sesc nova friburgo

Sesc Nova Friburgo: Galeria da Unidade recebe a exposição coletiva Multitopias

Mostra apresenta no Sesc Nova Friburgo obras de oito artistas contemporâneos e pode ser visitada até junho, com entrada gratuita.

A galeria do Sesc Nova Friburgo recebe a partir deste sábado (16/03), a exposição Multitopias, contemplada no Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar. A mostra reúne artistas visuais contemporâneos que apresentam obras buscando por narrativas onde não existam linhas imaginárias que limitem espaços. A partir das relações construídas durante a pandemia do Covid-19, elaborou-se um projeto de mostra coletiva, que apresenta a poética de artistas de diferentes origens e formações. Todos são atuantes em distintos “topos” ou territórios – nas Américas e na Europa mas se complementam e convergem numa posição de abertura existencial ao experimentalismo e à diversidade de linguagens da contemporaneidade.

Adonis Galvão, Beatriz Basso, Bia Serranoni, Esther Bonder, Fábio Naranno, Let Cotrim, Paloma Carvalho e Stella Mariz assinam um conjunto de pinturas, esculturas, instalações, vídeos e fotografias. A exposição conta com a curadoria de Ana Carla Soler e fica em cartaz até junho, com entrada franca. Para a curadora, a exposição apresenta uma poética conjunta onde “seres humanos compreendem que seus corpos, a natureza e o meio ambiente não são elementos separados, mas sim um único organismo vivo. Multitopias é uma exposição que busca na sinfonia da vida uma forma de escapar da distopia que parece estarmos vivendo”, avalia Ana Carla Soler.

Multitopias é o resultado de uma série de elementos simbólicos reunidos que tem a função de promover junto ao público a multiplicidade de uma produção cultural com caráter livre e aberta a todas as idades e gêneros, propiciando experiências subjetivas através da reflexão sobre os processos criativos e encontro entre a obra, o artista e o espectador. “Sua realização na Galeria de Exposições do Sesc de Nova Friburgo possibilita a descentralização, inclusão e diversificação, fundamentais na formação cidadã”, destaca a produtora cultural Márcia Zoé Ramos.

Como medida de acessibilidade, a mostra disponibilizará em cada obra um QrCode com um acesso à plataforma SoundCloud onde o público poderá ouvir o próprio artista dissertando sobre sua respectiva obra. A exposição fica em cartaz até o dia 16 de junho, no Sesc Nova Friburgo.

SERVIÇO:
Exposição Multitopias
Abertura: 16 de março, das 19h às 21hs
Visitação até 16 de junho de 2024
Terça-feira a sábado, de 9h às 20h; domingos e feriados, de 9h às 18h
Sesc Nova Friburgo (Av. Pres. Costa e Silva, 231 – Centro)
Entrada gratuita

Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Centro Cultural Sesc Quitandinha

Centro Cultural Sesc Quitandinha recebe a exposição “Dos Brasis”, maior mostra dedicada à produção negra nacional

Veja mais
O Corpo Negro

O Corpo Negro: Com mais de 60 atrações, festival de dança do Sesc RJ, chega a 9 cidades do estado

Veja mais
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais