Artista performa em espetáculo do Palco Giratório, Sesc RJ.

Palco Giratório destaca teatro da Baixada Fluminense

Sesc RJ promove o Palco Giratório com destaque para as artes cênicas da Baixada Fluminense, mesclando espetáculos locais e nacionais.

Entre os dias 28 de setembro e 24 de outubro, o Sesc RJ realizará a 26ª edição do Palco Giratório, um dos principais projetos de circulação e difusão das artes cênicas no Brasil. Nesta edição, o evento dá destaque especial à Baixada Fluminense, promovendo a integração entre grupos teatrais proeminentes da região e outras companhias consolidadas no cenário artístico nacional. As atividades acontecerão nas unidades Sesc da Tijuca, de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti e CCSQ.

Com uma programação diversa, o projeto chega às unidades do Sesc Tijuca, Sesc Nova Iguaçu, Sesc Duque de Caxias, Sesc São João de Meriti e Centro Cultural Sesc Quitandinha, e ao longo de quase um mês apresenta espetáculos que representam a riqueza das artes cênicas brasileiras. Um dos grandes destaques dessa edição é a presença do grupo Teatro Baixo, de Nova Iguaçu, que encena a peça “O Voo de Iparum”, que narra a trajetória de um menino negro que se transforma em pássaro, em uma história tocante sobre superação e identidade.

Essa fusão entre grupos locais e produções nacionais reflete-se em espetáculos como “Zaratustra: uma transvaloração dos valores”, dirigido por Amir Haddad, que traz à cena uma profunda reflexão inspirada na obra de Friederich Nietzsche, e “Circo de los Pies”, uma produção cômico-circense oriunda de Santa Catarina que explora temas de acessibilidade e inclusão utilizando elementos do realismo mágico.

Também na programação, “A Fábrica dos Ventos” transporta o público a um reino onde tudo gira em torno das bexigas, apresentando a luta dos trabalhadores para sobreviver em meio a um cenário de controle e opressão, com a esperança de dias melhores. Já o espetáculo “Mar Acá” resgata elementos da mitologia latino-americana, contando a história do Llamichu, um palhaço Ameríndio dos Andes peruanos, e abordando a transformação cultural dos povos indígenas em uma celebração à diversidade e à cultura ancestral.

Outro grande destaque da programação é “Maria Firmina dos Reis, uma voz além do tempo”, que faz uma releitura emocionante da vida da primeira mulher negra a escrever um romance no Brasil, intercalando com as vivências pessoais da atriz Júlia Martins e de outras pessoas negras, refletindo sobre as lutas do passado e do presente contra a escravidão e o racismo.

Além das apresentações, o projeto oferecerá também oficinas, palestras e debates, proporcionando um espaço para reflexão sobre as diversas formas de produção cultural no Brasil. A proposta da plataforma é fortalecer o diálogo entre diferentes expressões e contextos, destacando a diversidade das artes cênicas brasileiras.

SERVIÇO:
PALCO GIRATÓRIO
Data: 28/9 a 24/10
Locais: Sesc Tijuca (Rua Barão de Mesquita, 539 – Tijuca, RJ), Sesc Nova Iguaçu (Rua Dom Adriano Hipólito, 10 – Nova Iguaçu), Sesc Duque de Caxias (Rua General Argolo, 47 – Duque de Caxias), Sesc São João de Meriti (Av. Automóvel Clube, 66 – São João de Meriti) e Centro Cultural Sesc Quitandinha (Av. Joaquim Rolla, 2 – Petrópolis)
Entrada gratuita. Sujeito a lotação.

PROGRAMAÇÃO:

Sesc Duque de Caxias
15 de outubro
| Teatro | apresentação | O voo de Iparum com Teatro Baixo (Nova Iguaçu/RJ) | 15 horas
16 de outubro | Teatro | atividade formativa | intercâmbio entre grupos | 9h30 horas
17 de outubro | Teatro | apresentação | Maria Firmina dos Reis com Núcleo Atmosfera (MA) | 15 horas
18 de outubro | Teatro | apresentação | Mar acá com Grupo Locômbia Teatro de Andanças (RR) | 15 horas
19 de outubro | Teatro | apresentação | Circo de los pies com La Luna Cia de Teatro (SC) | 15 horas

Sesc São João de Meriti
18 de outubro
| Teatro | apresentação | Maria Firmina dos Reis com Núcleo Atmosfera (MA) | 19 horas
19 de outubro | Teatro | atividade reflexiva | Pensamento Giratório: Construção identitária racial – Processo de criação do espetáculo “Maria Firmina dos Reis, uma voz além do tempo” | 16 horas
20 de outubro | Teatro | atividade formativa | Oficina de danças populares maranhense com Núcleo Atmosfera (MA) | 10 horas
20 de outubro | Teatro | apresentação | Fábrica dos Ventos com Trupe Lona Preta (SP) | 16 horas
22 de outubro | Teatro | apresentação | A incrível peleja de Simão e a morte com a Cia de Arte Popular (Duque de Caxias/RJ) | 19 horas
23 de outubro | Teatro | atividade formativa | intercâmbio entre grupos | 14 horas

Sesc Nova Iguaçu
15 de outubro
| Teatro | apresentação | Amarelo e bem devagar – Um Jogo Cênico Documental com a Cia de Segunda (Nova Iguaçu/RJ) | 19 horas
16 de outubro | apresentação | O equilibrista com Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas (DF) | 19 horas
17 de outubro | Teatro | atividade formativa | intercâmbio entre grupos | 17 horas
18 de outubro | Teatro | apresentação | Fábrica dos Ventos Trupe Lona Preta (SP) | 15 horas
19 de outubro | Teatro | apresentação | Mar Acá com Grupo Locômbia Teatro de Andanças (RR) | 19 horas
20 de outubro | Teatro | apresentação | Circo de los pies com La Luna Cia de Teatro (SC) | 16 horas

Sesc Tijuca
20 de outubro
| Teatro 1 | apresentação | Mar acá com Grupo Locômbia Teatro de Andanças (RR) | 16 horas

CCSQ
19 de outubro
| Café Concerto | apresentação | O equilibrista com Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas (DF) | 20 horas
28 de setembro |CCSQ | Café Concerto | apresentação | Zaratustra: uma transvaloração dos valores com Grupo tá na rua (RJ) | 20h
19 de outubro | CCSQ | Café Concerto | apresentação | O equilibrista com Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas (DF) | 20 horas

Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.

Outras Notícias

Ver todas as notícias

Vanessa da Mata encerra Festival Sesc Mulheres Plurais com show gratuito em Barra Mansa

Veja mais
Jovens participando do curso de inglês no Sesc, recebendo materiais durante a aula.

Inglês no Sesc: cursos para adolescentes têm inscrições prorrogadas

Veja mais
27-03-2019-Unidade-Sesc-Niterói--Fotos-Erbs-Jr.---0876

Cultura no Sesc RJ: confira a programação de março!

Veja mais
Vista da exposição Dos Brasis no Quitandinha, com obras e registros sobre a produção negra nacional.

Exposição “Dos Brasis” chega ao último fim de semana no Quitandinha

Veja mais