Circuito Sesc Blues e Jazz 2022
Crédito: Circuito Sesc Blues e Jazz 2022

Pela primeira vez, Circuito Sesc de Jazz & Blues promoverá 90 shows no estado do Rio de Janeiro

A ideia do Circuito Sesc de Jazz & Blues surge a partir da parceria de sucesso de dois anos entre o Sesc RJ e o Rio das Ostras Jazz e Blues – maior festival de jazz e blues da América Latina. Circuito inicia em maio na cidade de Búzios, passando por Paraty, Rio das Ostras, Niterói e Barra do Piraí com shows totalmente gratuitos

De maio a julho as cidades de Rio das Ostras, Búzios, Paraty, Niterói e Barra do Piraí servirão de palco para os amantes da boa música com o 1º Circuito Sesc de Jazz & Blues. Sob a chancela do Sesc RJ, serão cerca de 90 shows, totalmente gratuitos, dentro de uma programação artística reunindo nomes como pianista cubano Roberto Fonseca, o trompetista japonês Takuya Kuroda, a baixista dinamarquesa Ida Nielsen, Leo Gandelman, a banda A Cor do Som e muito mais, tendo como objetivos estimular o interesse pela música de alta qualidade, a formação de plateia e criar oportunidades para o público conferir de perto alguns dos maiores nomes do jazz, blues e da música instrumental internacional e nacional e de bandas de novos talentos.

O Circuito Sesc de Jazz & Blues será aberto no dia 13 de maio em Búzios. Serão 10 shows reunindo nomes como saxofonista americano Sax Gordon & Igor Prado and Just Groove, Léo Gandelman, Tony Gordon, Nico Rezende Jazz Quintet, Wagner Tiso, Victor Biglione entre outras atrações.

Entre os dias 10 e 12 de junho será a vez de Paraty, com um cast reunindo o pianista cubano Roberto Fonseca, a cantora americana Deanna Bogart, o cantor americano de R&B e soul music Lorenzo Thompson, a cantora de blues Taryn e muitos outros artistas.

No feriado de 16 a 19 de junho é a vez de Rio das Ostras, que receberá o pianista cubano Roberto Fonseca, o trompetista japonês Takuya Kuroda, a baixista dinamarquesa Ida Nielsen, a cantora Americana Deanna Bogart, o gaitista americano de blues e R&B Hook Herrera, a lendária banda A Cor do Som – ganhadora do Grammy Latino 2021 pelo melhor disco de música instrumental, Blues Etílicos, Blues Beatles, a Banda Mulheres do Blues, Nelson Faria Jazz Quarteto, Márvio Ceribelli Quinteto, Tony Gordon, entre outros músicos.

O circuito chega a Niterói nos dias 24, 25 e 26 de junho reunindo o pianista Roberto Fonseca, o trompetista Takuya Kuroda, a baixista Ida Nielsen, a americana Deanna Bogart, o gaitista americano Hook Herrera, o cantor americano de R&B e soul music Lorenzo Thompson, o guitarrista Jimmy Burns (USA), a banda A Cor do Som, Blues Etílicos, Tony Gordon, Nico Rezende Jazz Quintet, Blues Beatles, As Mulheres do Blues, entre outros.

E fechando o Circuito Sesc de Jazz e Blues, a cidade de Barra do Piraí realiza o evento entre os dias 15 e 17 de julho. Entre as atrações estão Léo Gandelman, Banda do Síndico, Tony Gordon, Taryn & Trio, Blues Beatles, Blues Etílicos, Banda Base além de diversas bandas locais.

“Temos o desejo de levar à população destas cidades e seus turistas o melhor do jazz, do blues, lazer, cultura, além de outras atividades culturais como oficinas, palestras, exposições para as praças, as praias, enfim, lugares públicos, fazendo com que as pessoas destas conheçam ainda mais o trabalho do Sesc RJ. Por meio do Circuito Sesc de Jazz & Blues, queremos incentivar o desenvolvimento econômico, turístico, social e cultural das cidades, possibilitando a injeção de capital durante sua realização. Como exemplo, temos o Festival de Rio das Ostras que, de acordo com pesquisas realizadas pela FGV-RJ e SEBRAE, nas suas últimas seis edições, injetou cerca de R$ 9 milhões em média nos quatro dias de sua realização”, afirma Stenio Mattos, produtor cultural e responsável pela organização do Circuito.

O evento vem confirmar a importância e a relevância do Sesc RJ no fomento da cultura nacional. Com este circuito, a instituição ajuda a fortalecer os municípios participantes, suas comunidades, artistas, gestores e as cadeias produtivas locais além de levar mais entretenimento e diversão para a sua população.

O Circuito Sesc de Jazz & Blues conta com o apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro.

Circuito Sesc de Jazz & Blues: cidades receberão grandes shows gratuitos

Todas as etapas do Circuito terão como finalidade formar público, alavancar o turismo, gerar renda, atrair negócios, ofertar cultura, democratizar o acesso ao bem cultural, por meio de sua total gratuidade, além de estimular a economia das cidades, bem como assumir a responsabilidade social de estender suas ações para além dos palcos, criando projetos culturais e sociais durante o ano. Vale destacar que o festival estará imbuído de difundir e implementar as metas de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável promovidos pela ONU (ODS) já nesta edição de 2022.

CIRCUITO SESC DE JAZZ E BLUES – RIO DAS OSTRAS – 16 a 19 de junho 2022

Palcos e Programação

DIA 16 – Quinta-feira

Palco Iriry
14h – Show Ari Borger Órgão Trio
Palco Boca da Barra – Jazz
Show das 17h às 18h15 – Takuya Kuroda Jazz Quartet (USA)
Palco de Costazul – Shows no palco Principal a partir das 20h30
Abertura às 20h com shows no Espaço Arthur Maia (Casa do Jazz)

Palco Principal, shows a partir das 20h30
– Orquestra de Sopros de Rio das Ostras
– Nelson Faria Quarteto – participação especial de Chico Chagas
– Hook Herrera Blues Band (USA)
– Mulheres do Blues

DIA 17 – Sexta-feira

Palco Novos Talentos – Bandas de Rio das Ostras e Robson Farah
– Show às 11h15 às 12h15 – Atrações a confirmar

Palco Iriry – Blues
– Show às 14h às 15h15 – Blues Beatles

Palco Boca Da Barra – Jazz
– Show às 17h às 18h15 – Ida Nielsen (Dinamarca)

Palco Costazul
Abertura às 20h com shows no Espaço Arthur Maia (Casa do Jazz)

Shows no palco Principal a partir das 20h30
– Márvio Ciribelli Jazz Quarteto
– Takuya Kuroda Jazz Quartet (USA)
– Deanna Bogart & Big Joe Manfra Blues Band (USA)
– Blues Etílicos

DIA 18 – Sábado

Palco Novos Talentos
– Show às 11h15 às 12h15 -– Micha Devellard

Palco Iriry
– Show às 14h às 15h15 – Deanna Bogart & Big Joe Manfra Blues Band (USA)

Palco Boca Da Barra – Jazz
– Show às 17h às 18h15 – Hook Herrera Blues Band (USA)

Palco Costazul
– Abertura às 20h com shows no Espaço Arthur Maia (Casa do Jazz)

Shows no palco Principal a partir das 20h30
– Tony Gordon
– Roberto Fonseca (Cuba)
– Ida Nielsen (Dinamarca)
– A Cor Do Som

DIA 19 – DOMINGO

Palco Novos Talentos
– Show às 11h15 às 12h15 – Banda Ska Jazz Favela (Rio de Janeiro)

Palco Iriry
– Show às 13h15h às 14h30 – (atração a confirmar)
– Show às 15h30min às 17h – A Cor Do Som

CIRCUITO SESC DE JAZZ & BLUES – BÚZIOS – 13 a 15 maio 2022
O mix entre o jazz e o blues, a união da nova com a antiga geração será essência da etapa Búzios, que reunirá grandes talentos nacionais e internacionais. Serão 10 shows, distribuídos em dois palcos, resgatando o papel da cidade como um dos principais polos culturais e turístico do estado do Rio de Janeiro e fortalecendo o balneário como referência para o turismo nacional e internacional.
Público estimado de 15 mil pessoas nos 3 dias

Cast do Festival
O saxofonista americano Sax Gordon & Igor Prado and Just Groove, Léo Gandelman, Tony Gordon, Nico Rezende Jazz Quintet, Taryn & Trio, Blues Beatles, As Mulheres do Blues, Victor Biglione e Wagner Tiso, entre outros.

Palcos e Programação

Palco Praia dos Ossos – Palco jazz e Instrumental
Dia 14
16h Luca Giordano & Pichu Mojano Band (artista residente em Búzios)
17h – As Mulheres do blues

Dia 15
16h –Juancho Huenulef Quartet (pianista de jazz argentino residente em Búzios)
17h – Taryn & Trio

Palco Praça Santos Dumont – Palco principal
Dias 13, 14 e 15 maio – a partir das 20h30

Dia 13
20h30 – Léo Gandelman
22h – Tony Gordon
23h30 – Blues Etílicos

Dia 14
20h30 – Nico Rezende Jazz Quintet
22h – Sax Gordon & Igor Prado and Just Groove
23h30 – Blues Beatles

Dia 15
20h – Angelo Nani & Eletric Blues Sound (artista norte Fluminense)
20h30 – Victor Biglione & Wagner Tiso – Tributo a Milton Nascimento

CIRCUITO SESC DE JAZZ & BLUES – PARATY – 10 a 12 junho 2022
A concepção do festival acontecerá sobre o esplendor da natureza local, suas igrejas, as famosas ruas de pedras e suas construções do século passado. Serão 16 shows, distribuídos em quatro palcos pela cidade, com programação e horários bem definidos para que o público possa desfrutar e curtir todos os shows programados para cada palco, sem perder uma atração do festival.

Cast do Festival
O pianista cubano Roberto Fonseca, a cantora Americana Deanna Bogart, o cantor americano de R&B e soul music Lorenzo Thompson, o guitarrista Jimmy Burns (USA), A Cor do Som, o trio Azymuth, a Banda do Síndico, a banda de Blues As Mulheres do Blues, Tony Gordon, Nico Rezende Jazz Quintet, Márvio Ciribelli Quarteto Blues, Beatles e a cantora de blues Taryn.

Palcos e Programação (4 palcos)
Palco Giratório: dias 11 e 12 de junho a partir das 11h

Sábado – Ari Borger Órgão Trio
Domingo – Taryn & Trio

Palco Matriz: Dias 10, 11 e 12 a partir das 20h30
Sexta-feira – Márvio Ciribelli + Tony Gordon + A Cor Do Som
Sábado – Roberto Fonseca + Deanna Bogart & Big Joe Manfra Blues Band + Banda Do Síndico
Domingo – Mulheres do Blues + Lorenzo Thompson

Palco Santa Rita: Dias 11 e 12, shows das 14h às 15h30
Sábado – Blues Beatles
Domingo – Deanna Bogart

Palco Sesc (na unidade Sesc): Dias 11 e 12 às 16h e 17h30
Sábado – Banda Local + Nico Rezende
Domingo – Banda Local + Jimmy Burns

CIRCUITO SESC DE JAZZ & BLUES – NITERÓI – 24 a 26 junho 2022
O Circuito Sesc de Jazz & Blues – Niterói acontecerá a céu aberto nos dias 24, 25 e 26 de junho. Com um palco principal à beira mar na Praça do Rádio Amador (São Francisco), além de palcos secundários no Campo de São Bento (Icaraí), Horto do Fonseca (Fonseca) e Horto do Barreto (Barreto), nos seguintes dias e horários: 24 de junho das 19h às 23h, no dia 25 das 17h à 01h e no dia 26 das 17h às 24h.

Serão cerca de 20 shows em três dias de evento, além de oficina musical para os jovens da Orquestra de Cordas da Grota. O festival vai colaborar para aumentar a visibilidade nacional da cidade, visando torná-la como um dos principais polos culturais e turístico do estado do Rio de Janeiro.

Cast do Festival
O pianista cubano Roberto Fonseca, o trompetista japonês Takuya Kuroda, a baixista dinamarquesa Ida Nielsen, a cantora Americana Deanna Bogart, o gaitista americano Hook Herrera, o cantor americano de R&B e soul music Lorenzo Thompson, o guitarrista Jimmy Burns (USA), vencedora do Grammy Latino 2021de melhor disco de música instrumental – a lendária A Cor do Som, Blues Etílicos, Tony Gordon, Nico Rezende Jazz Quintet, Blues Beatles, As Mulheres do Blues, entre outros.

CIRCUITO SESC DE JAZZ & BLUES – BARRA DO PIRAÍ – 15 A 17 DE JULHO
New Orleans, um dos berços do Jazz, e as águas do Mississipi, berço do blues, irão desaguar em Barra do Piraí trazendo grandes talentos nacionais e internacionais, em apresentações imperdíveis numa das localidades mais charmosas do Vale do Café. Serão três dias para respirar e sentir intensamente o jazz, o blues e a música Instrumental.
O Circuito Sesc de Jazz & Blues – Barra do Piraí reunirá alguns dos melhores nomes do jazz e blues: Léo Gandelman, Banda do Síndico, Tony Gordon, Taryn & Trio, Blues Beatles, Blues Etílicos, Banda Base e bandas locais.

A concepção do festival se dará sobre o esplendor da natureza local, no belo distrito de Ipiabas, com programação em horários definidos e com uma estrutura de palco, restaurantes ao ar livre. Os shows de sexta à sábado acontecerão a partir das 20h e no domingo a partir das 13h.

PALCO E PROGRAMAÇÃO: a partir das 20h
Todos os shows serão realizados em palco montado ao lado da centenária e histórica Estação de Ipiabas, estação de trem recém reformada

Dia 15 / 07 – sexta-feira
21h às 22h – Léo Gandelman
22h20 às 23h20 – Banda Base
23h40 às 24h50 – Banda do Síndico

Dia 16 / 07 – sábado
20h às 20h40 – Banda Local – Instrumental
21h às 22h – Blues Etílicos
22h20 às 23h20 – Tony Gordon
23h40 às 24h50 – Blues Beatles

Dia 17 / 07 – domingo – a partir das 13h
13h – Banda Local – Instrumental
14h – Taryn & Trio

Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ. #SescRJ

Outras Notícias

Ver todas as notícias
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo vence o Barueri e abre 1 a 0 nas quartas de final da Superliga

Veja mais
Cultura

Cultura: Espetáculos teatrais que se apresentaram no Sesc RJ levam os prêmios Shell e CBTIJ 2023

Veja mais
5ª Argumenta

5ª Argumenta: Sesc RJ oferece oficinas virtuais gratuitas de roteiro e cinema

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo inicia os playoffs da Superliga contra o Barueri

Veja mais