Dia Nacional do Turismo

Dia Nacional do Turismo: um convite à aventura

Por Beatriz Esperança
Analista de Turismo

Quando falamos em turismo, logo a imaginação nos leva a um caloroso final de tarde na praia com um pôr do sol de tirar o folego ou ao som de grilos se misturando com o brilho das estrelas numa noite agradável da serra, certo? Pensamos em estradas, ônibus, avião, hotéis, ingressos, restaurantes e muitos atrativos, não é mesmo?

Mas você sabia que viajar é instigante, nos ajuda a aliviar o stress, expande a mente, amplia perspectivas, nos torna mais conscientes e abertos a novas experiências, melhora o humor e a autoconfiança, nos fortalece emocionalmente, impulsiona a criatividade e a flexibilidade dentre vários outros benefícios para o nosso bem-estar físico, mental e emocional?

Além de tudo isso, o turismo tem grande importância no setor econômico, gerando emprego e renda, estimulando a oferta de bens e serviços, levando ao desenvolvimento, melhoria da infraestrutura, políticas de preservação ambiental e cultural, resultando em bem estar para a população local e hospitalidade aos visitantes.

Diante de tamanha importância social e econômica, desde 2012, no dia 8 de maio, se comemora o Dia Nacional do Turismo, data escolhida em homenagem ao pedido feito em 1916 para desapropriação das terras vizinhas às Cataratas do Iguaçu com o objetivo de transformar a área numa zona pública para o turismo.

As atividades de Turismo Social oferecidas pelo Sesc RJ “valorizam o ser humano, sua cultura e seu ambiente, a partir de experiências inovadoras. Democratiza o acesso ao produto turístico como agente de inclusão social e oportuniza lazer aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo. Fomenta a atividade turística, contribuindo para o conhecimento de novas culturas, hábitos e costumes. Tudo isso ajuda a estimular o conhecimento histórico, cultural, ambiental e social tanto dos viajantes como dos moradores locais, que passam a trocar experiências genuínas”, explica Antônio Queiroz, presidente da Fecomércio RJ, que recentemente recebeu o título de Embaixador do Turismo do Estado do Rio de Janeiro.

#Turistando

A equipe de Turismo Social separou 5 atividades para você comemorar o Dia Nacional do Turismo, adotando sempre os protocolos oficiais para sua saúde e segurança.

– Desfrutar a experiência incrível de conhecer a Gruta Azul e fazer aquela foto de tirar o folego nas águas azuis caribenhas de Arraial do Cabo;

– Usar as tradicionais pantufas do Museu Imperial de Petrópolis e deslizar pela história do Brasil;

– Se jogar nas trilhas incríveis para aventureiros amadores e profissionais de Teresópolis;

– Caminhas para as ruas de pé de moleque no centro histórico de Paraty;

– Curtir o cair da noite e o amarelado da iluminação da Rua das Pedras, finalizando ao lado da famosa estátua da atriz francesa que dá nome a Orla, Brigitte Bardot.

Aproveite as dicas e tenha um ótimo dia do Turismo!

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais
Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Rio Artes: O Sesc RJ te leva para a tradicional feira de economia criativa

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais volta à Praça XV, no Rio, com show de Teresa Cristina

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Veja mais