Natal Sesc RJ

Natal Sesc RJ terá programação especial na Região Metropolitana do Rio

O Natal Sesc RJ – uma programação gratuita repleta de atrações temáticas que a cada ano a instituição leva a mais localidades do Rio de Janeiro –, em 2022 estará em 26 municípios de todas as regiões do estado e também levará a magia do natal à Região Metropolitana.

Na capital, o Sesc RJ apoia o projeto “Natal de Luz” no Theatro Municipal, que realizará um concerto na fachada da casa de espetáculos mais icônica da cidade. Em cena, 400 jovens das orquestras e coros do Instituto Brasileiro de Música e Educação e do Núcleo de Orquestras Sociais do Brasil, além da participação especial do cantor e compositor Ivan Lins, que levará ao público alguns de seus maiores sucessos, como “Novo tempo” e “Meu país”. O espetáculo é gratuito e acontece no dia 12 de dezembro, às 19h30.

Ainda na cidade do Rio, algumas unidades Sesc recebem atividades temáticas, como as oficinas de guirlandas com elementos naturais (06/12, das 14h às 17h) e decoração de mesa natalina (até 06/12, das 9h às 12h, e das 13h às 15h) no Sesc Tijuca; enfeites natalinos (03 e 04/12, das 13h às 17h), no Sesc Madureira; curso de decoração natalina com o uso da técnica String Art (até 14/12, das 14h às 17h), no Sesc Copacabana; além de macramê com motivos natalinos (de 03 a 10/12, das 09h às 12h) e Baile Natalino (16/12, das 16h às 20h), em na unidade Ramos.

Na Baixada Fluminense, em São João de Meriti, o Natal Sesc RJ teve início no dia 25/11, com a inauguração da decoração natalina. A cidade recebeu iluminação especial na Praça da Matriz e na Paróquia São João Batista, no Centro, assim como uma grande árvore de Natal e um espaço instagramável do Natal Sesc RJ.

Entre os destaques da programação no município está o show “Nossa Voz”, que acontecerá em 22/12, na Praça da Matriz, às 19h30. O espetáculo é conduzido pelo Padre Omar Raposo, reitor do Santuário Cristo Redentor. Na companhia do Grupo Dó Ré Mi, o pároco apresentará um repertório com sucessos do cantor Roberto Carlos, além de canções natalinas. Nascido em uma escola pública do Rio, o coral já participou de shows com grandes nomes da música brasileira, como Milton Nascimento, Daniel, Leila Pinheiro, Danilo Caymmi, Bibi Ferreira, Erika Ender, Simoninha e Mafalda Minnozzi.

Outra ação é a Cantata Natalina “Viva a Esperança”, que se apresenta no dia 23/12, às 19h30. Formada pelas orquestras sinfônicas Juvenil Carioca, Chiquinha Gonzaga (composta exclusivamente por meninas), Jovem Fluminense, Som+Eu e Coro Juvenil do Rio de Janeiro, o grupo se apresentará em espaços públicos depois de ser conduzido até o local por uma caravana de veículos iluminados que percorrerá as ruas dos municípios. O caminhão do programa de combate à fome e ao desperdício Mesa Brasil Sesc RJ integrará o comboio com o propósito de despertar o espírito de solidariedade na população nesse período natalino. Uma van da Rádio Sesc RJ também acompanhará o trajeto divulgando e produzindo conteúdos, que podem ser acompanhados pela internet, seja baixando o aplicativo, seja acessando o site www.radiosescrj.com.br.

A unidade Sesc São João de Meriti receberá uma série de atividades no período, como oficinas de velas natalinas, nos dias 07 e 09/12, das 08h30 às 12h; guirlandas natalinas, em 06/12, às 18h; e de criatividade natalina, nos dias 1º, 06, 08 e 13/12, das 08h30 às 12h.

O Sesc Duque de Caxias também contará, a partir de 1º/12, com uma programação especial. No dia 1º, das 10h às 17h, serão realizadas diversas atividades como visita ao Natal com o Circo Figueiredo, Fanfarra e recreação. Nos dias 1º, 09 e 17/12, das 10h às 17h, o público poderá interagir com um robô de LED e participar de uma Intervenção Poética Natalina com Cartões Poéticos. A programação conta, ainda, com Ponto de Leitura integrado às unidades São João de Meriti e Nova Iguaçu, Festival Sesc de Economia Criativa, Circuito Sesc de Empreendedorismo Sênior, oficina culinária empreendedora para eventos e datas comemorativas, e roda de conversa do projeto Seja Solidário. A programação completa pode ser consultada em www.sescrio.org.br.

Em São Gonçalo, a inauguração da iluminação do Natal Sesc RJ será no dia 08/12, a partir das 19h, em dois importantes pontos da cidade: na Praça Zé Garoto e na Igreja da Matriz. A decoração contará com uma árvore de Natal, iluminação em árvores naturais e na igreja, além de um espaço instagramável do Natal Sesc. A cidade também receberá a Cantata Natalina “Viva a Esperança”, no mesmo dia, na Praça Zé Garoto, às 20h. Já o show “Nossa Voz”, espetáculo conduzido pelo Padre Omar Raposo, acontece em 06/01/2023, às 19h30, na Fazenda Colubandê.

A unidade Sesc Niterói também recebe algumas atividades, como apresentações de coral natalino (de 07 a 10/12, às 10h e 14h) e o Natal das Mulheres Plurais (10/12, das 09h às 12h), além de promover a campanha “Guarda-roupa Solidário”, de doação de peças de vestuário (10/12, das 09h às 17h).

“A proposta do Natal Sesc, com todas essas iniciativas, é promover a união entre as pessoas, especialmente neste momento tão importante em nossas vidas. Espero que a magia do Natal e tudo que ele representa nos ajudem a valorizar ainda mais o real significado de harmonia e união. Essa é também uma forma de contribuirmos para o desenvolvimento desses municípios, com o reaquecimento da economia local e o estímulo às cadeias produtivas de cultura e do turismo”, afirma Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sistema Fecomércio RJ.

Celebrando a esperança

O Natal Sesc deste ano tem como tema “Viva a Esperança”. A ideia é fazer um convite à celebração em família, à troca de experiências, afetos e lembranças. No conceito desta edição do evento, cada pilar de atuação da instituição está representado por uma palavra (sentimento), que por sua vez vão compor as mandalas da decoração natalina: assistência (paz), cultura (felicidade), lazer (alegria), educação (sonhos) e saúde (saúde). O Natal Sesc 2022 integra os esforços da instituição em contribuir para o reaquecimento da economia através do estímulo às cadeias produtivas da cultura e do turismo.

Serviço:
Natal Sesc RJ 2022
Sesc Copacabana – Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana/ RJ.
Sesc Duque de Caxias – Rua General Argolo, 47, Centro, Duque de Caxias/ RJ.
Sesc Madureira – Rua Ewbank da Câmara, 90, Madureira/ RJ.
Sesc Niterói – Rua Padre Anchieta, 56, São Domingos, Niterói/ RJ.
Sesc Nova Iguaçu – Rua Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá, Nova Iguaçu/ RJ.
Sesc Ramos – Rua Teixeira Franco, 38, Ramos/ RJ.
Sesc São João de Meriti – Avenida Automóvel Clube, 66, Centro, São João de Meriti/ RJ.
Sesc Tijuca – Rua Barão de Mesquita, 539, Andaraí/ RJ.

Programação completa clicando aqui!

Confira as cidades que receberão o Natal Sesc 2022:
Angra dos Reis
Bom Jesus do Itabapoana
Cabo Frio
Campos dos Goytacazes
Casimiro de Abreu
Conceição de Macabu
Guapimirim
Itaperuna
Macaé
Mangaratiba (Centro e Conceição de Jacareí)
Miguel Pereira
Nova Friburgo
Paraíba do Sul
Paraty
Paty do Alferes
Petrópolis
Rio das Ostras
Rio de Janeiro
São Gonçalo
São João da Barra (Grussaí)
São João de Meriti
Tanguá
Teresópolis
Três Rios
Valença
Vassouras

Acompanhe nossas notícias também nas redes sociais (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ. #SescRJ

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Centro Cultural Sesc Quitandinha

Centro Cultural Sesc Quitandinha recebe a exposição “Dos Brasis”, maior mostra dedicada à produção negra nacional

Veja mais
O Corpo Negro

O Corpo Negro: Com mais de 60 atrações, festival de dança do Sesc RJ, chega a 9 cidades do estado

Veja mais
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais