Festa do Pijama on-line dos projetos educativos do Sesc RJ

A atividade agitará a sexta-feira de 300 crianças de projetos educativos do Sesc RJ em salas de webconferência, que servirão como ferramentas para atividade lúdica e educativa que envolverá famílias da Região Metropolitana e do interior. A ação faz parte das iniciativas que celebram o Dia do Brincar, comemorado no dia 28 de maio.

Com as suas unidades fechadas desde 16 de março, o Sesc RJ passou para o ambiente virtual seus projetos de educação, o que exigiu criatividade para manter as atividades atraentes mesmo no confinamento do lar. Nesta sexta-feira (29/5), cerca de 300 crianças entre 2 e 12 anos da Educação Infantil e do Sesc+ Infância (contraturno escolar) participam de uma Festa do Pijama on-line. Através de uma plataforma de webconferência, elas vão interagir por meio de jogos e brincadeiras, tudo com o acompanhamento dos pais e mediação de professores.

Para a realização da atividade desta sexta-feira, batizada de “Encontrão do Pijama”, a mobilização começou no início desta semana. Desde a ambientação das residências, a customização de pijamas, a confecção de adereços e de outros itens necessários para jogos e brincadeiras até a criação dos convites, tudo feito pelas crianças com o apoio dos pais. Ao todo serão seis salas virtuais onde estarão distribuídos alunos das unidades de Engenho de Dentro, Madureira, Ramos e Tijuca, no Rio, além de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Niterói, Campos dos Goytacazes e São João de Meriti. Os encontros acontecem entre 10h e 20h.

DIA DO BRINCAR – A atividade é alusiva ao Dia do Brincar, comemorado nesta quinta-feira (28/5). A associação do “Encontrão do Pijama” com a data atende às premissas do trabalho do Sesc RJ nas áreas de Educação Infantil e Complementar, que consideram o brincar um elemento primordial nas práticas voltadas para as culturas infantis. O trabalho também vai ao encontro da proposta pedagógica do Sesc RJ, que entende as crianças como protagonistas do seu próprio processo de conhecimento.

A festa do pijama foi um pedido das crianças que participam do projeto Sesc+ infância em São João de Meriti. Deu tão certo que a experiência foi compartilhada com as outras unidades. Em meio a tantos acontecimentos, temos trabalhado na construção de memórias positivas. Percebemos a importância de trazer para o ambiente virtual, momentos de alegria e leveza. Outro aspecto importante é ouvir atentamente as preocupações e desejos das crianças, criando formas de contextualizar, trazer sentido e conhecimentos definidos a partir dos interesses” explica a gerente de Educação do Sesc RJ, Adriana Santos.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais
Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Rio Artes: O Sesc RJ te leva para a tradicional feira de economia criativa

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais volta à Praça XV, no Rio, com show de Teresa Cristina

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Veja mais