O feminino na música

O Feminino na Música. Elas cantam, sim!

Por Géssica Lomba

Não é de hoje que a presença de mulheres na cena musical é extremamente importante na luta pela equidade de gêneros em todos os âmbitos.

O mercado musical pode ser lido inúmeras vezes  como  um reflexo da nossa sociedade, que privilegia as produções masculinas. Fica bem fácil exemplificar quando nos dispomos a notar a quantidade de mulheres que integram bandas em relação aos homens. Em 2017, a revista Rolling Stone Brasil publicou uma matéria que listava os 100 maiores artistas da música brasileira, apenas 16 são mulheres.

Cresci ouvindo Elza Soares, Cássia Eller, Dona Ivone Lara. Nomes referenciais na música popular brasileira, pelas quais tenho muita admiração. Mas para que chegassem onde estão, passaram por muitos obstáculos para conquistar o seu devido reconhecimento e ter seu espaço garantido na lembrança do público brasileiro.

Mulheres que assumem o protagonismo são as criadoras de seus discursos artísticos que tratam do empoderamento, rompem estereótipos, criam e conscientizam. A luta está em todos os gêneros do Funk ao Rock, do Frevo ao Maracatu, do Samba ao Pop.

Mas o feminino na música bebe dessas referências e muito!

Para dar ainda mais voz à  ELAS, apresentamos ao público uma playlist somente de vozes femininas; são diversos os gêneros que destilam talento e emanam muito a força da mulher na arte. Listamos aqui algumas artistas referências e principalmente novos talentos, que surgiram na cena musical brasileira.

Venha conhecer, ouvir, cantar e divulgar essas artistas fantásticas! Aumenta o som, clica e vem com Simone Leal, Daíra, Elvira Helena, Alice Passos, Letrux, Rita Bennedito, Elizeth Cardoso, Cátia de França, Ivone Lara, Roberta Sá, Aline Paes, Zélia Ducan, Clara Anastácia, Xênia França, entre outras artistas maravilhosas.

Então, quer conhecer ainda mais sobre fases, perfis e nomes de mulheres na música? Tem um material bacana na Rádio Batuta. Você também pode dar uma olhada no material da SÊLA, uma aliança trans-feminista que luta pela voz da mulher no palco e nos bastidores. Confira as 100 maiores artistas da música brasileira.

No nosso canal no Spotify,  na playlist O Feminino na Música todas as artistas estiveram recentemente na programação das nossas Unidades. Com as canções de Elizeth Cardoso homenageamos o seu centenário: Viva Elizeth!

Lugar de mulher é no palco,  nos bastidores, na produção, em casa, na rua. Lugar de mulher é na música – é tocando alto nas playlist do mundo e onde mais quisermos.

Leia também: Confira outros textos sobre música no Sesc RJ.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Cultura

Cultura: Espetáculos teatrais que se apresentaram no Sesc RJ levam os prêmios Shell e CBTIJ 2023

Veja mais
5ª Argumenta

5ª Argumenta: Sesc RJ oferece oficinas virtuais gratuitas de roteiro e cinema

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo inicia os playoffs da Superliga contra o Barueri

Veja mais
sesc teresópolis 3

Unidades Sesc de Petrópolis e Teresópolis recebem doações para vítimas das chuvas

Veja mais