Sesc+ Infância

Teatro musical criado por estudantes do Sesc+ Infância vira história em quadrinhos

Livro será lançado no dia 28 de abril, no IFF Guarus, durante o 15º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica. 

O teatro musical “Aventuras através do Espaço-Tempo”, criado e protagonizado por crianças que fazem parte do projeto Sesc+ Infância em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, virou uma história em quadrinhos. O livro será lançado na próxima sexta-feira (28/04), durante o 15º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, que vai acontecer no município.

A publicação é um desdobramento das atividades do AstroCampos, o clube de astronomia do Sesc+ Infância, que oferece a crianças de 6 a 12 anos atividades educativas no contraturno. No ano passado, foi proposto aos estudantes o desafio de criarem uma obra autoral artística, por meio da qual deveriam elaborar e interpretar elementos teatrais com temas científicos. Foi utilizado o método educativo interdisciplinar Write A Science Opera (WASO), desenvolvido pela Western Norway University of Applied Sciences, na Noruega, e aplicado mundialmente em escolas públicas através do projeto Global Science Opera (GSO).

Durante o processo de construção da peça teatral, as crianças desenvolveram o enredo, criaram os personagens, a caracterização, a confecção do cenário utilizando materiais de reuso, bem como escolheram os ritmos musicais brasileiros que seriam utilizados no teatro. Seis músicas foram compostas pelos próprios estudantes. Todo esse trabalho, orientado pela professora Taís Fernanda Oliveira Ribeiro, com a participação dos professores Ricardo Portal Alves e Késia de Oliveira Barbosa, culminou na apresentação do espetáculo em dezembro do ano passado.

A peça teatral narra a história de Alves e Fernandes, astronautas em missão, enviados para solucionar uma repentina ameaça que compromete a segurança da humanidade.  O texto original foi a adaptado e ganhou a forma de história em quadrinhos, modelo escolhido pelo grupo do projeto, abrindo a oportunidade para que eles também pudessem elaborar as ilustrações do livro.

Além da história em quadrinhos, outra publicação que aborda o roteiro teatral e o processo pedagógico também foi produzida a partir do projeto. A obra detalha o roteiro teatral, com os diálogos e as orientações do que deve ser feito no palco, contém imagens da apresentação feita pelos estudantes, ilustrações e até QR Codes que permitem ao leitor ouvir a trilha sonora das cenas. O livro ainda fornece informações sobre o processo pedagógico e criativo de concepção do espetáculo, detalhando como tudo começou e as etapas de aplicação do método WASO.

“Esse trabalho evidencia as potencialidades das crianças em suas trajetórias de moldar e reinventar a realidade através do brincar, revelando quão bonitas são as descobertas de crianças sobre os mistérios astronômicos. A expectativa é que esse material inspire educadores a aplicarem iniciativa pedagógica semelhante em suas escolas”, afirma a professora Taís Fernanda Oliveira Ribeiro, que coordena o clube AstroCampos do projeto Sesc+ Infância, em Campos.

Os dois livros, com versões digitais em português e em inglês, estão disponíveis para download gratuito no site portaldaeducacao.sescrio.org.br/publicacoes/astrocampos. A história em quadrinhos, em versão imprensa, será lançada no dia 28 de abril, às 17h30, durante o 15º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, no campus do Instituto Federal Fluminense (IFF), em Guarus. As crianças autoras da obra vão participar do evento e de uma sessão de autógrafos.

Sobre o Sesc+ Infância
O Sesc+ Infância é uma iniciativa do Sesc RJ que oferece, nas suas unidades, atividades sistemáticas no contraturno escolar para crianças entre 6 e 13 anos. Por meio de brincadeiras e convívio social, as atividades ajudam a desenvolver conhecimentos, dão autonomia, estimulam a criatividade e o reconhecimento das crianças como cidadãs atuantes na sociedade.

Serviço:
Lançamento da história em quadrinhos “Aventuras através do Espaço-Tempo”
Data: 28/04, às 17h30.
Local: Instituto Federal Fluminense (IFF), campus Guarus.
Entrada franca.

Acompanhe nossas notícias também nas redes sociais (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ. #SescRJ

Outras Notícias

Ver todas as notícias
O Corpo Negro

O Corpo Negro: Com mais de 60 atrações, festival de dança do Sesc RJ, chega a 9 cidades do estado

Veja mais
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Confira os contemplados!

Veja mais