colóquio educação em foco

I Colóquio Educação em Foco

O primeiro Colóquio Educação em Foco debate os desafios da educação contemporânea. Com o tema “Transver o Mundo”, o evento é gratuito e contará com a participação de diversos profissionais e será realizado no canal do Sesc RJ no Youtube. 

Realizado pela primeira vez em ambiente online, o Colóquio Educação em Foco promove entre os dias 19 e 23 de outubro uma série de debates sobre temas de grande impacto na vida de profissionais e pesquisadores da área. Os debates serão transmitidos pelo canal do Sesc RJ no Youtube e contarão com a participação de diversos profissionais. As inscrições podem ser feitas até o dia 19/10 e darão direito a certificado ao final da participação! Confira a agenda:

Segunda, 19 de outubro de 2020

16:30
Abertura – segunda-feira – 16h30 às 18h
16h30 “Transver o Mundo”, com Claudia Tona, diretora da Escola Sesc Niterói. Pedagoga com Licenciatura Plena pela UNIRIO, especializada em psicopedagogia pela Universidade Gama Filho.

16:45
“Educação e Sensibilidade no Sesc RJ”, com Adriana Santos, gerente do Programa Educação Sesc-RJ. Pedagoga pela Uerj; pós graduada em Docência Superior pela UFRJ; especialização em Creche e Pré-escola pela PUC.

17:00
“Emoções e Sentimentos dos Educadores: o Conforto da Acolhida”, com Flávia Sorrentino Borges, psicóloga clínica, e Márcia Ferreira, psicanalista clínica. Diretoras da ACLIPSI – Atendimento Clínico Psicológico.

Terça, 20 de outubro de 2020

17:00
Tema: Contribuições essenciais da Educação na Educação Complementar à Educação Integral 17h Contextualização: A Prática no Sesc+ Infância, com Rafael Neri – professor do Sesc+ Infância Niterói

17:10
Mesa 1: Educação Também se Faz Fora da Sala de aula, com o prof. Jacy Marques Passos, Mestrando em processos Formativos e Desigualdades Sociais; pós-Graduado em Docência Gestão do Ensino Superior; professor notório Saber na Especialização em Pedagogia Social para o Século XXI – PIPAS – UFF.

17:20
Mesa 2: Ocupando Territórios: Arte na Escola e Mais Além, com a profª Carla Giovana Rolim, Graduada em Educação Artística e em Ensino da Arte; pós graduada em Estética Moderna e Contemporânea pelo Centro Universitário de Barra Mansa; professora, atua como Articuladora de Arte e Assessora do ensino Fundamental II – SME/Barra Mansa.

17:40
Compartilhamento de ideias Mediação: Anne Gladys, professora do Sesc+ Infância de Ramos e Engenho de Dentro, e Daiana Pereira das Chagas, pedagoga e neuropsicopedagoga. Pós graduanda em psicomotricidade e professora do Sesc+ Infância de Madureira.

Quarta, 21 de outubro de 2020

17:00
Mesa Redonda: 21/10 – quarta-feira – 17h às 18h Tema: O espaço da leitura e escrita na Educação Remota 17h Mesa 1: Experiências Docentes, Educação a Distância e Pesquisa em Tempos de Pandemia, com a profa. Kátia Santana, Graduada em História; mestre em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); professora do curso de graduação em História na Fundação Educacional Unificada Campograndense (FEUC); Tutora de EAD (UNIABEU Centro Universitário).

17:20
Mesa 2: O Uso do Cinema como Fonte e suas Interconexões com as Práticas Pedagógicas com Profa. Dra. Monica Ferreira Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; mestre em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; doutora em Ciências Humanas (Especialização em Antropologia Cultural) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro;

17:40
Compartilhamento de ideias Mediação: Leila Tavares, coordenadora pedagógica da Escola Sesc Nova Iguaçu, e Amanda Montenegro, professora do projeto Sesc+ Infância Nova Iguaçu.

Quinta, 22 de outubro de 2020

17:00
Mesa Redonda: 22/10 – sexta-feira – 17h às 18h Tema: Linguagens Especiais em Educação 17h Mesa 1 – Floresta Educadora: a Criança, o Adulto e a Natureza em Contexto Educativo. Com Rafael Crooz Mestre em Educação e Sociedade (ISCTE-IUL); assessor institucional do UBM-Centro Universitário de Barra Mansa e idealizador do projeto Floresta-Escola UBM; ator formado pela UniRio; educador e Forest School leader;

17:20
Mesa 2: Estratégias para uma Educação Abrangente com Profa Ana Cláudia Torturelo Graduada em Estudos Sociais pela UGB; Especialista em Psicopedagogia;

17:40
Compartilhamento de ideias Mediação: Jessica Maia Professora da Educação Infantil da Escola Sesc Niterói. Graduada em Pedagogia e pós graduada em psicopedagogia clínica e institucional, com experiência 7 em mediação na Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Sexta, 23 de outubro de 2020

17:00
Mesa Redonda: 23/10 – quinta-feira – 17h às 18h Tema: Autonomia e Protagonismo na educação global dos sujeitos 17h Mesa 1: Agrupamentos Multi- idade na Educação Infantil com Profa Adriana Da Mata Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense; integrante do Grupo de Pesquisa Linguagem, cultura e práticas educativas na UFF; coordenadora do curso de extensão Saberes e fazeres com os cotidianos escolares e suas infâncias: diálogos no miudinho; professora de Educação Infantil do Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI/UFF).

17:20
Mesa 2: A Formação do Leitor – autor na Escola com Profa Andréa Serpa Pedagoga formada pela UFRJ; mestre e Doutora em Educação pela UFF; professora Adjunta da Faculdade de Educação UFF; coordenadora do Laboratório de Brinquedos FEUFF; professora das Disciplinas de Alfabetização e Avaliação Escolar e dos projetos de extensão Contar&Encantar: a formação do professor Encantador de Histórias e Brincantes: a formação do professor que Brinca.

17:40
Compartilhamento de ideias Mediação: Francisca Wandresa Bruno Professora da Educação Infantil da Escola Sesc Niterói. Licenciada em Pedagogia pela UECE ( Universidade Estadual do Ceará); Pós- Graduada em psicopedagogia 8 clínica e institucional pela FMG ( Faculdade Metodista Granbery/ *Juiz de Fora/ MG); cursando pós- Graduação em Neurociência pela Unicesumar/ Maringá/ Paraná. Patrícia Rocha Professora da Educação Infantil da Escola Sesc Nova Iguaçu. Graduada em Pedagogia pela Unisuam e escritora.

Inscreva-se e participe do 1º Colóquio Educação em Foco!

Fique por dentro das iniciativas de Educação do Sesc RJ clicando aqui!

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Centro Cultural Sesc Quitandinha

Centro Cultural Sesc Quitandinha recebe a exposição “Dos Brasis”, maior mostra dedicada à produção negra nacional

Veja mais
O Corpo Negro

O Corpo Negro: Com mais de 60 atrações, festival de dança do Sesc RJ, chega a 9 cidades do estado

Veja mais
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais