Manifesto Educativo: a atuação do Movimento Negro no Brasil

Manifesto Educativo: a atuação do Movimento Negro no Brasil

Baixe o manifesto educativo-antirracista e conheça as ações educativas e a trajetória histórica de resistência do Movimento Negro desde o período colonial. 

Por Adriano Silva da Rocha

O mundo tem assistido às manifestações antirracistas que vem ocorrendo nos EUA, em resposta ao brutal e covarde assassinato de George Floyd pelas forças policiais daquele país. Esse triste acontecimento, mais uma vez, expõe e denuncia o racismo estrutural que diversos cidadãos negros, ao redor do mundo, estão submetidos. São os negros que estão mais expostos à violência policial, ao desemprego, às moradias precárias, ao não acesso aos bens culturais. As estatísticas e indicadores sociais comprovam todo esse cenário.

Aqui no Brasil os números são alarmantes: a cada 23 minutos um jovem negro de 15 a 29 anos é assassinado no Brasil, são 63 jovens por dia, 23.100 por ano.

De 2009 a 2013 as polícias brasileiras mataram 11.197 pessoas em casos listados como autos de resistência, entretanto, em 2005 no RJ, os inquéritos de autos de resistência 99,2% foram arquivados ou nunca chegaram à fase de denúncia. Por fim, não podemos nos esquecer que em 2014, Cláudia da Silva, foi arrastada por uma viatura policial, ao longo de 350 metros.

Há menos de um mês o menino João Pedro, de 14 anos, foi morto dentro de casa após uma operação policial em sua comunidade. Tudo isto são nuances e expressões da necropolítica, ações de descarte do corpo negro. Diante de todas estas mazelas sociais, tal qual no passado, o Movimento Negro convoca a todos, negros e brancos, a lutarem contra o racismo.

O Sesc Madureira, cumprindo o seu papel de agente educador e propositivo, reconhecendo a realidade que estamos inseridos, ao longo dos últimos anos vem intensificando e consolidando sua agenda educativa de combate ao racismo.

Cumprindo nossa responsabilidade no estabelecimento do bem estar social, bem como, o estabelecimento de uma sociedade mais justa e racialmente igualitária, elaboramos um manifesto educativo-antirracista, nos posicionamos contra o racismo e sua estrutura segregacionista, neste manifesto evidenciamos as ações educativas e a trajetória histórica de resistência do Movimento Negro desde período colonial, pois, a realidade atual dialoga com o passado.

Assim como o Movimento Negro nos alerta, acreditamos que o processo educativo é uma ferramenta indispensável no processo de combate ao racismo. Conhecer a história do Movimento Negro é reconhecer a história da sociedade brasileira e suas estruturas e dinâmicas.

Clique aqui para baixar o Manifesto educativo-antirracista.

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui!

Notícias relacionadas

Ver todas as notícias
Sesc RJ Flamengo estreia na Superliga Banco do Brasil Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV

Com casos de Covid-19 confirmados, Sesc RJ Flamengo adia seus próximos jogos

Veja mais
prêmio sesc de literatura

Prêmio Sesc de Literatura lança os livros vencedores de 2020 em evento virtual

Veja mais
reabertura da piscina para nado livre em são Gonçalo - nível avançado

Raia Livre: treinos de natação para nível avançado

Veja mais
reabertura da piscina para nado livre em são Gonçalo - nível intermediário

Raia Livre: treinos de natação para nível intermediário

Veja mais