Turismo Social - passeio no Cristo Redentor. Foto de Helio Melo

De braços abertos e com segurança: o Turismo Social retoma os grupos de receptivos

O primeiro passeio da nova temporada foi realizado no sábado (28/11) com um grupo de 26 turistas, vindas do Rio Grande do Sul para o Hotel Sesc Copacabana.

No último sábado (28/11), nossa equipe de Turismo Social se mobilizou numa missão pra lá de especial: retomar o serviço receptivo de grupos em um lindo passeio pelo Cristo Redentor, Theatro Municipal, Centro Histórico, Escadaria Selarón e Arcos da Lapa. O grupo de 26 visitantes veio do Sesc Rio Grande do Sul e contou com a sorte de encontrar um belo dia de sol na Cidade Maravilhosa. O serviço seguiu todos os protocolos de saúde e segurança necessários em época de Covid-19.

Passeio do Turismo Social ao Cristo Redentor - grupo receptivo
Turismo Social do Sesc RJ retoma os passeios com receptivos de grupos. Turistas do RS visitaram o Cristo Redentor, entre outros lugares na cidade do Rio de Janeiro. Foto de Hélio Melo.

O Turismo Receptivo de Grupos é um serviço especializado, feito de forma direcionada, para que os participantes tenham uma experiência personalizada. São roteiros adaptados para grupos vindos de outros municípios e que se hospedam na Rede de Hotéis do Sesc RJ.  Ideal para quem está em busca de atrações turísticas recreativas, sociais, culturais, ambientais e educacionais. Os passeios são planejados de forma a estimular a valorização das pessoas por meio de suas vivências.

“Estou amando o Rio! Sempre quis conhecer, mas é a primeira vez que consigo achar vaga compatível com minha agenda, já que agora sou aposentada. Subi o Cristo e consumi nas lojinhas de artesanato pra incentivar os colegas comerciários: comprei terços de pedrinhas, já que sou católica e outros presentes”, contou a comerciária aposentada Elizabeth Aquino, de 67 anos, que é usuária do Sesc RS desde 1978. “Eu amo vender, o comércio é a coisa mais maravilhosa do mundo. E no Sesc RS, a gente sempre teve serviço odontológico, assistência psicológica, mantendo o comerciário amparado para estar sempre de bem com a vida e pronto para receber nossos clientes”.

A atividade do Turismo Social marca também a sinergia entre os regionais, para voltar a cumprir nosso propósito mesmo em tempos de crise. “Para nós, do Sesc RS é um prazer estarmos aqui com essa receptividade que a gente teve. Reforça nosso propósito, que é cuidar, emocionar e fazer as pessoas felizes. É sempre maravilhoso proporcionar esses momentos especiais para as pessoas. Hoje, estou aqui como cliente e fico muito grata pela hospitalidade e preparo da equipe do Sesc RJ”, comemorou Adriana Marques Linadarkis Pires, subgerente do Sesc São Leopoldo (RS).

A atividade de Turismo é de fundamental importância para a retomada econômica no Estado. Segundo o IBGE, o setor  tem 21 atividades, que se somam a 191 compartilhadas, 142 indiretas e, em situações de mercado aquecido, outras 217 se beneficiam, totalizando, portanto, 571 setores, como hotelaria,  gastronomia, agências de viagens, operadores turísticos, eventos, gestão de espaços culturais, parques de diversão e temáticos, entre outras possibilidades.

Os hotéis da Rede Sesc RJ, através da atividade Receptivo de Grupo, fazem parte da cadeia do turismo, promovendo efetivamente o desenvolvimento econômico e social em diversas regiões do Rio de Janeiro e múltiplos setores da economia, impulsionando e desenvolvendo o Trade Turístico.

O Hotel Sesc Copacabana é um grande referencial nesse sentido, pela sua localização privilegiada na cidade.

“O trabalho do guia é fundamental para a excelência do serviço, sendo nosso canal direto com esse público, para proporcionar uma experiência ainda mais próxima do cotidiano da cidade, seguindo um rigoroso protocolo de segurança em prevenção à Covid-19, tanto para o nosso cliente quanto para o colaborador”, explica Mônica Velasques, analista de Turismo Social do Sesc RJ.

Monica destaca ainda que “a retomada de passeios do Turismo Receptivo se complementa com o trabalho da Fecomércio RJ, junto a várias entidades públicas e particulares, para melhorar a economia do Estado. Ter os hotéis de portas abertas, com o Turismo Social funcionando resgata a vocação turística do Estado do Rio de Janeiro”.

E finaliza comemorando este novo momento na instituição: “estamos muito felizes com essa retomada, ela nos dá força para acreditar em dias melhores na esfera econômica, por movimentar o entorno dos hotéis com atividades de consumo gastronômico e cultural. Já temos diversos grupos de receptivo pré-agendados para 2021 e esperamos que esse número possa melhorar com a chegada de uma vacina”.

Como participar?

O roteiro é exclusivo para grupos, que devem, primeiramente fazer a reserva em um dos hotéis da rede Sesc RJ: Sesc Copacabana, Sesc Alpina, Sesc Nova Friburgo e Sesc Nogueira. Em seguida, o responsável pelo grupo deve manifestar o interesse no receptivo de grupos para desenhar junto à nossa equipe o roteiro adaptado para o grupo.

Já os hóspedes dos nossos hotéis que não vierem com grupos têm direito às atividades de Turismo Emissivo, que devem ser retomadas em breve. Se você é hóspede da Rede de Hotéis Sesc RJ, procure a recepção do seu hotel para obter mais informações e acompanhe também a programação da Unidade Hoteleira em que você está ou vai ficar.

*Matéria escrita por Taiane Cordeiro, especial para o Sesc RJ

Clique aqui e conheça um pouco mais as ações do Turismo Social

Leia mais sobre os nossos Hotéis Sesc 😉

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais
Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Rio Artes: O Sesc RJ te leva para a tradicional feira de economia criativa

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais volta à Praça XV, no Rio, com show de Teresa Cristina

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Veja mais