dicas para crianças - quarentena
Crédito: dicas para crianças - quarentena

Em Casa com o Sesc: oito dicas divertidas para as crianças durante a quarentena 

Nossa equipe de Lazer e Recreação reuniu algumas atividades lúdicas para adultos e crianças se divertirem juntos durante este período.

A campanha de contenção da pandemia de coronavírus mudou a vida de muitas famílias de repente. Aulas foram suspensas, o trabalho remoto foi adotado em todos os casos possíveis e a principal ordem é não sair de casa. Pensando nesse período dentro de casa com as crianças, nossos instrutores de Lazer reuniram dicas de brincadeiras que vocês podem fazer com os pequenos. As atividades são simples, criativas e podem ser realizadas com pouco ou nenhum material. E o melhor, com participação de toda a família!

Aproveite para relembrar como é bom brincar 😉

Estátua – A brincadeira é simples: coloque uma música bem divertida e dançante. Ao comando de um jogador a música deve parar e, assim, todos os jogadores param junto com ela e se paralisam como uma estátua. Quem se mexer antes da música voltar, sai do jogo e vai comandar a música, trocando com quem estava lá.

O Mestre Mandou – A turma escolhe um mestre, que dará os comandos mais diversos e divertidos que puder. Todos devem obedecer e quem fizer mais bonito se torna o próximo mestre.

Elefante Colorido – Espalhe brinquedos, objetos, almofadas e o que mais puder pelo espaço da brincadeira. O condutor deve dizer “Lá vem o elefante colorido!” e os participantes devem responder: “Que cor que é?”. A partir da resposta os participantes devem correr até a cor para se salvar. Quem não chegar, passa a ser o condutor.

O que está diferente? – A ideia é trabalhar a atenção. Um jogador será escolhido para memorizar como está “arrumado” cada um dos participantes. Depois de observar por 30 segundos (ou o tempo que ele estipular) ele sai do cômodo. Enquanto isso, os participantes mudam detalhes em si. Pode trocar de relógio com o amigo, de brinco, de cordão, de camisa… Quando todos estiverem prontos, chamam o jogador de volta e ele precisa acertar todas as alterações feitas.

Cada quadrado – Em uma folha faça pontinhos distribuídos igualmente em linhas e colunas. Um jogador inicia ligando dois pontos. A ligação deve ser feita na horizontal ou na vertical (diagonal não vale!). Em seguida outro jogador liga mais dois pontos e assim por diante. Quem fizer o traço que concluir um quadrado é o seu dono e põe sua inicial dentro dele. Cada um faz um traço por vez. Vence quem tem mais quadrados com sua letra.

Labirintos – Estes podem ser usados para vários fins, todos eles muito divertidos! Com uma fita colorida, desenhe um trajeto bem desafiador no chão, em um local separado para brincadeira. Vale usar muita criatividade para cumprir o desafio. Pode ser com o carrinho, com a bola, com canudinho e bolinha e tudo mais que a imaginação deixar levar.

Quem sou eu? – Os jogadores devem escolher um objeto ou o nome de uma celebridade, personagem de filme ou desenho, escrever em um pedaço de papel e grudar na testa do participante ao lado, sem que ele veja. A graça é tentar descobrir quem você é, fazendo uma pergunta por rodada enquanto os demais só podem responder “sim” ou “não”. Ganha quem acertar primeiro.

Desafio das fitas – Aproveitando o corredor, podemos criar um desafio criativo e emocionante para a motricidade. Pregue, com uma fita, tiras (de pano, papel ou o que a criatividade mandar) em cada uma das paredes O desafio é atravessar sem encostar em nenhuma “armadilha”.

Fique de Olho: a Faber Castell liberou o acesso gratuito a todos os cursos da sua plataforma online. São diversas opções para estimular a criatividade, para adultos e crianças: desenho, lettering, narrativa, composição, desenvolvimento de personagens e muito mais para todo mundo colocar suas histórias no papel. (https://cursos.faber-castell.com.br/i)

Aproveitem para cuidar das nossas relações e da nossa saúde mental. Vamos lembrar a doçura que é ser criança e voltar a aprender com elas. A brincadeira nos conecta! <3

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais volta à Praça XV, no Rio, com show de Teresa Cristina

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Veja mais
Projeto Consciências busca combater o racismo com programação multilinguagem

Sesc Tijuca recebe inscrições para curso preparatório gratuito para mestrado e doutorado a pessoas negras e periféricas

Veja mais
O Corpo Negro : Atividades Formativas

O Corpo Negro: inscrições abertas para as atividades formativas

Veja mais