
Venha comemorar o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos com o Sesc RJ!
Histórias em quadrinhos são narrativas gráficas em sequência que utilizam da imagem como principal meio de comunicar uma história, podendo ter ou não textos. Variam em tamanho, formato e temas. Em 1984 a Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP) oficializou o dia 30 de janeiro como o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, em homenagem a primeira hq publicada no Brasil em 1869 pelo cartunista Angelo Agostini, chamada “As aventuras de ‘Nhô Quim’” ou “Impressões de uma viagem à corte”.
A Rede de Bibliotecas do Sesc RJ conta com diversas histórias em quadrinhos em seus acervos. São 14 bibliotecas fixas, 4 espaços de leitura e 4 bibliotecas itinerantes, que atuam em todo o estado do Rio de Janeiro.
Além do acervo bibliográfico, o Sesc RJ acaba de lançar a Paquetá – Revista das artes, e conta com artigos, poesias, ensaios, entrevistas e claro, quadrinhos. Em sua primeira edição, Paquetá apresenta a tirinha intitulada Gordofobia: quer que eu desenhe? Essa tirinha fez parte de uma das programações do projeto A Palavra Líquida de 2021, que teve como tema os vários feminismos.
Você pode conferir os acervos através do nosso Sistema i10, fazer seu pré-cadastro e ainda pegar quadrinhos emprestados.
Confira alguns títulos de hqs nacionais disponíveis em nossos acervos:
Tirinha Gordofobia: quer que eu desenhe? – Carol Ito
Paquetá – Revista das Artes
Sinopse: A Paquetá – Revista das artes, é uma publicação do Sesc RJ e tem como propósito de ampliar as discussões entre as artes. Em sua edição zero traz na seção de quadrinhos uma tirinha de Carol Ito, quadrinista e jornalista desde 2014, que aborda em suas publicações questões relacionadas aos direitos das mulheres e liberdade de expressão. Gordofobia: quer que eu desenhe? é uma tirinha dedicada a questionar os julgamentos que o corpo feminino recebe quando não corresponde aos padrões estabelecidos pela sociedade, e integrou a programação do Projeto Palavra Líquida de 2021, cujo tema foi Feminismos.
Disponível em todas as unidades Sesc RJ e no site sescrio.org.br/cultura
Carolina – Sirlene Barbosa e João Pinheiro
Sinopse: Sirlene Barbosa eJoão Pinheiro contam, nesta HQ, a história de Carolina Maria de Jesus, autora de Quarto de Despejo, livro, que ficou no topo da lista de mais vendidos e foi publicado em mais 13 países nos anos 1960, narra o cotidiano da autora na favela do Canindé, onde morava na época. Carolina mostra a infância pobre da escritora em Minas Gerais, sua vida sofrida em São Paulo, a fama, as ilusões, as decepções e o esquecimento. Finalista do Prêmio Jabuti 2017
Disponível em: BiblioSesc 03, BiblioSesc 04
Contos dos Orixás – Hugo Canuto
Sinopse: Uma das primeiras HQs, no Brasil, a ter trechos no idioma yorubá, com um glossário trazendo a grafia de termos, locais e personagens, aproximando o leitor de uma língua falada por 50 milhões de pessoas. Vencedora do prêmio Angelo Agostini 2020 como melhor lançamento e do Troféu Abébé de Prata 2019, uma das obras finalistas selecionadas ao prêmio Jabuti 2020, na categoria Histórias em Quadrinhos.
Disponível em: Biblioteca Sesc Tijuca
5 estágios – Anderson Awvas
Sinopse: Tirinhas que resumem em 5 quadros diversas situações cotidianas e algumas reflexões inspiradas na vida autor, mas que muitos podem se identificar. Produzido de forma independente através de financiamento coletivo (no caso o Catarse), “5 Estágios” é uma obra cheia de humor, situações surreais, ironias e uma dose de sarcasmo. “Se pretendemos nos deslocar de um ponto A para um ponto B, só nos interessa sair de A e chegar em B. Em 5 estágios, Awvas nos prova de forma sutil que há muito mais entre esses dois pontos e que a atenção é algo que nos falta hoje” – Luciano Salles (Quadrinista)
Disponível em: Biblioteca Sesc Nova Friburgo
A história do samba em quadrinhos – Haroldo Costa e Ykenga
Sinopse: “A história do Samba contada em quadrinhos – volume 1” é um gibi escrito por Haroldo Costa e ilustrado pelo cartunista Ykenga. A publicação é destinada às crianças e apresenta o Samba, que, com seus mais 100 anos de história, é o gênero musical mais representativo do Brasil no exterior. O gibi está disponível para download gratuito em https://gibidosamba.gruporjbproducoes.com.br/. Em 60 páginas é contada a história desde as origens africanas até as diferentes vertentes que o gênero. Passa por personagens como as tias baianas da Praça Onze, como Prisciliana, Amélia, Fé e a mais famosa de todas, Ciata.
Disponível em: Biblioteca Sesc Madureira, BiblioSesc 01, Biblioteca Sesc Ramos, Biblioteca Sesc Tijuca,
Arlindo – Ilustralu
Sinopse: Arlindo é um garoto cheio de sonhos e vontade de encontrar seu lugar no mundo. Tudo o que ele quer é seguir sua vida de adolescente na cidadezinha onde mora, no interior do Rio Grande do Norte. Ele aluga filmes na locadora com as amigas todo sábado, sente o coração bater mais forte pelas primeiras paqueras, canta muito Sandy & Júnior no chuveiro, e ainda cuida da irmã mais nova e ajuda a mãe a fazer doces para vender.
Por mais que ele se esforce e dê o seu melhor, muita gente na cidade não aceita Arlindo ― o que traz uma série de problemas na escola e até mesmo dentro de casa. Aos poucos, porém, ele vai perceber que vale a pena lutar para ser quem ele é, ainda mais quando tem tanta gente com quem contar.
Com um traço divertido, cores vibrantes e um monte de referências aos anos 2000, esta história em quadrinhos que já conquistou milhares de fãs na internet fala sobre encontrar forças nas pessoas que a gente ama e dentro de nós mesmos.
Disponível em: Biblioteca Sesc São Gonçalo, Biblioteca Sesc Nova Iguaçu
Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTube, Instagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.