Dia Nacional do Turismo

Dia Nacional do Turismo: um convite à aventura

Por Beatriz Esperança
Analista de Turismo

Quando falamos em turismo, logo a imaginação nos leva a um caloroso final de tarde na praia com um pôr do sol de tirar o folego ou ao som de grilos se misturando com o brilho das estrelas numa noite agradável da serra, certo? Pensamos em estradas, ônibus, avião, hotéis, ingressos, restaurantes e muitos atrativos, não é mesmo?

Mas você sabia que viajar é instigante, nos ajuda a aliviar o stress, expande a mente, amplia perspectivas, nos torna mais conscientes e abertos a novas experiências, melhora o humor e a autoconfiança, nos fortalece emocionalmente, impulsiona a criatividade e a flexibilidade dentre vários outros benefícios para o nosso bem-estar físico, mental e emocional?

Além de tudo isso, o turismo tem grande importância no setor econômico, gerando emprego e renda, estimulando a oferta de bens e serviços, levando ao desenvolvimento, melhoria da infraestrutura, políticas de preservação ambiental e cultural, resultando em bem estar para a população local e hospitalidade aos visitantes.

Diante de tamanha importância social e econômica, desde 2012, no dia 8 de maio, se comemora o Dia Nacional do Turismo, data escolhida em homenagem ao pedido feito em 1916 para desapropriação das terras vizinhas às Cataratas do Iguaçu com o objetivo de transformar a área numa zona pública para o turismo.

As atividades de Turismo Social oferecidas pelo Sesc RJ “valorizam o ser humano, sua cultura e seu ambiente, a partir de experiências inovadoras. Democratiza o acesso ao produto turístico como agente de inclusão social e oportuniza lazer aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo. Fomenta a atividade turística, contribuindo para o conhecimento de novas culturas, hábitos e costumes. Tudo isso ajuda a estimular o conhecimento histórico, cultural, ambiental e social tanto dos viajantes como dos moradores locais, que passam a trocar experiências genuínas”, explica Antônio Queiroz, presidente da Fecomércio RJ, que recentemente recebeu o título de Embaixador do Turismo do Estado do Rio de Janeiro.

#Turistando

A equipe de Turismo Social separou 5 atividades para você comemorar o Dia Nacional do Turismo, adotando sempre os protocolos oficiais para sua saúde e segurança.

– Desfrutar a experiência incrível de conhecer a Gruta Azul e fazer aquela foto de tirar o folego nas águas azuis caribenhas de Arraial do Cabo;

– Usar as tradicionais pantufas do Museu Imperial de Petrópolis e deslizar pela história do Brasil;

– Se jogar nas trilhas incríveis para aventureiros amadores e profissionais de Teresópolis;

– Caminhas para as ruas de pé de moleque no centro histórico de Paraty;

– Curtir o cair da noite e o amarelado da iluminação da Rua das Pedras, finalizando ao lado da famosa estátua da atriz francesa que dá nome a Orla, Brigitte Bardot.

Aproveite as dicas e tenha um ótimo dia do Turismo!

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Sesc Grussaí

Sesc Grussaí recebe mais uma edição da Caravana Sesc neste domingo

Veja mais
Sesc Grussaí

Sesc Grussaí: Sesc RJ abre 41 vagas de emprego na unidade em São

Veja mais
Seminário de Serviço Social do Mesa Brasil Mesa Brasil Sesc RJ - Temporal em Três rios

3ª edição do Seminário de Serviço Social do Mesa Brasil acontece no Sesc Nova Iguaçu

Veja mais
Sustentabilidade News

Sustentabilidade News – 21ª Edição

Veja mais