papo ciência

Papo Ciência: Sesc RJ lança a primeira temporada da websérie

Websérie Papo Ciência tem como objetivo a difusão da ciência ao apresentar em formato leve e linguagem acessível informações sobre conhecimentos acadêmicos formais. Primeira temporada, com 10 episódios, retratará as mulheres que tiveram grandes contribuições para a ciência. Capitulo inaugural falará sobre Elizabeth Blackwell, a primeira mulher formada em medicina nos EUA. 

O Sesc RJ lança nesta quinta-feira (20/5), às 17h, a websérie Papo Ciência em seu canal do YouTube. A primeira temporada tem como tema “Mulheres cientistas” e apresentará em cada um dos 10 episódios informações sobre a vida e o trabalho de mulheres que fizeram a diferença na ciência para o mundo. O primeiro capítulo falará sobre a médica britânica, naturalizada norte-americana, Elizabeth Blackwell (1821-1910), considerada a primeira mulher a ser formar em medicina nos Estados Unidos.

O objetivo principal da série é disseminar e aproximar o público dos conhecimentos produzidos pela humanidade, diminuindo a distância entre a formação acadêmica formal e as práticas cotidianas. Nesta primeira temporada, a ideia foi apresentar ao grande público personagens com histórias ricas e interessantes, desde cientistas premiadas com o Nobel até pesquisadoras que tiveram papel fundamental na descoberta de uma vacina contra o novo coronavírus.

Como personagens, nomes como Elizabeth Blackwell, Bertha Lutz e Marie Curie

As personagens são especialistas em diversas áreas do conhecimento, como medicina, física, química, astronomia e biologia. Alguns nomes têm a ciência de berço, como é o caso da Bertha Lutz, filha do pioneiro na área da epidemiologia Adolfo Lutz. Outros nomes estrangeiros trazem o peso de dois prêmios Nobel, como Marie Curie. São todas mulheres que venceram as limitações impostas pela sociedade em seu tempo, desde o século XIX até os dias de hoje.

A websérie foi criada em parceria entre a Coordenação de Mídias Digitais e a Gerência de Educação do Sesc RJ, especificamente o eixo de Arte, Ciência e Tecnologia. Apresentada por Marcella Guimarães, analista de Projetos Sociais do Sesc RJ, a websérie tem como formato uma edição leve e com transições rápidas de imagens com o objetivo de tornar o conteúdo mais fácil de ser consumido por celular. Os capítulos vão ao ar semanalmente, às quintas-feiras, 17h, no perfil do Sesc RJ no YouTube.

Serviço:

Websérie Papo Ciência
Primeira temporada: Mulheres Cientistas
Primeiro episódio: 20/5/2021 – 17h

Exibição: YouTube do Sesc RJ
Novos episódios: quintas-feiras, às 17h
Realização: Sesc RJ

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJ

Notícias relacionadas

Ver todas as notícias
Movimento Rio de Mãos Dadas RMD

Bicampeão olímpico Giovane Gávio apresenta live sobre a importância do esporte na formação de estudantes

Veja mais
clube sesc do livro

Clube Sesc do Livro: Literatura em Casa!

Veja mais
Mesa Brasil Sesc RJ - Doações - Morro do Turano

Mesa Brasil Sesc RJ: Três toneladas de biscoitos doadas para famílias do Morro do Turano

Veja mais
arte em cena - A pequena ponte entre a gula e a luxuria

Arte em Cena: Atriz Natasha Jascalevich, de ‘Amor de Mãe’, apresenta performance on-line

Veja mais