costa. O Programa do Concerto apresenta as seguintes peças: Fita Amarela, Gago Apaixonado, Feitiço da Vila, Onde está a honestidade?, Com que Roupa, Estrela da Manhã, Cor de Cinza, Último Desejo, Quando o Samba Acabou e Conversa de Botequim.

Acesse o link para a audição da íntegra do concerto: “100 Anos Noel Rosa.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
dengue

Faça parte da luta contra à dengue

Veja mais

CREI Sesc Senac: Sesc RJ e Senac RJ inauguram, em abril, um Centro de Referência em Educação Inclusiva para a formação de educadores na Tijuca

Veja mais
Bistrô Sesc Flamengo

Bistrô Sesc Flamengo apresenta pratos especiais para a Páscoa

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo vence o Barueri e abre 1 a 0 nas quartas de final da Superliga

Veja mais