Minecraft Biomas Brasileiros

Minecraft Biomas Brasileiros: brincando de aprender

Projeto Sesc+ Sustentabilidade aposta na linguagem dos games para trabalhar conteúdos com crianças do Ensino Fundamental. 

Vamos estudar os biomas brasileiros? Então vamos jogar o … Ôpa, como assim? Pois esta é a proposta do Sesc Sustentabilidade que está em plena execução nas unidades Sesc de Niterói e Três Rios. Testando uma plataforma educativa que fala a linguagem das crianças e adolescentes, o Projeto Minecraft Biomas Brasileiros está levando os participantes a conhecer as características de cada um dos seis biomas encontrados em nosso território utilizando o famoso jogo eletrônico, bem conhecido dos jovens.

Jogo mais popular do mundo
Este projeto piloto espelha-se em experiências semelhantes que unem educação e o videogame mais popular no mundo – são 200 milhões de cópias vendidas, mais de 130 milhões de jogadores ativos por mês. Outras instituições, como museus e fundações, já desenvolveram produtos com o Minecraft Education, a plataforma educacional que permite aos professores criar aulas interativas e lúdicas, utilizando o universo do jogo.

Analista do Sesc, Elvio Kamiyama conta que havia a “preocupação de “falar” a mesma linguagem das crianças através do Minecraft na sua versão education. Foi criado um mundo em que podemos explorar os seis biomas brasileiros mais o sistema costeiro e marinho”, explica.

Embora as aulas estejam acontecendo neste mês de novembro, o projeto Minecraft Biomas Brasileiros teve início em agosto, com a criação dos biomas na plataforma, a elaboração dos planos de aula e o treinamento dos professores. Nesta etapa, o Sesc RJ contou com a experiência de Francisco Tupy, doutor em Games na Educação, uma das referências mundiais na área.

O principal desafio desse projeto foi traduzir a realidade dentro do Minecraft, de modo que essa tradução do real no virtual despertasse um interesse no real. Então, houve uma série de estudos para que os biomas encontrassem uma identidade dentro do Minecraft, que tem uma linguagem conhecida, mas que tem suas particularidades e também limitações”. Responsável por outros projetos dentro do Minecrat Education que reproduzem patrimônios históricos e ambientes arquitetônicos, o professor Tupy destaca que construir a natureza, reproduzindo flora e fauna foi “desafiador, instigante e motivador”.

Mão na massa virtual
As aulas começaram em outubro nas duas unidades em que o projeto está sendo realizado. Pela Unidade de Três Rios, acontecem na Escola Municipal Marquês de Salamanca, que fica em uma comunidade rural. Crianças do 4º e 5º ano do ensino fundamental estão experimentando vivências práticas e atividades dentro dos Biomas Brasileiros no Minecraft Education e, nas palavras de Elvio, “por unanimidade, tem sido uma experiência muito divertida e educativa para elas”.

Além das crianças do Sesc +Infância de Niterói, o Minecraft Biomas está sendo utilizado também na instituição social Casa Reviver, do Morro do Estado, que fica no bairro do Ingá, em Niterói. “Por ser um jogo de construção, estas crianças têm experimentado explorar e construir em uma linguagem popular entre elas. Assim, construindo uma simples árvore, a um animal pertencente a um bioma, as crianças têm aprendido e passado por uma experiência única”, conta Elvio Kamiyama, que tem testemunhado a alegria e emoção de crianças e professores nesta aventura da descoberta de novas ferramentas de aprendizagem.

Nas duas unidades as crianças deram “start” antes de chegarem às telas, trabalhando com o tema dos biomas a partir da própria realidade, identificando e reconhecendo aspectos da flora nos espaços verdes das unidades. A partir desse contato, foram para o computador conhecer melhor a Amazônia, a Caatinga, o Cerrado, a Mata Atlântica, o Pampa e o Pantanal. São oito encontros de duas horas cada em que os alunos vão reproduzir, na plataforma, animais e plantas típicos de cada Bioma. Diante da resposta positiva do projeto, a ideia é repetir a experiência em 2022, nas áreas de abrangência das unidades que recebem o projeto.

Se você também quer utilizar o minecraft education no ensino dos Biomas Brasileiros, entre em contato conosco pelo endereço falecomagente@sescrio.org.br ou nathalliamiranda@sescrio.org.br.

A iniciativa faz parte do compromisso do Sesc RJ com a Sustentabilidade e com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU e está alinhada ao ODS 04, ODS 10, ODS 11, ODS 15.

Acompanhe nossas notícias também nas redes sociais (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ. #SescRJEducação

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Confira os contemplados!

Veja mais
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais