Sesc Orgulho Nerd Semana Sesc do Orgulho Nerd

Semana Sesc do Orgulho Nerd

Saiba mais sobre a Semana Sesc do Orgulho Nerd, projeto que reconhece e contribui com os aspectos para a valorização da educação brasileira, incentiva atividades culturais, colabora com debates e, ainda, evidencia a pluralidade de métodos para a divulgação científica nos dias de hoje.

A estreia do filme Star Wars 25 de maio de 1977 serviu de referência para a decolagem do Dia do Orgulho Nerd e Geek. Desde 2001, os fãs de “O Guia do Mochileiro das Galáxias” homenageiam o autor, Douglas Adams nessa mesma data, chamando de “Dia da Toalha”, alusão aos livros. O termo geek, que aparece como sinônimo de nerd, é usado para chamar os jovens com interesse em computadores, jogos eletrônicos e novas tecnologias.

A tribo dos nerds cresceu muito e conquistou o universo. Suas tradições e opções de lazer, antes ironizadas, acabaram entrando para a cultura mundial, como “o buraco negro absorve a matéria” – Documentário A Revolução dos Nerds, em 2012. A cultura nerd nos últimos anos é destaque em séries, documentários e filmes. Suas abordagens e reflexões científicas despertam o interesse do público jovem e contribuem para a educação através da cultura pop.

A pesquisadora do assunto Patrícia Matos destaca:
É possível perceber que, à medida que nerds e geeks passaram a se autoproclamar orgulhosamente como tais, expressões como “nerd power” e “orgulho nerd”, comprovadamente, deixaram de ser insulto e se tornaram elogio em determinados contextos. […] (2014, pág.12)

Em 2020, na segunda edição da Semana Sesc do Orgulho Nerd chegou ao público de uma forma diferente, ajustada à nova realidade, no formato online. A distância apenas impõe barreiras físicas, mas não impede que o trabalho realizado pelo Sesc RJ chegue ao público. Utilizando tecnologia, competência e comprometimento, os objetivos surpreenderam. Esse ano, a Semana Sesc do Orgulho Nerd será apresentada como projeto estratégico e parte do Programa de Educação em Arte, Ciência e Tecnologia.

Na sua primeira edição, em 2019, o evento se conectou ao público apaixonado por cultura pop, tecnologia e quadrinhos, combinando entretenimento com debates educativos e oficinas com propostas maker. O resultado em 2020 superou as expectativas do Sesc RJ que estimava cinco mil atendimentos e alcançou o total de oito mil atendimentos.

Neste ano, de 25 a 29/5, nossas programações serão realizadas nas redes sociais do Sesc RJ e no Instagram das Unidades participantes, fortalecendo as atividades entre lives, apresentações artísticas, rodas de conversas, palestras, debates, oficinas, vídeos e publicação de conteúdos educativos, como quiz e cards interativos.

Essa nova edição virtual da Semana Sesc do Orgulho Nerd tem como objetivo o máximo engajamento e interação com o público nas redes sociais, a determinação para divulgar a marca Sesc RJ, suas ações e missões institucionais, além do foco na ampliação dos debates temáticos. A programação será dividida em cinco arenas: Arena Cultura Nerd, Arena Dubladores e Dublagens, Arena Quadrinhos e HQ’s, Arena Cosplay e Arena BXD Gamers.

A Semana Sesc do Orgulho Nerd é um projeto que reconhece e contribui com os aspectos para a valorização da educação brasileira, incentiva atividades culturais, colabora com debates e, ainda, evidencia a pluralidade de métodos para a divulgação científica nos dias de hoje.

Colaboradores das Unidades Sesc RJ: Diogo Villa, David Brito e Wanderson Santos

Clique aqui e confira a programação completa! Participe!

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJ

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais
Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Rio Artes: O Sesc RJ te leva para a tradicional feira de economia criativa

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais volta à Praça XV, no Rio, com show de Teresa Cristina

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Veja mais