carnaval 2024 Sistema Fecomércio RJ Sambódromo - Leandro Vieira Julio Moraes

Carnaval 2024: Sesc RJ celebra as tradições negras e femininas do samba em exposição imersiva na Sapucaí

No Carnaval 2024, mostra “As raízes negras do samba” resgata a história dessa manifestação cultural e a apresenta ao público em diversas plataformas, como imagem, som, holografia e impressão 3D. Além do combate ao racismo, instituição levará ações de enfrentamento à violência contra a mulher, inclusão de Pessoas com Deficiência, conscientização ambiental e estímulo ao empreendedorismo.

O Sesc RJ levará para a Marquês de Sapucaí uma exposição imersiva que enaltece as tradições do samba sob a ótica de mulheres negras ícones dessa manifestação cultural, como Tia Ciata, Ivanísia Natal e Tia Surica. A mostra, batizada de “As raízes negras do samba”, está instalada no setor 9, em uma espécie de túnel onde imagens e informações serão apresentadas ao público através de diversas ferramentas tecnológicas: painel de LED, backlights, tablets e até um ventilador holográfico e uma impressora 3D.

A exposição integra um conjunto de ações educativas que o Sesc RJ levará à avenida com foco no combate ao racismo, como a disponibilização de um guia antirracista com dicas e serviços e a distribuição de adesivos e adornos antirracistas. Também faz parte do projeto Consciências, agenda permanente da instituição com atividades multilinguagem que jogam luz sobre o racismo e todas as suas interseções, promovendo a cultura antirracista. Crianças participantes do Sesc +Infância – projeto de educação complementar que acontece em turno inverso escolar – e suas famílias serão convidados a conhecerem a instalação e a assistirem aos desfiles.

Lixo transformado em recompensas
No que se refere ao meio ambiente, o Sesc RJ levará para a avenida a Retorna Machine, uma máquina que recebe uma grande variedade de resíduos – como alumínio, aço, plástico, PET, embalagens longa vida e vidro – e, em troca, dá recompensas por meio de um aplicativo.

Peixe de metal alertará sobre riscos ambientais
O público que for à Marquês de Sapucaí também poderá apreciar o trabalho do artista Davi Rezende, bastante conhecido por pessoas que circulam por eventos onde há manifestos pró-meio ambiente. Um peixe de metal de aproximadamente 2 metros de altura, repleto de garrafas PET e luzes de LED no setor 7, vai chamar a atenção dos foliões sobre os riscos que os resíduos sólidos levam à vida marinha.

Pessoas com Deficiência vão à Sapucaí
O Sesc RJ também levará pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e seus familiares para curtirem ao vivo o maior show da Terra. Elas são atendidas pela ONG Anjos de Asas no Mundo Azul, de Nilópolis, e participam de projetos do Sesc Nova Iguaçu, como o Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28 de maio. O grupo composto por 47 pessoas sairá em excursão da cidade da Baixada Fluminense no domingo (11/2) rumo a apoteose do samba, e lá assistirá aos desfiles em camarote exclusivo da Secretaria municipal da Pessoa com Deficiência do Rio (SMPcD). O Espaço Mais Acessível, como foi batizado, tem acústica e geografia adaptados especificamente para o conforto das pessoas com deficiências.

Turismo Social no Carnaval 2024
Por meio do projeto Turismo Social, o Sesc RJ levará 920 trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo das regiões Metropolitana e Serrana para os desfiles da Série Ouro, Grupo Especial e das Campeãs. Além de transporte de ida e volta, seguro viagem, serviço de bordo, Kit Sesc (camisa e almofada) e ingresso para o setor 4 da arquibancada do sambódromo, o pacote inclui guia de turismo. O profissional contextualizará aos foliões a importância histórica, cultural e social da maior festa popular do mundo.

Enfrentamento à violência contra mulheres
Por meio do projeto Mulheres Plurais, o Sesc levará para a avenida o enfrentamento à violência contra mulheres e meninas. Adesivará banheiros e espelhos com frases de acolhimento e um QRCode informando os serviços de atendimento à mulher vítima de violência.

Empreendedores buscam inspiração na Sapucaí
Participantes do projeto Incubadora de Empreendedorismo e Economia Criativa irão participar do VIP TOUR – uma experiência que os levará aos bastidores do carnaval da Sapucaí para conhecer e se inspirar.

Sapucaí e o Pacto Global da ONU
As ações do Sesc RJ na Marquês de Sapucaí vão ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. A instituição passou a ser signatário, em 2023, do Pacto Global da ONU, um plano global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, garantindo paz e prosperidade às pessoas. Nessa condição, se compromete a realizar ações para o atingimento das metas estabelecidas pelo organismo internacional, incluindo as relacionadas ao meio ambiente e inclusão social.

“Na condição de signatário do Pacto Global da ONU, o Sesc RJ tem o compromisso de combater as desigualdades, trabalhar pela preservação do meio ambiente e inclusão social. Mas não só isso: precisamos usar todas as ferramentas à nossa disposição para difundir e multiplicar esse discurso, para que outras pessoas e instituições o façam também. E o carnaval da Sapucaí, considerado o maior show da Terra, é um espaço muito oportuno para isso”, diz o presidente do Sesc e do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.

Outras Notícias

Ver todas as notícias

Sesc Grussaí promove atividades ao ar livre abertas ao público em geral

Veja mais

CineSesc RJ mergulha em setembro nos “Conflitos pelo Mundo” e amplia programação com mostras e curtas brasileiros

Veja mais

Curso de Imersão Teens Sesc RJ: Resultado divulgado

Veja mais

Saiu a lista de inscritos selecionados para o Curso Preparatório de Mestrado e Doutorado para Pessoas Negras e Periféricas

Veja mais