Festa do Pijama on-line dos projetos educativos do Sesc RJ

A atividade agitará a sexta-feira de 300 crianças de projetos educativos do Sesc RJ em salas de webconferência, que servirão como ferramentas para atividade lúdica e educativa que envolverá famílias da Região Metropolitana e do interior. A ação faz parte das iniciativas que celebram o Dia do Brincar, comemorado no dia 28 de maio.

Com as suas unidades fechadas desde 16 de março, o Sesc RJ passou para o ambiente virtual seus projetos de educação, o que exigiu criatividade para manter as atividades atraentes mesmo no confinamento do lar. Nesta sexta-feira (29/5), cerca de 300 crianças entre 2 e 12 anos da Educação Infantil e do Sesc+ Infância (contraturno escolar) participam de uma Festa do Pijama on-line. Através de uma plataforma de webconferência, elas vão interagir por meio de jogos e brincadeiras, tudo com o acompanhamento dos pais e mediação de professores.

Para a realização da atividade desta sexta-feira, batizada de “Encontrão do Pijama”, a mobilização começou no início desta semana. Desde a ambientação das residências, a customização de pijamas, a confecção de adereços e de outros itens necessários para jogos e brincadeiras até a criação dos convites, tudo feito pelas crianças com o apoio dos pais. Ao todo serão seis salas virtuais onde estarão distribuídos alunos das unidades de Engenho de Dentro, Madureira, Ramos e Tijuca, no Rio, além de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Niterói, Campos dos Goytacazes e São João de Meriti. Os encontros acontecem entre 10h e 20h.

DIA DO BRINCAR – A atividade é alusiva ao Dia do Brincar, comemorado nesta quinta-feira (28/5). A associação do “Encontrão do Pijama” com a data atende às premissas do trabalho do Sesc RJ nas áreas de Educação Infantil e Complementar, que consideram o brincar um elemento primordial nas práticas voltadas para as culturas infantis. O trabalho também vai ao encontro da proposta pedagógica do Sesc RJ, que entende as crianças como protagonistas do seu próprio processo de conhecimento.

A festa do pijama foi um pedido das crianças que participam do projeto Sesc+ infância em São João de Meriti. Deu tão certo que a experiência foi compartilhada com as outras unidades. Em meio a tantos acontecimentos, temos trabalhado na construção de memórias positivas. Percebemos a importância de trazer para o ambiente virtual, momentos de alegria e leveza. Outro aspecto importante é ouvir atentamente as preocupações e desejos das crianças, criando formas de contextualizar, trazer sentido e conhecimentos definidos a partir dos interesses” explica a gerente de Educação do Sesc RJ, Adriana Santos.

Notícias relacionadas

Ver todas as notícias
Santa-Maria-Madalena

Você já ouviu falar dos Caminhos da Serra?

Veja mais

Mesa Brasil Sesc RJ distribui 16 toneladas de hambúrgueres em comunidades do Rio

Veja mais

Mesa Brasil Sesc RJ distribui 9 toneladas de alimentos

Veja mais
teatro-Amir Haddad

Amir Haddad por Aderbal Freire-Filho

Veja mais