30-04-2019_-_sesc_educacao_madureira_-_fotos_erbs_jr._-7003
Crédito: Foto: Erbs Jr

Portal de Educação oferece acesso a projetos e metodologias inovadores

Investimento na acessibilidade garante que público variado tenha a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela instituição

A desigualdade na educação entre os países e mesmo dentro das regiões pode aumentar nos próximos anos. O alerta é da chefe de pesquisa do Centro de Pesquisa e Inovação Educacional da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Tracey Burns, em entrevista ao jornal O GLOBO, publicada no último dia 26 de janeiro.

Nesse cenário, iniciativas que vão além do ensino cotidiano podem ajudar a reverter o quadro. Lançado em 24 de fevereiro, o Portal da Educação do Sesc RJ abre ao público a possibilidade de mergulhar nos conceitos e nas metodologias inovadoras desenvolvidas em projetos, exposições, cursos e oficinas realizados no Programa Educação da instituição.

Com um design leve e objetivo, o Portal da Educação do Sesc RJ proporciona uma navegação agradável e simplificada, que facilita a busca do usuário, com acesso aos temas “Projetos e Acervos”, “Notícias”, “Publicações”, “Oficinas e Tutoriais”, “Podcasts”, “Exposições” e “Programações”. Na seção “Acontece por aqui”, o visitante pode conhecer melhor as três áreas de atuação do Sesc Educação: Arte, Ciência e Tecnologia; Pensamentos e Linguagens; e Infâncias.

De acordo com a gerente de Educação do Sesc RJ, Adriana Santos, o portal contempla tanto a educação formal quanto a não formal, representada por cursos, oficinas e palestras. A diversidade de informação tem o objetivo de incluir o maior número de pessoas possível.

Trouxemos para o portal a mesma filosofia que desenvolvemos nas nossas Unidades, um espaço de compartilhamento, lugar de fala dos participantes, acolhimento e inclusão. O portal reflete a educação participativa, o diálogo, a escuta — destaca Adriana Santos.

Ações na prática

Os projetos do Sesc R J incluem reflexões e práticas de temas diversos, como a ciência no cotidiano dos participantes, com propostas construídas com base nos conhecimentos dos grupos de crianças, jovens e adultos.

Um desses projetos é o Sesc+ Infância, atividade sistemática voltada para a faixa etária entre 6 e 13 anos, que integra crianças e responsáveis e envolve, ainda, a formação continuada das equipes e parcerias com universidades e escolas das redes estadual e municipal.

O projeto inclui também ações de mobilização com a comunidade, programações e iniciativas envolvendo as escolas regulares dos participantes.

Parceira do Sesc RJ em alguns projetos, a Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense Inez Helena Muniz Garcia ressalta que o Sesc RJ oferece conteúdo valioso para a educação, de forma gratuita:

O portal oferece ao público informações de ponta para a educação, um serviço muito importante neste momento, em especial de pandemia. O Sesc + Infância, um trabalho que eu respeito e admiro profundamente, já foi até premiado. A oferta na web é muito grande, mas no portal do Sesc RJ encontram-se informações relevantes, com acesso livre.

Entre as ações desenvolvidas pelo Sesc RJ destacam-se também o Espaço de ACT (Arte, Ciência e Tecnologia da Unidade Sesc Tijuca) e o Projeto Consciências, que desenvolve uma programação na qual professores, pesquisadores, artistas e o público debatem sobre temas como racismo, buscando caminhos e estratégias para a superação.

Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ. #SescRJ

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Centro Cultural Sesc Quitandinha

Centro Cultural Sesc Quitandinha recebe a exposição “Dos Brasis”, maior mostra dedicada à produção negra nacional

Veja mais
O Corpo Negro

O Corpo Negro: Com mais de 60 atrações, festival de dança do Sesc RJ, chega a 9 cidades do estado

Veja mais
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais