Arte da Palavra Sesc RJ

Sesc Niteroi e Sesc Tijuca recebem Luciana Brandão Carreira e Katherine Funke no Circuito de Autores do Arte da Palavra

Argentina Anabella Lopez, a partir do dia 24 de setembro, ministrará Workshop de Ilustração gratuito no Sesc Tijuca

O projeto Arte da Palavra traz ao público a oportunidade de conhecer autores renomados do meio literário brasileiro e ouvir suas experiências com o ofício de escritor. No mês de setembro, Luciana Brandão Carreira e Katherine Funke participam do Circuito de Autores no dia 05 de setembro, no Sesc Niterói, e no dia 6 de setembro, no Sesc Tijuca.

Katherine Funke é mestre e doutoranda em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina, com pesquisa em torno de ficção e biografia. Publica zines e livros pela Micronotas, editora que fundou em 2017. É autora de seis livros, entre contos, poesia e romance. Personalidade Literária 2017 da Academia Catarinense de Letras e Artes.

Já Luciana Brandão nasceu em Belém do Pará, no norte do Brasil, onde reside. É escritora, psicanalista e psiquiatra. Doutora em Psicanálise pela UERJ / Université Paris XIII, França, com pós-doutorado em Estudos Literários pelo Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT) da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. É autora dos livros Entre (Verve, 2014), Os tempos da escrita na obra de Clarice Lispector – no litoral entre a literatura e a psicanálise (Cia de Freud, 2014), A letra da Água (Paka-tatu, 2017), Quinze vezes o cravo – A tradução como Ato (Lumme, 2018) e Porta-voz, livro premiado na categoria Poesia pelo edital Prêmios literários 2018 da Fundação Cultural do Pará.

O encontro é um verdadeiro bate-papo entre dois escritores com trajetórias distintas, mas que partilham o amor em comum pela literatura, partilhando com o público suas trajetórias, experiências e seus processos criativos.

Workshop de Ilustração. Dentro do projeto Arte da Palavra, o público poderá participar do Workshop de Ilustração, no Sesc Tijuca, a partir do dia 24 de setembro. Nesta oficina, a argentina Anabella Lopez trabalha a criação de imagens focada no conceito teórico e prático de contraste, estudando principalmente o contraste na morfologia e sua influência na construção de signos visuais.

Após uma breve reflexão sobre o valor da imagem no nosso tempo e a importância da ilustração dentro dos livros infantis, é possível fazer exercícios práticos utilizando diversos tipos de materiais e experimentando com as técnicas mistas.

Serão estudados os diferentes tipos de contrastes seguindo a “Teoria da Forma” da Gestalt, métodos de construção espacial na bidimensão, indicadores de profundidade espacial, construção de signos visuais e potência da síntese nas imagens.

 

SERVIÇO 
ARTE DA PALAVRA
Circuito de Autores
Sesc Niterói Luciana Brandão Carreira (PA) Katherine Funke (SC)         5/set

Sesc Tijuca   Luciana Brandão Carreira (PA) / Katherine Funke (SC)       6/set

 

Workshop de Ilustração

Sesc Tijuca   Anabella Lopez (PE)                                                    24/set a 28/set

Notícias relacionadas

Ver todas as notícias
dicas de cinema

Obras adaptadas para o cinema

Veja mais
Dia do Desafio 2020

Pela primeira vez online, Dia do Desafio acontece dia 27/5

Veja mais
arte-ciencia-tecnologia-educacao-sescrj

Cinco dicas de Arte, Ciência e Tecnologia para explorar o mundo

Veja mais
Mesa Sem Fome - doações

Farmácias e supermercados do Grande Rio recebem doações para campanha do Sesc RJ

Veja mais