Pais

Tal pai, tal filho

Por Felipe Assis, Analista da equipe de Lazer do Sesc RJ 

Quando os filhos nascem, a primeira frase pronunciada é:

– A cara do pai!

E naquele exato momento são reforçados laços de carinho, realização e amor que foram criados durante sua espera. Não importa a aparência, seja biológico ou de criação, a presença do pai na vida dos seus filhos é sempre um exemplo de caráter, hábitos e atitudes. Talvez por isso a missão de dar bons exemplos e servir de espelho seja tão evidente.

De maneira geral, as crianças carregam a convicção de que seu pai representa tudo de mais correto, a segurança, o conforto, o conhecimento e vários especialistas apontam a relevância desta participação na educação, desenvolvimento e saúde dos filhos, tanto física como emocional.

Mas, se a teoria é ótima e funcional, como fica a prática?

Ser pai é mágico! Todo instante deve ser vivido com intensidade, participando das atividades, das brincadeiras, estimulando a prática de esportes e de exercícios físicos, buscando “construir” a adoção de hábitos saudáveis para uma vida através de momentos de qualidade com seus filhos. Afinal de contas, as crianças assimilam experiências de formas distintas e isso torna fundamental a presença de alguém que direcione os acontecimentos para a criação de valores.

A prática de exercícios físicos é fundamental para o desenvolvimento do corpo e da mente, por isso, é necessário incentivar o esporte desde a infância. Além da saúde, a atividade física faz com que a criança, o jovem e o adulto se tornem menos suscetíveis a diversos problemas sociais.

Manter a rotina da prática regular de atividade física pode oferecer benefícios psicológicos e promover a sensação de bem-estar. Este é um fator que merece a preocupação e atenção dos pais, uma vez que a nova rotina proposta pela pandemia pode ser um fator estressante e gatilho para a ansiedade.

Seja o exemplo, faça valer a pena!

Outras Notícias

Ver todas as notícias

Sesc Tijuca recebe inscrições para curso preparatório gratuito para mestrado e doutorado a pessoas negras e periféricas

Veja mais
O Corpo Negro : Atividades Formativas

O Corpo Negro: inscrições abertas para as atividades formativas

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo se despede da Superliga em terceiro lugar

Veja mais
Mesa Brasil Sesc RJ

Mesa Brasil Sesc RJ recebe doação de 22 toneladas de biscoito da Mondelez para municípios afetados pelas chuvas no estado

Veja mais