
Sesc Cocotá completa 1 ano com programação especial no feriadão
Sesc Cocotá – Biblioteca Euclides da Cunha celebra trajetória de fomento à leitura com oficinas, roda de conversa, sessão de histórias e cinema gratuito.
No dia 30 de abril, o Sesc Cocotá – Biblioteca Euclides da Cunha celebra seu primeiro ano de existência. Inaugurada a partir de uma parceria entre o Sistema Fecomércio RJ, por meio do Sesc, e a Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Cultura, no âmbito do programa Bibliotecas do Amanhã, a unidade é fruto de um esforço coletivo. Muitas mãos se uniram para limpar, catalogar, selecionar acervos, recuperar estruturas, planejar programações e, acima de tudo, realizar o sonho de oferecer à população uma biblioteca pública moderna, acolhedora e voltada para a promoção da leitura e da convivência.
Nesta comemoração de um ano deste espaço de grande fomento à leitura e à convivência, a biblioteca apresenta uma programação em diversas linguagens, inspirada na ideia de que é possível não apenas sonhar, mas também realizar. Serão atividades que transitam entre a criação de livros de memórias, a contação de histórias de vida e sonhos, o grafite como expressão artística e uma exibição de cinema sobre superação e amizade, fortalecendo o vínculo da comunidade com o espaço cultural.
Entre os destaques da programação estão a oficina de scrapbook “Sonhos Revelados”, a sessão de histórias “Caderno dos Sonhos”, com o contador Cadu Cinelli, e a exibição do filme “Nosso Sonho”, cinebiografia da dupla Claudinho e Buchecha. No feriado do dia 1º de maio, haverá ainda uma oficina de grafite com a artista Edaz e uma roda de conversa com o Coletivo Soul Pixta, promovendo uma imersão na cultura Hip Hop da Ilha do Governador. Toda a programação é gratuita.
PROGRAMAÇÃO:
29/04, Oficina de Scrapbook – Sonhos revelados
10h às 12h e 14h às 16h | Terça-feira | 14 anos | Grátis (Vagas limitadas)
Oficina de Scrapbook, uma arte que combina técnicas de recorte e colagem para preservar as memórias mais preciosas. Essa prática é uma releitura criativa e sofisticada do tradicional álbum de fotos e, nessa data, abordaremos o tema de sonhos realizados e imaginados. Uma oportunidade de eternizar não apenas momentos vividos, mas também histórias e emoções que nos acompanham por meio da leitura.
30/04, às 16h – Caderno dos Sonhos, com Cadu Cinelli
Caderno de Sonhos é uma sessão de histórias feita por Cadu Cinelli, que se debruça sobre as narrativas oníricas e histórias de vida para serem contadas ao longo do encontro com o público. Além de narrar, Cinelli também abre espaços durante a sessão para que os espectadores também possam trazer à tona seus sonhos e algumas de suas narrativas sobre as pessoas de relevância em suas vidas. Somos pessoas porque contamos histórias. E esta sessão celebra este feito.
30/04, às 17h – Nosso Sonho
Direção de Eduardo Albergaria, Brasil, 2023, Ficção, 120min, 12 anos
“Nosso Sonho” é uma cinebiografia de “Claudinho e Buchecha”, dupla de maior sucesso do funk melody nacional de todos os tempos e ícone máximo do gênero na música brasileira. A história de uma amizade que se transforma em força de superação e conquista. Um filme que mostra como o ritmo e a poesia da periferia conquistaram o Brasil. Uma história real repleta de fantasia. Um musical, emocionante e divertido, feito de drama e tragédias, mas também de humor, surpresas e redenção.
01/05, quinta-feira
10h às 13h – Oficina de Grafitti com Edaz
15h às 17h – Roda de conversa com o Coletivo Soul Pixta – Uma imersão na cultura Hip Hop da Ilha do Governador
Na oficina a artista Edaz fará breve introdução ao grafitti passando por desenho, caligrafia, tags, bomber, incluindo práticas de criação das letras no universo da arte urbana. Edaz é grafiteira desde 2008 com atuação interestadual, empreendedora, oficineira, modelista e moradora da Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro.
Na roda de conversa, o Coletivo Soul Pixta, grupo de referência na cena cultural da Ilha do Governador reunirá seus integrantes para compartilhar suas vivências e desafios na construção da cena de Hip Hop na Ilha do Governador. Durante o bate-papo, serão discutidos temas como a importância da cultura Hip Hop para a comunidade local, as transformações sociais promovidas pela arte e a atuação do coletivo na Zona Norte do Rio de Janeiro. Além disso, o coletivo falará sobre o processo de criação e os projetos que têm impactado diretamente a juventude da Ilha.
O coletivo Soul Pixta foi criado em 2013, na pista de skate do aterro do Cocotá, na Ilha do Governador, e contribui para o desenvolvimento social, econômico e cultural da região por meio de projetos que promovem a valorização de talentos locais destinados à cultura preta de rua, assim como ações beneficentes direcionadas à população em vulnerabilidade social.
Toda programação é gratuita.
SERVIÇO:
Sesc Cocotá – Biblioteca Euclides da Cunha
Endereço: Praia de Cocotá, 82, Ilha do Governador, Rio de Janeiro/RJ.
Horário de Funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h às 20h; sábados e feriados, das 9h às 18h.
Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTube, Instagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.