Sesc Nova Friburgo recebe espetáculo ‘Jogo de Damas’, baseado na obra de Samuel Beckett

Montagem da companhia carioca Amok Teatro é um ensaio sobre a solidão e o enigma da condição humana

Depois dos projetos Trilogia da Guerra (com “O Dragão”, “Kabul” e “Histórias de Família”) e África em Nós (com “Salina – A Última Vértebra” e “Os Cadernos de Kindzu”), a companhia Amok Teatro, do Rio de Janeiro, abriu em 2019 uma nova etapa de trabalho tendo como tema o universo feminino. Foi com o espetáculo “Jogo de Damas”, que o Sesc Nova Friburgo recebe neste sábado, 25/01, às 20h.

Com direção de Ana Teixeira e Stephane Brodt, “Jogo de Damas” é resultado de uma pesquisa iniciada em 2018 pelos atores Stephane Brodt e Gustavo Damasceno sobre os personagens femininos do “Ricardo III”, de Shakespeare. Um estudo sobre mulheres solitárias, repletas de medos e rancores, enquanto o mundo agoniza ao redor. Para a montagem do “Jogo de Damas”, os atores confrontaram esse estudo com obra “Fim de Jogo”, de Samuel Beckett.

O espetáculo coloca em cena duas velhas senhoras envolvidas em um complexo jogo de relações. Mulheres assustadas e solitárias em um mundo apocalíptico. Emma e Clara são idosas reclusas que sofrem com a escassez de alimentos, remédios, sonhos e ideais. Suas vidas estão recolhidas em um espaço fechado, onde se alimenta um jogo intenso de amor, dominação e medo.

Nos espetáculos do Amok Teatro a música, ao vivo ou gravada, é indissociável da narrativa e da ação dramática. Em “Jogo de Damas” não é diferente. O Amok mergulha no universo musical do compositor estoniano Arvo Pär e suas sonoridades melancólicas para acompanhar o drama dessas velhas em busca de um sentido para a vida.

A obra é um ensaio sobre a solidão e o enigma da condição humana face à finitude do corpo, do mundo e da vida. Os diretores convidam o público a debruçar-se sobre essas questões a partir dos vínculos e das relações de intimidade, movidos por uma espécie de nostalgia do humano

Sobre o Amok Teatro

Dirigido por Ana Teixeira e Stephane Brodt, o Amok Teatro caracteriza-se pela dedicação a um processo contínuo de pesquisa sobre a arte do ator e as possibilidades de encenação. Desde sua fundação em 1998, o grupo tem recebido por seus espetáculos diversos prêmios do teatro e um grande reconhecimento da crítica e do público nacional e internacional, sendo considerada hoje, uma das companhias de maior prestígio da cena carioca contemporânea.

Os processos de criação e formação estão profundamente ligados nos trabalhos do Amok Teatro. Com mais de 30 anos de experiência pedagógica nas artes cênicas os diretores Ana Teixeira e Stephane Brodt desenvolveram uma metodologia de trabalho que se tornou referência para a formação de atores no Brasil e no exterior.  www.amokteatro.com.br

SERVIÇO

“Jogo de Damas”
Sesc Nova Friburgo: Av. Pres. Costa e Silva, 231 – Centro
Dia 25/1/2020 às 20h
Ingressos: R$ 10 (público em geral), R$ 5 (meia), Grátis (associados Sesc)
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 75 min
Gênero: drama

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Projeto Consciências busca combater o racismo com programação multilinguagem

Sesc Tijuca recebe inscrições para curso preparatório gratuito para mestrado e doutorado a pessoas negras e periféricas

Veja mais
O Corpo Negro : Atividades Formativas

O Corpo Negro: inscrições abertas para as atividades formativas

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo se despede da Superliga em terceiro lugar

Veja mais
Mesa Brasil Sesc RJ

Mesa Brasil Sesc RJ recebe doação de 22 toneladas de biscoito da Mondelez para municípios afetados pelas chuvas no estado

Veja mais