Diogo Silva

Ex-lutador e rapper Diogo Silva participa de bate-papo on-line do projeto Sesc Verão 2021

Ouro nos Jogos Pan-americanos do Rio, o atleta Diogo Silva chamou a atenção do mundo com manifesto em Atenas (2004) e falará sobre suas experiências de vida. 

O campeão pan-americano de taekwondo Diogo Silva, hoje integrante do coletivo de hip-hop Senzala Hi-Tech, participa nesta sexta-feira (26/2) de uma live do Sesc Verão – projeto do Sesc RJ que leva programações para praias do estado e que este ano está sendo realizado on-line por conta da pandemia. Na atividade, que será transmitida às 19h pelo Instagram da Unidade Sesc São Gonçalo, o ex-lutador compartilhará com o público informações sobre suas trajetórias pessoal e profissional.

Em 2003, nos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo, Diogo Silva conquistou a medalha de bronze. Quatro anos depois, lutando em casa, garantiu o ouro no Pan-americano do Rio (2007). No ano de 2011, se tornou o primeiro atleta do taekwondo brasileiro a conquistar a medalha de ouro nos Jogos Mundiais Militares, sendo o único a subir quatro vezes ao lugar mais alto do pódio em World Games. Em Olimpíadas, coleciona dois quartos lugares, em 2004 (Atenas) e 2012 (Londres).

Nascido em São Sebastião (SP), Diogo Silva passou a praticar o esporte por ideia de sua mãe, que queria que o filho parasse de brigar nas ruas. Ele escolheu o taekwondo porque queria imitar os golpes dos atores em filmes de luta. Muitas de suas conquistas foram obtidas superando grandes dificuldades financeiras. Filho de mãe solteira, morou até seus 22 anos – atualmente ele tem 38 – em periferia.

Ativismo
Em sua carreira, Diogo também ficou conhecido por lutar contra a falta de incentivo ao taekwondo e pela causa negra. Nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, chamou a atenção do mundo para o problema do racismo. Após a derrota na semifinal, ainda no tatame, vestiu uma luva preta e ergueu o punho, numa referência ao gesto dos Panteras Negras, grupo ativista do movimento negro norte-americano. Na ocasião, ele se tornara o atleta brasileiro da modalidade a chegar mais longe na competição até então. O manifesto repetiu Tommie Smith e John Carlos (atletismo), que nos Jogos da Cidade do México (1968) fizeram o gesto em cima do pódio após conquistarem ouro e o bronze nos 200 metros.

Hip-hop e coluna esportiva
Há 12 anos fundou o coletivo Senzala High-Tech, ao lado do rapper Sombra, do produtor e músico Minari Groove Box (SNJ) e do cartunista e percussionista Junião (Lavoura). O primeiro álbum nasceu em 2019, “Represença”. Atualmente, Diogo Silva se dedica ao grupo de hip-hop e também mantém uma coluna sobre esportes olímpicos no portal de notícias UOL.

Serviço:
Live com Diogo Silva – Sesc Verão 2021
Dia 26/02/2021 – 19h
Instagram Sesc São Gonçalo

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJLazer #SescVerão2021

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Teatro Sesc Tijuca - O Pequeno Herói Preto

Teatro Sesc Tijuca reabre neste sábado (2/10) com temporada de ‘O Pequeno Herói Preto’

Veja mais
Fórum Internacional Mesa Brasil

Fórum internacional discutirá a fome e o desperdício de alimentos

Veja mais
Guia sobre arduíno - Arte, Ciência e Tecnologia

ACT: Placa arduíno e suas funcionalidades

Veja mais