Arte da Palavra Sesc RJ

Sesc Niteroi e Sesc Tijuca recebem Luciana Brandão Carreira e Katherine Funke no Circuito de Autores do Arte da Palavra

Argentina Anabella Lopez, a partir do dia 24 de setembro, ministrará Workshop de Ilustração gratuito no Sesc Tijuca

O projeto Arte da Palavra traz ao público a oportunidade de conhecer autores renomados do meio literário brasileiro e ouvir suas experiências com o ofício de escritor. No mês de setembro, Luciana Brandão Carreira e Katherine Funke participam do Circuito de Autores no dia 05 de setembro, no Sesc Niterói, e no dia 6 de setembro, no Sesc Tijuca.

Katherine Funke é mestre e doutoranda em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina, com pesquisa em torno de ficção e biografia. Publica zines e livros pela Micronotas, editora que fundou em 2017. É autora de seis livros, entre contos, poesia e romance. Personalidade Literária 2017 da Academia Catarinense de Letras e Artes.

Já Luciana Brandão nasceu em Belém do Pará, no norte do Brasil, onde reside. É escritora, psicanalista e psiquiatra. Doutora em Psicanálise pela UERJ / Université Paris XIII, França, com pós-doutorado em Estudos Literários pelo Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT) da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. É autora dos livros Entre (Verve, 2014), Os tempos da escrita na obra de Clarice Lispector – no litoral entre a literatura e a psicanálise (Cia de Freud, 2014), A letra da Água (Paka-tatu, 2017), Quinze vezes o cravo – A tradução como Ato (Lumme, 2018) e Porta-voz, livro premiado na categoria Poesia pelo edital Prêmios literários 2018 da Fundação Cultural do Pará.

O encontro é um verdadeiro bate-papo entre dois escritores com trajetórias distintas, mas que partilham o amor em comum pela literatura, partilhando com o público suas trajetórias, experiências e seus processos criativos.

Workshop de Ilustração. Dentro do projeto Arte da Palavra, o público poderá participar do Workshop de Ilustração, no Sesc Tijuca, a partir do dia 24 de setembro. Nesta oficina, a argentina Anabella Lopez trabalha a criação de imagens focada no conceito teórico e prático de contraste, estudando principalmente o contraste na morfologia e sua influência na construção de signos visuais.

Após uma breve reflexão sobre o valor da imagem no nosso tempo e a importância da ilustração dentro dos livros infantis, é possível fazer exercícios práticos utilizando diversos tipos de materiais e experimentando com as técnicas mistas.

Serão estudados os diferentes tipos de contrastes seguindo a “Teoria da Forma” da Gestalt, métodos de construção espacial na bidimensão, indicadores de profundidade espacial, construção de signos visuais e potência da síntese nas imagens.

 

SERVIÇO 
ARTE DA PALAVRA
Circuito de Autores
Sesc Niterói Luciana Brandão Carreira (PA) Katherine Funke (SC)         5/set

Sesc Tijuca   Luciana Brandão Carreira (PA) / Katherine Funke (SC)       6/set

 

Workshop de Ilustração

Sesc Tijuca   Anabella Lopez (PE)                                                    24/set a 28/set

Notícias relacionadas

Ver todas as notícias
Café da Tarde Virtual - TSI - Idosos Sesc Copacabana

Sesc Copacabana organiza Café Virtual com idosos durante a quarentena

Veja mais
dicas de filmes brasileiros - cinema em casa

Cinema em casa: dicas imperdíveis de filmes nacionais disponíveis online

Veja mais
AtiviSesc

Projeto do Sesc RJ disponibiliza videoaulas gratuitas em seu canal do youtube

Veja mais
Sesc EntreDança 2019

Canal do Sesc RJ no Youtube exibe série de entrevistas com coreógrafos do Entredança

Veja mais