Peça baseada em obra de Paulo Leminski tem sessão única no Sesc Nova Friburgo no domingo

Espetáculo “Guerra dentro da gente” conta com elementos tecnológicos e do teatro de animação para contar a fantástica história do menino Baita

Uma mistura de teatro de animação com jogos de luz e sombra. Assim é “Guerra dentro da gente”, peça baseado no livro homônimo do poeta curitibano Paulo Leminski (1944-1989) que o Sesc Nova Friburgo recebe neste domingo (26/1), às 16h. O espetáculo infantojuvenil, encenado pela Companhia Histórias pra Boi Dormir, conta a história de Baita, menino pobre, filho de lenhadores, que um dia encontra o velho Kutala, que propõe ensinar-lhe a arte da guerra.

Na adaptação de Renato Luciano, dirigida por Duda Maia, a história vai além da simples contação de história e mistura o fazer artesanal do teatro com a tecnologia do cinema para transportar o público ao mundo do menino Baita e o velho Kutala. No enredo, Baita vive uma série de experiências, desde aprender a cuidar de animais até ser vendido como escravo. Enquanto cresce, Baita vai aprendendo a lutar e até mesmo a trapacear. Acumula poder e prestígio e chega a chefe dos exércitos. Até que ele deixa de ter o prazer da guerra e volta à sua aldeia, ao recomeço.

“A montagem do espetáculo trata de uma fábula sobre a importância de se fazer escolhas e com isso amadurecer. O livro descreve o processo de guerrear sem a conotação da violência, mas ressaltando que é da natureza humana ser guerreiro, querer e conquistar através de gestos de amor e apaziguando a ganância”, resumem as atrizes e idealizadoras do projeto Laura Telles e Viviane Netto.

No palco, os três atores são ora narradores, ora personagens da história de Baita. Representado por um boneco, concebido e confeccionado pela aderecista Clívia Cohen, e manipulado pelo elenco, Baita vai aos poucos se transformando de menino em adulto até envelhecer. O espetáculo mescla aspectos artesanais da encenação a recursos tecnológicos como a projeção de imagens. Criada pelos irmãos Rico, Renato e Rodrigo Vilarouca, a animação videográfica é parte integrante da história, com a qual o elenco interage durante todo o espetáculo.

“Trata-se de mesclar a ideia mais simples de brincar, onde um objeto pode se transformar em várias coisas, com uma encenação mais moderna e tecnológica, que se aproxima da magia do cinema, onde é possível subverter o tempo, o tamanho e o próprio espaço”, define a diretora Duda Maia.

SERVIÇO

“Guerra dentro da gente”
Sesc Nova Friburgo: Av. Pres. Costa e Silva, 231 – Centro
Dia 26/1/2020 às 16h
Ingressos: R$ 10 (público em geral), R$ 5 (meia), Grátis (associados Sesc e jovens até 16 anos)
Classificação indicativa: Livre

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais
Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Rio Artes: O Sesc RJ te leva para a tradicional feira de economia criativa

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais volta à Praça XV, no Rio, com show de Teresa Cristina

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Veja mais