Rio Innovation Week Sesc RJ e Senac RJ lançam plataforma para promover turismo no Rio de Janeiro

Rio Innovation Week – Sistema Fecomércio RJ levará soluções inovadoras para o evento, de 8 a 11 de novembro

Durante o Rio Innovation Week, o Senac RJ lança o projeto Ecossistema Saúde, com hackathon, palestras, consultorias técnicas e apresenta o Lab Saúde, projeto inovador em educação que inclui Centro de Simulação Realística. Já o Sesc RJ traz exposição e oficina de tecnologia criativa, mesclando artes e inteligência artificial na construção de obras interativas.

O Sistema Fecomércio RJ é parceiro institucional do Rio Innovation Week (RIW), maior e mais completo evento de Inovação e Tecnologia da América Latina, que acontece no Píer Mauá de 08 a 11 de novembro. Com uma vasta agenda que inclui mais de 700 palestrantes, 2.000 startups e 200 empresas expositoras, o evento recebe ativações da Fecomércio RJ, Senac RJ e Sesc RJ que abordam temas como Saúde, Varejo, Educação, Artes e Games, em debates sobre o futuro de diferentes segmentos que movem a economia e indicam o comportamento da sociedade.

Na conferência HealthTech, que tem áreas destinadas para startups e experimentação de soluções com resultados em tempo real, o Senac RJ ocupa uma área de 300m², voltada para experiências, palestras e atividades inovadoras para pesquisadores, profissionais e empresários do setor. O ambiente será palco de lançamento do projeto Ecossistema Saúde, ação do Senac RJ em parceria com o Sebrae Rio e a Iniciativa FIS, que tem como objetivo o fortalecimento do segmento, promovendo a inovação, tanto no âmbito da prestação de serviços da área, quanto na disseminação de conteúdo e conhecimento para formação de profissionais e empreendedores, através de parcerias estratégicas para formação de uma rede de conexões e pessoas.

Diversas etapas do projeto acontecerão em seu lançamento no RIW, incluindo o “Hackathon Health Experience 2022”, um ambiente de criação, para estimular o desenvolvimento, de forma prática, de novas ideias, modelos de negócio e/ou aplicações tecnológicas que respondam a desafios. O Hackathon visa unir pessoas com diversas experiências – estudantes, especialistas, engenheiros, criadores, artistas e contadores de histórias -, para a concepção de soluções que apoiem o segmento de Saúde. Mais informações e inscrições para o Hackathon em www.hackathon.rj.senac.br.

Experimentações inovadoras e tecnológicas também compõem a agenda do Espaço Lab Saúde, onde o Senac RJ apresenta suas iniciativas para educação em saúde, que engloba, inicialmente, um Centro de Simulação Realística com tecnologia de alta fidelidade para formação de profissionais do setor, e, no futuro, uma Incubadora de HealthTechs e um Centro de Inovação de Saúde, com curadoria realizada por instituições e empresas do setor. Durante o Rio Innovation Week, o público terá acesso a modernas tecnologias, como simulador de parto, ultrassom guiado e mapa da anatomia humana com realidade virtual, mesa interativa de simulação realística, treino de reanimação cardiorrespiratória e recursos de acessibilidade e inclusão em sala de aula.

Na Arena Health Senac, que tem programação desenvolvida pela Iniciativa FIS e Senac RJ com foco em inovações, tendências e educação no mercado de saúde, com profissionais e empresas que são referência no segmento, tais como: “Hospitais Universitários e a Formação dos Profissionais de Saúde da Era Digital” com Tom Zé do HCFMUSP e Luiz Santini da UFF, “A Contribuição das HealthTechs para a Sustentabilidade do Sistema de Saúde”, com Vander Corteze da Beep Saúde, Ivsen Lourenco da FESP, Fabio Patrus da Thalamos e Leandro Tavares da Rede D’or, “Inserindo a Educação 4.0 na Saúde” com Josef Rubin da Escola Conquer, Marco Fisbhen do Descomplica, Fabricio Violaro da Inspirali e Marcelo Martinez do Uol EdTech.

Já no palco Saúde Digital acontecem mesas redondas, debates e painéis, com nomes como Giovane Gávio, Fernando Scherer e Daniele Hipólito em palestras e debates sobre a saúde no campo do autocuidado, saúde mental e da qualidade de vida. Compõem a agenda a pneumologista e pesquisadora da Fiocruz Margareth Dalcolmo, o professor Paulo Campello da UFP, o professor Gilberto Schwartsmann da Academia Nacional de Medicina e ABL e Josier Villar CEO da Iniciativa FIS, em debate sobre o tema “Saúde, Arte e Cultura”.

Com o objetivo de criar um ambiente que estimule a geração de negócios entre micro e pequenas empresas e fornecedores de produtos e serviços do setor de Saúde, o Sebrae Rio realiza o Encontro de Negócios, seguido de consultorias mão na massa voltadas para os empresários, desenvolvidas pelo Senac RJ, com oficinas de Marketing Digital e Comportamento Hospitaleiro no Setor de Saúde.

No palco de Edtechs, onde serão apresentadas as maiores inovações em modelos e metodologias educacionais, Bruno Cani CEO da Edtech Resilia, parceira do Senac RJ em formação de profissionais de tecnologia, apresentará a palestra “Hábitos e Comportamentos para inovar” e Victor Ladeira, Diretor Executivo do Instituto Vini.Jr, apresentará o painel “Como a Tecnologia e Futebol podem transformar o ensino público no Brasil”, sobre a experiência da organização social mantida pelo atleta Vinícius Júnior, em São Gonçalo, com foco nos eixos de educação, esporte e tecnologia.

Na Game Season Rio, área do RIW dedicada a experiências imersivas e transformações do segmento de jogos eletrônicos, o Senac RJ apresentará um painel sobre “Mulheres nos games e as oportunidades de carreiras”, com participação de Roberta Coelho, CEO do MIBR, empresa de eSports que tem o apoio do Senac RJ, da jogadora da MIBR, Gabriela Baptista Taves de Moura, com mediação de Leana Braga, gerente de Tecnologias e Economia Criativa do Senac RJ.

O Sesc RJ apresenta a exposição Arte de Código Aberto, do artista-programador Vamoss, que utiliza códigos de computação como matéria-prima para desenvolver projetos únicos de arte digital. Parte aberta à interação do público, que pode reprogramar os dados e alterar algumas obras criadas pelo artista, a mostra amplia o horizonte de possibilidades da arte feita em código. Há ainda um núcleo gerativo onde as obras são criadas e apresentadas no momento da exposição, produzindo imagens inéditas e irrepetíveis. Na Oficina Meta Humanos, o Sesc RJ aborda os temas: processos de escaneamento 3D, fotogrametria e produção de avatares, de forma prática e colaborativa.

Na área Conecta Varejo CNC– Inovação e Tecnologia para o Varejo, área do RIW dedicada à convergência do varejo tradicional e do digital e conexão de empresas, empreendedores e executivos do setor, a Fecomércio RJ apresenta a experiência “O Rio continua lindo…e perto” que promove os atrativos turísticos do estado em uma instalação imersiva com óculos 3D e filme produzido em 360 graus com as belas paisagens da capital e do interior do Rio de Janeiro. O Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS), associação que busca soluções ambientais inovadoras para a sociedade e para o setor empresarial, instalará uma máquina de coleta automatizada de seis tipos de resíduos, apresentando o emprego da tecnologia na logística reversa pós-consumo, processo que consiste na coleta e encaminhamento à reciclagem (ou outra destinação adequada) de produtos e seus resíduos após o descarte do consumidor final.

Serviço:
RIO INNOVATION WEEK
8 a 11 de novembro de 2022
Píer Mauá – Avenida Rodrigues Alves, 10, Praça Mauá
https://rioinnovationweek.com.br/
Inscrições para o Hackathon Health Experience 2022 em www.hackathon.rj.senac.br

Acompanhe nossas notícias também nas redes sociais (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ. #SescRJ

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Centro Cultural Sesc Quitandinha

Centro Cultural Sesc Quitandinha recebe a exposição “Dos Brasis”, maior mostra dedicada à produção negra nacional

Veja mais
O Corpo Negro

O Corpo Negro: Com mais de 60 atrações, festival de dança do Sesc RJ, chega a 9 cidades do estado

Veja mais
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais