unidade híbrida Sesc-SenacRio das Ostras
Crédito: Wikimedia Commons

Rio das Ostras: cidade recebe primeira unidade Sesc/Senac

A parceria entre o “Sistema S” e a Prefeitura de Rio das Ostras está consolidada. Nesta segunda, 17, as instituições assinaram dois importantes termos que vão ampliar as oportunidades de trabalho e bem-estar para centenas de famílias. Um dos termos é relativo à doação do terreno pelo Município para a construção da primeira unidade híbrida Sesc/Senac do Estado do Rio de Janeiro. O segundo termo autoriza o Sesc a gerenciar o Centro de Qualificação Gastronômica José Hugo Celidônio, antiga Padaria Escola, instalada no Parque da Cidade, em Nova Cidade.

A cerimônia aconteceu na Praça José Pereira Câmara, no Centro, com a presença do vice-prefeito, Luiz Antônio França Ferraz, vereadores, secretários municipais e representantes da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro e do Sindicato do Comércio. Nesse mesmo dia, o Sesc e a Prefeitura realizaram a abertura oficial de dois importantes serviços de saúde gratuitos por meio das unidades móveis Sesc Mulher e OdontoSesc.

Nossas ações em Rio das Ostras só deram certo porque encontramos uma Administração Municipal com vontade de realizar junto com a gente. É muito bom participar de parcerias que ampliam o bem-estar das pessoas”, disse Antônio Florêncio de Queiroz Junior, presidente da Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado do Rio de Janeiro.

Durante a cerimônia foi anunciada mais uma edição do Sesc Verão em janeiro de 2023. “Eu sempre digo que nossa gestão de turismo aconteceu antes e depois do Sesc Verão. O projeto trouxe mais qualidade na programação de verão para nossa população e visitantes”, disse Aurora Siqueira, secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

PARCERIAS – Além do Sesc Verão, o Sesc trouxe, durante a pandemia, o Projeto “Mesa no Campo”, do Programa de segurança alimentar e nutricional “Mesa Brasil”, do Sesc-RJ, para a entrega de toneladas de cestas básicas para instituições que atendiam famílias em situação de vulnerabilidade social.

No esporte, foi trazido e mantido também para 2022, o projeto Rede Sesc + Esporte com aulas gratuitas de modalidades esportivas para crianças e adolescentes das escolas municipais e projetos esportivos do Município. Foram contemplados mais de 2500 alunos, com idade entre 10 e 17 anos.

O Sesc RJ fornece uniformes, materiais esportivos, ambientação e coordenação técnica, vivências e palestras inspiradoras de atletas de ponta, voltadas para professores e alunos. E o Município cede a estrutura física e os professores para a realização do projeto, e fica responsável pelo processo de inscrição.

No lazer e entretenimento, o Sesc apoiou o Rio das Jazz Ostras Jazz & Blues Festival, mantendo o evento como um dos mais conceituados pela crítica especializada.

SESC MULHER – A parceria Sesc e Prefeitura está viabilizando a realização de mamografias e preventivos na Unidade Móvel Sesc Mulher, que está na Praça José Pereira Câmara, no Centro. Primeiramente são atendidas as pacientes que aguardavam as consultas e exames e, na sequência, as novas demandas.

Para realizar o exame na unidade móvel, as mulheres devem, antes, procurar a unidade de saúde mais próxima para consulta. Após o atendimento no posto de saúde, quando houver indicação, a paciente será encaminhada ao Coga – Coordenadoria de Gestão, Avaliação e Auditoria, com a solicitação médica em mãos.

“São ações como esta que melhoram nossa qualidade de vida. Já consegui atendimento e estou satisfeita com o carinho da equipe”, contou Fátima Santos.

ODONTOSESC – Na próxima terça, dia 25, acontecem as inscrições para atendimento odontológico gratuito pelo Projeto OdontoSesc, que vai ampliar o acesso da população ao tratamento odontológico e levar aos moradores ações de promoção de Saúde Bucal, além de atividades educativas. A unidade móvel já está instalada na Praça Prefeito Claudio Ribeiro, na Extensão do Bosque.

No dia 25 de outubro, serão distribuídas 320 senhas (1 por pessoa) para agendamento do tratamento odontológico gratuito. Serão 160 atendimentos imediatos e 160 em fila de espera.

Moradores a partir de 5 anos podem ser inscritos para o tratamento, desde que estejam portando RG e CPF. Menores de idade devem estar acompanhados de seus responsáveis legais com seus respectivos documentos.

Acompanhe nossas notícias também nas redes sociais (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ. #SescRJ

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais volta à Praça XV, no Rio, com show de Teresa Cristina

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Veja mais
Projeto Consciências busca combater o racismo com programação multilinguagem

Sesc Tijuca recebe inscrições para curso preparatório gratuito para mestrado e doutorado a pessoas negras e periféricas

Veja mais
O Corpo Negro : Atividades Formativas

O Corpo Negro: inscrições abertas para as atividades formativas

Veja mais