Congresso MOVE: Evento internacional debaterá práticas esportivas e desafios contemporâneos no Sesc Copacabana

Entre os dias 20 e 25 de setembro o Sesc RJ e Sesc SP promovem o Congresso MOVE, com a temática “Esporte 4.0 – Tendências e relevância de uma sociedade em transformação”. O evento pretende qualificar profissionais do esporte a atuarem com foco no desenvolvimento humano e social, considerando e incorporando as inovações e os desafios da sociedade atual.

O uso da tecnologia na prática esportiva, o conceito de diversidade aplicado ao esporte e  atividades físicas sustentáveis às mudanças climáticas são alguns dos temas a serem discutidos. Todos estão, de algum modo, presentes no próprio conceito de Esporte 4.0, que engloba a utilização de novas ferramentas e comportamentos, propondo uma abordagem inovadora, em sintonia com questões atuais e metas como as propostas pela ONU (Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável – ODS). Ou seja: totalmente alinhado com as Diretrizes Gerais e Planejamento Estratégico do Sesc, como lembra Gabriel Rosalba, da Gerência de Lazer do Sesc RJ: “Os temas propostos no Congresso promovem o esporte e o lazer na formação da educação, inclusão, cooperação, saúde e bem-estar do indivíduo, através das relações entre teorias e práticas educativas, além de experiências de ações envolvidas”, avalia.

O Congresso MOVE está sendo realizado pelos Sesc RJ e SP em parceria com a ISCA (International Sport and Culture Association), uma associação sem fins lucrativos que reúne entidades voltadas para o esporte e atividades recreativas em todo o mundo. Como relembra Maria Luiza Dias, representante da ISCA: “o Sesc se tornou membro em 2008 e desde então vem realizando uma série de iniciativas em conjunto com a ISCA, como o Fórum Internacional de Ginastica para Todos, a Campanha Move Brasil que se desdobrou na Semana Move a qual o Sesc lidera aqui na América Latina, entre outros”, afirma.

A escolha do tema “Esporte 4.0” atende necessidades crescentes na área desportiva, ainda pouco voltada para aspectos como cidadania ou sustentabilidade: “Tanto a ISCA quanto o Sesc aceitaram o desafio de abordar temas de muita relevância na sociedade atual, discussões sobre o  esporte e suas perspectivas de não somente promover a saúde individual e coletiva, mas também mediar a relação das pessoas em um mundo de grandes transformações sociais”, defende Maria Luiza. Gabriel Rosalba complementa: “Pretendemos mostrar que o ambiente esportivo é influenciado pelos acontecimentos da sociedade, mas também que a sociedade pode ser modificada pelas ações realizadas no ambiente esportivo”.

O Congresso MOVE contará com mesas de debates, palestras e, claro, atividades físicas. O lançamento acontece no Sesc Pompeia em São Paulo, no dia 20 de setembro, com palestras de especialistas da área.

Outra cerimônia de abertura acontece no dia 23 de setembro no Rio, com palestra máster do treinador de alta performance, Joel Jota. A participação de convidados da Argentina, Cuba, Chile e outros países da América Latina favorece o intercâmbio entre diferentes realidades do esporte. Personalidades do esporte nacional, como a  nadadora Etiene Medeiros e Giovane Gávio, do vôlei, também estão entre os participantes.

O Congresso MOVE acontece no Sesc Copacabana, as inscrições serão gratuitas e abrirão em breve através do site do Sesc RJ. O evento está aberto a todos os profissionais da área e as vagas são limitadas.

Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais
Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Rio Artes: O Sesc RJ te leva para a tradicional feira de economia criativa

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais volta à Praça XV, no Rio, com show de Teresa Cristina

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Veja mais