Conferência Europeia da IPA
Crédito: Getty Images

Projeto do Sesc RJ é selecionado para conferência europeia sobre brincar

“Meninas cientistas num mundo líquido”, desenvolvido nas unidades de Campos, Niterói e Engenho de Dentro, foi um dos 18 escolhidos. Projeto levou experiências lúdicas a crianças em isolamento social por meio das plataformas digitais. 

O Sesc RJ teve um projeto selecionado para ser apresentado na Conferência Europeia da IPA (Associação Internacional pelo Direito de Brincar), que acontece na cidade de Cascais, Portugal, entre esta sexta-feira (28/5) e domingo (30). Nesta edição, o evento, um dos mais importantes do mundo sobre o assunto, traz como tema “Brincar na Incerteza e para o Desafio”.

Intitulado “Meninas cientistas num mundo líquido”, o trabalho do Sesc RJ está entre os 18 que serão apresentados no domingo, dia 30/5, a partir das 10h30 (6h30 no horário de Brasília). Provenientes de diversos países, eles abordam experiências realizadas em ambiente digital de forma segura e que equilibram a exposição das crianças aos recursos tecnológico e ao brincar. Para informações sobre as apresentações, clique aqui.

O trabalho do Sesc RJ foi desenvolvido nas unidades de Campos, Niterói e Engenho de Dentro no âmbito do Sesc+ Infância – projeto de Educação Complementar em que são oferecidas atividades no turno inverso escolar para crianças de famílias de baixa renda.

“Meninas cientistas num mundo líquido” dividiu-se em três ações simultâneas. Uma delas foi uma websérie em que a pesquisadora Márcia Barbosa (uma das sete cientistas que mudaram o mundo em 2020, segundo a ONU Mulher) responde a questionamentos dos jovens sobre ciências, adequando o vocabulário ao público infantil. Nos Laboratórios Brincantes Virtuais, o professor e doutorando em Ensino de Ciências, Lucas Peres, abordou conhecimentos sobre as propriedades da água por meio de experimentos e brincadeira, levando em consideração as vivências cotidianas dos jovens. Por fim, encontros virtuais sistemáticos estimularam habilidades investigativas e o desdobramento das pesquisas, garantindo a contextualização necessária para novas aprendizagens e suporte aos registros.

“Em tempos de liquidez, inconstâncias contemporâneas, desponta o mundo das mulheres que fazem Ciência, mas que precisam ultrapassar uma série de obstáculos apenas por serem mulheres. Meninas Cientistas Num Mundo Líquido tem por missão inspirar meninas a conhecerem, valorizarem e desenvolverem seu lado científico, conquistando o espaço que lhes é devido. Entretanto, a participação ativa na construção do ser social é de todos. Assim, de forma cooperativa, são organizadas atividades que possibilitem investigar, pesquisar, desenvolver e compartilhar experimentos virtuais, porém com significado, contando com parceiros cientistas, além dos Especialistas em Educação mediadores do projeto”, explicam os autores do trabalho, na justificativa.

Além de “Meninas cientistas num mundo líquido”, o Sesc RJ submeteu outros três trabalhos à Conferência: “Pindorama – Letramento Brincante” e “Entre Nós – Relação Família-escola”, ambos de Niterói, e “Projeto Sesc+ Infância: um brincar emancipatório”, de Nova Iguaçu. Eles foram selecionados para compor a publicação da brochura digital sobre a Conferência.

Serviço:

Conferência Europeia da IPA (Associação Internacional pelo Direito de Brincar)
Apresentação de “Meninas cientistas num mundo líquido” – Sesc RJ
Dia 30/5/2021 (domingo) – 6h30 (horário de Brasília)
Para informações sobre as apresentações, clique aqui.

Responsáveis pelo projeto:
Professores Sesc+ Infância:
Anne Gladys Rangel – Engenho de Dentro
Rafael Coutinho Neri – Niterói
Taís Fernanda Oliveira – Campos

Coordenação:
Claudia Tona – Diretora da Escola Sesc Niterói

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJEducação

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais
Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Rio Artes: O Sesc RJ te leva para a tradicional feira de economia criativa

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais volta à Praça XV, no Rio, com show de Teresa Cristina

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Veja mais