atividades físicas em casa
Crédito: Em Casa Com o Sesc

Cinco atividades físicas que você pode praticar sem sair de casa

Com a recomendação de isolamento social da Organização Mundial de Saúde, treinar em casa tem sido a melhor saída para manter o corpo ativo.

E fazer atividades físicas é muito importante para a saúde e o bem-estar de todos nós. E muitos brasileiros estão recorrendo à prática de exercícios em casa como forma de manter a saúde física e mental em tempos de pandemia. Mas é preciso escolher bem as atividades que podem ser feitas no espaço que você tem disponível e as que se adequam ao seu perfil. Uma das alternativas é buscar exercícios simples, como subir escadas, pular corda, dançar, entre outras possibilidades mais elaboradas.

A nossa equipe de Lazer tem feito, regularmente, uma série de vídeos com treinos e sugestões de atividades para você. Veja aqui uma seleção para começar:

1 – Pilates – O pilates é uma atividade que propõe a perfeita coordenação entre corpo, mente e espírito, e ainda melhora a capacidade cardiorrespiratória, favorece a autoestima e a motivação A instrutora Kamilla Medeiros propõe exercícios de respiração, consciência corporal e resistência abdominal no nosso Youtube:

2 – Ginástica – Pra quem gosta mesmo é do tradicional, a boa é recorrer a exercícios mais simples de ginástica. O nosso instrutor de musculação Daniel Carnevale caprichou na série de ginástica para você fazer em casa e manter o seu corpo ativo durante esse período. E tem outros vídeos lá no Youtube também:

3 – Ioga – Uma atividade milenar, que integra corpo e mente e pode controlar a ansiedade, prevenir a depressão, combater a insônia e aumentar a produtividade do cérebro. No vídeo a seguir, Clarisse Pereira, instrutora do Sesc Copacabana, ensina uma sequência de posturas para aliviar as dores lombares.

4 – Alongamento: Se você nunca se exercitou antes ou anda sedentário, ou mesmo para quem está acostumado, o alongamento é fundamental para evitar contusões. O instrutor Eduardo, da academia do Sesc Três Rios, ensina diferentes exercícios de alongamento para te ajudar a iniciar corretamente a sua rotina de atividades físicas.

5 – Tai Chi Chuan – O Tai Chi Chuan é uma arte milenar chinesa que tem como objetivo principal o equilíbrio físico e mental, e pode ser um aliado importante em tempos de isolamento social. No vídeo a seguir, o instrutor Venceslau Cardoso apresenta sua primeira aula de Tai Chi Chuan para quem quiser experimentar.

Você pode encontrar sugestões de exercícios para fazer sem sair de casa nas séries AtiviSesc e Em Casa com o Sesc, disponíveis no nosso canal no Youtube. Acesse nossas redes sociais e aproveite!

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais
Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Rio Artes: O Sesc RJ te leva para a tradicional feira de economia criativa

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais volta à Praça XV, no Rio, com show de Teresa Cristina

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Veja mais