cursos gratuitos
Crédito: Getty Images

Sesc RJ abre inscrições em cursos gratuitos para profissionais de educação e licenciandos

Embora dirigidos para professores e estudantes de licenciaturas, os cursos são gratuitos e abertos aos interessados de áreas afins. Todos são oferecidos em ambiente virtual.

O Sesc RJ abre nesta segunda-feira (16/8) inscrições para cinco cursos gratuitos voltados para profissionais de educação, licenciandos e interessados de áreas afins: Aprendizagem baseada em projetos na Educação Matemática; Tecnologias educacionais; Educação e Cultura Maker; Práticas de leitura e escrita em Língua Portuguesa: prosa e verso; e Ensino da Arte: pensamentos e práticas na Educação Básica. Todos serão oferecidos em ambiente virtual, com início em setembro.

Os cursos têm duração de 20 horas, com quatro módulos de 2 horas. Além das aulas síncronas (ao vivo), a formação contempla palestras on-line, atividades culturais e material de apoio (vídeos, textos e podcasts e outros). A solicitação de pré-inscrição deve ser enviada para o e-mail ead@sescrio.org.br com nome completo, escola em que trabalha, segmento escolar de atuação e o curso desejado.

Já para outubro e novembro, estão previstos mais três cursos: Metodologias Ativas nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, Debate Docente em Foco: o ensino de Ciências Naturais no século XXI e Formação Continuada para professores de Línguas Adicionais: propostas teórico-práticas. Para estes, as inscrições serão abertas em 10 de setembro e 8 de outubro, respectivamente.

Rio de Mãos Dadas
Os cursos integram a campanha Rio de Mãos Dadas, conjunto de ações do Sistema Fecomércio RJ (Sesc RJ e Senac RJ) que visam a envolver as pessoas em um clima de positividade em 2021 para superar os impactos da pandemia da Covid-19.

Inscrições:
Período: 16 a 24 de agosto
A solicitação deve ser enviada para ead@sescrio.org.br com:

  • Nome Completo
  • Escola em que trabalha
  • Segmento escolar em que atua
  • Curso desejado

SAIBA MAIS SOBRE OS CURSOS OFERECIDOS EM SETEMBRO:

  1. Aprendizagem baseada em projetos na Educação Matemática
    Pretende-se abordar diferentes projetos na Educação Matemática com ênfase em metodologias que desenvolvam a autonomia, o pensamento crítico e criativo. Para tal, analisaremos desde o panorama histórico e teórico até o prático, buscando vivenciar uma oficina de aprendizagem por projetos sob estudos de casos personalizados para os participantes.
    Datas: 1/09, 8/09, 15/09, 22/09 e 29/09
    Horário: 18h às 20h
  1. Tecnologias Educacionais
    Apresentaremos tecnologias e dispositivos que possam auxiliar e instrumentalizar os docentes em suas práticas educativas cotidianas, buscando a inovação e a facilitação do processo de ensino-aprendizagem. Diante do cenário decorrente da pandemia do COVID-19, a urgente necessidade de formação/atualização dos docentes ao que tange o domínio e interação com o mundo virtual e tecnológico.
    Datas: 1/09, 8/09, 15/09, 22/09 e 29/09
    Horário: 18h às 20h
  1. Educação e Cultura Maker
    A revolução tecnológica que assistimos nos últimos anos tem impactado diretamente nossas relações sociais e a maneira que devemos estar no mundo. Toda esta revolução tem promovido deslocamentos e exigido uma educação que dialogue e instrumentalize as pessoas com todo este aparato e inovação tecnológica, sob pena de exclusão digital daqueles que não acompanharem este processo. O desafio da trajetória educativa, nos dias atuais, é tornar-se mais significativo, promovendo conexões com o mundo e as pessoas, por meio de pedagogias progressistas que buscam evidenciar o protagonismo dos aprendentes na resolução de problemas reais do cotidiano. Rompendo, assim, com estruturas de poder tradicionais e contribuindo para o seu empoderamento.
    Datas: 1/09, 8/09, 15/09, 22/09 e 29/09
    Horário: 18h às 20h
  1. Práticas de leitura e escrita em Língua Portuguesa: prosa e verso
    Pretende-se compartilhar estratégias didáticas de leitura e escrita, a partir do uso de metodologias ativas, a fim de proporcionar uma reflexão sobre a prática de ensino que considere o estudante como protagonista em sua relação com os textos.
    Datas: 8/09, 15/09, 22/09, 29/09 e 06/10
    Horário: 18h às 20h
  1. Ensino da Arte: pensamentos e práticas na Educação Básica
    O curso pretende promover reflexões para construção de estratégias metodológicas, a partir de experiências práticas, para o ensino da Arte. Serão oferecidas oficinas temáticas nas linguagens de Artes Cênicas, Visuais e Música. Contextualizações teóricas também serão abordadas durante o curso.
    Datas: 15/09, 22/09, 29/09, 06/10 e 13/10
    Horário: 18h às 20h

Acompanhe nossas notícias e nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook) para saber mais informações. #SescRJEducação

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Teatro Múcio da Paixão

Teatro Múcio da Paixão, no Sesc Campos, será aberto ao público no dia 11 de dezembro depois de reforma

Veja mais
comprovação de vacinação

Apresentação de comprovação de vacinação contra Covid-19 nos espaços Sesc RJ

Veja mais
Descolonizando a ciência

Escritores Monique Malcher e Edimilson de Almeida Pereira levam os maiores prêmios literários do país 

Veja mais
Natal Sesc RJ

Natal Sesc RJ: Acendimento das luzes e programação na Praça Getúlio Vargas abrem o projeto em São João de Meriti neste sábado

Veja mais