Um podcast para chamar de seu

Por Marília Gorito

Podcast é um meio de divulgação e de consumo de informação através de áudio, que pode ser escutado online ou offline, por meio de diferentes plataformas – como Spotify, YouTube, Deezer e iTunes, entre outros -, onde e quando você desejar.

Existem podcasts para se divertir, para se atualizar das notícias, para estudar, curtos ou mais longos, em formato de entrevista, bate-papo, informativo, storytelling … as opções são inúmeras!

Para os amantes da literatura não é diferente. Os podcasts vêm se mostrando como ótimas fontes de indicação de leitura, agindo como espaço de divulgação e de reflexão sobre diferentes autores, obras, movimentos/tipos de escritas literários.

Os formatos e conteúdos são plurais, é possível escolher aquele que mais agrada. Por exemplo, se gosta de poesia, o podcast Garganta! pode ser para você. Caso se interesse mais por leituras feministas, mas com um perfil de clube do livro, que dê para acompanhar as reflexões propostas, tem o Grifa Podcast.

Outro nicho de podcast é aquele que busca esclarecer questões referentes ao ofício da escrita, a produção literária, podendo ser de forma mais geral – Gente que Escreve e Os 12 Trabalhos do Escritor – ou com abordagem mais específica – Mulheres que Escrevem.

Também existem aqueles que focam: em uma única obra – Talvez Seja Isso (livro Mulheres que Correm com os Lobos, de Clarissa Pinkola Estés) -, em um(a) autor(a) (Podcast da Clarice – detalhes e discussões sobre as obras de Clarice Lispector pela editora Rocco), ou então, em um determinado assunto, levantando diferentes atuações, trabalhos e debates – como Folclore BR, Luciano Ariabo Kezo – Mekukradjá, Negra Voz Podcast.

Tem podcast capaz de aproximar o leitor/ouvinte dos autores – Escritores-Leitores -, enquanto outros dão a sensação de estar em uma roda de conversa entre amigos:  30:MIN e Boteco dos Versados.

Alguns atuam como complemento de um programa televisivo, revista ou jornal, prolongando a experiência do leitor, que é o caso do Clube do Livro Antonio Fagundes, do 451MHz e do Ilustríssima Conversa, respectivamente.

E para aqueles que ainda estão se encontrando no mundo literário, ou que desejam iniciar o hábito da leitura, os podcasts de literatura também são para vocês! Eles se apresentam como grandes incentivos à leitura, e à educação.

Para quem está à procura de pequenas doses de literatura por dia, conteúdos mais curtos, indicamos os podcasts Respiro e Literatura de Chinelos. Ambos se referem à leitura de diferentes tipos de textos, em sua maioria, com a duração de no máximo 10 minutos.

Já para o público infantil, o Deixa que eu conto e o Conta para mim? são opções para ouvir histórias, brincar, aprender e se divertir em família, a partir da contação de histórias.

Saindo do universo infantil, mas ainda no clima de contação de história, um outro formato interessante de podcast é o storytelling. Nada mais é que uma espécie de troca de experiências entre as pessoas, a partir da narrativa de histórias reais ou pessoais. Se ficou curioso, indicamos o Vozes: Histórias e Reflexões.

Selecionamos também outras opções de podcasts, com diferentes formatos e conteúdos, que possam interessar:

Biblioteco: produzido pelos bibliotecários Raphael Cavalcante e Ricardo Queiroz, com o objetivo de abordar temas sobre a área de Biblioteconomia, literatura e ciência da informação, com perspectiva progressista.

Caixa de histórias: experiência sonora com a literatura. Nele um trecho de uma obra sempre é narrado e comentado apresentando novas obras para os leitores e uma nova forma de consumir o conteúdo escrito.

CImplifica: primeiro podcast brasileiro de Ciência da Informação e suas áreas transdisciplinares (Biblioteconomia, Arquivologia, Gestão da Informação e Museologia).

Era uma vez – um podcast: contação de histórias infantis, com narração de Carol Camanho. Disponível no Apple Podcast, Google Podcast e Spotify.

Era uma em Casa: contação de histórias para despertar a imaginação, despertar a criatividade e atingir a essência de cada ser humanos, especialmente das crianças.

Histórias Infantis de pai para filha com Pablo Uchoa: histórias produzidas, escritas ou adaptadas de um pai para sua filha, com o intuito de ensinar o gosto pelas histórias e língua portuguesa. Os episódios saem na primeira semana de cada mês.

Histórias de Ninar para meninas Rebeldes: em parceria com Bradesco, o podcast é baseado no best-seller “Histórias de ninar para garotas rebeldes: 100 fábulas sobre mulheres extraordinárias” escrito por Elena Favilli e Francesca Cavallo, inspirando milhões de garotas a sonhar grande, mirar distante e lutar com bravura. Podcast apresentado por B9 Podcasts.

Histórias do mundo: a Cia. Teatro InComum, nesse podcast, conta diversas histórias através da leitura de livros do mundo inteiro para crianças e toda família.

Imaginários: para quem gosta de fantasia, ficção científica e terror. O projeto é comandado pelos editores Erick Sama e Raphael Fernandes, responsáveis pelos livros e quadrinhos da Editora Draco.

Leia a bula: Dante Gallian, professor e criador do Laboratório de Leitura Dante Galian, comenta em seu podcast temas essenciais da existência humana a partir da leitura e reflexão de trechos dos grandes clássicos da literatura universal.

Livro falado G1: para debater, descobrir e redescobrir clássicos e novidades da literatura infanto-juvenil.

Literatura Viral: podcast contagiante sobre História, Literatura e … Epidemias! Como foram as pandemias do passado? E como elas aparecem na Arte? De A Peste ao Ensaio sobre a Cegueira, a literatura oferece insights valiosos sobre o presente e, provavelmente, o futuro. Apresentado por Áureo Lustosa Guérios, doutorando em Humanidades Médicas e um doente por livros!

Marca Texto: primeiro podcast do GUIA DO ESTUDANTE, em parceria com o Curso Anglo, onde textos de obras literárias obrigatórias do vestibular são analisados pelo escritor e jornalista Felipe Sali e um professor de Literatura do Anglo.

NinaCast: realizado por Janaína, professora e produtora de conteúdo literário, perfil de curadoria literária, falando sobre livros, sobre o universo da literatura.Perdidos na estante: conversa descontraída sobre livros, séries e filmes. Podcast criado pela equipe do Leitor Cabuloso (site especializado em resenhas, podcasts, colunas literários e publicação de contos).

Pergunte às Damas: podcast literário da Rede de Podcast Audiocosmo mediado pelas fundadoras da Editora Dame Blanche e é distribuído como um Spin-off do “Os 12 Trabalhos do Escritor”.

Põe na Estante: espaço de debates sobre literatura de autoria da jornalista Gabriela Mayer, funcionando como um clube do livro com conversas sobre obras brasileiras e estrangeiras. Podcast apresentado por B9 Podcasts.

Poranduba: podcast literário da Rede de Podcast Audiocosmo sobre as histórias fantásticas do folclore brasileiro. Produzido, apresentado e editado por Andriolli Costa (O Colecionador de Sacis) o programa busca estabelecer este diálogo entre os saberes tradicionais, culturas ancestrais, mitos e lendas, com a cultura pop, a literatura, o cinema e o contemporâneo.

Rabiscos: apresentado pelos escritores Jéssica Balbino e Tadeu Rodrigues. É um lugar de discussão sobre livros, poesias, resenhas e bate-papos.

Sesc Paraty em Rede: recém lançado, conta com dois episódios a cada semana, onde nas terças-feiras acontece o “Conversas Literárias” – quando escritoras e escritores são convidados para um bate-papo sobre literatura – e, nas quartas-feiras, o “Roda de Escuta”, conversando com artistas, pesquisadores (as) sobre arte, cultura e sociedade.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais
Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Rio Artes: O Sesc RJ te leva para a tradicional feira de economia criativa

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais volta à Praça XV, no Rio, com show de Teresa Cristina

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Veja mais