dia mundial da luta contra a aids

Dia Mundial da Luta Contra a AIDS

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi escolhido em outubro de 1987, em uma Assembleia Mundial de Saúde, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU): 1º de dezembro.  No Brasil, a data foi adotada em 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde. A data lembra e intensifica o esforço mundial da luta contra a doença. A ideia é que a cada ano, haja uma renovação de ideias com o objetivo de promover mais informações, trocar experiências, e continuar o trabalho contra o preconceito e intolerância social.

A ação é coordenada e já representa um evento anual na maior parte dos países. Falar da infecção por HIV é também demonstrar às pessoas infectadas o interesse nas doenças que fazem parte do quadro da aids, assim com mostrar a evolução de tratamentos e informar sobre a doença. É a hora de falar das atividades que já estão sendo realizadas e encorajar novas iniciativas. A data que contribui para a continuidade de ações contra a infecção pelo vírus, mas também pela conscientização das pessoas para os desafios e oportunidades dos portadores do HIV. As iniciativas desenvolvidas para esse dia divulgam mensagens de esperança, solidariedade e prevenção, além de incentivar novos compromissos com essa luta.

O laço vermelho

Visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a Aids, o laço foi criado em 1991 pela Visual Aids, um grupo de profissionais de arte de Nova Iorque que queria homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo. O vermelho é considerado a cor do sangue e da paixão. À época, já havia um laço amarelo em homenagem aos soldados americanos na Guerra do Golfo. A imagem do laço é um forte símbolo na luta contra a aids, que reforça a necessidade de ações e pesquisas sobre a doença.

Hoje, o espírito da solidariedade vem se espalhando e criando mais significados para o uso do laço. Conheça as variações que mostram que o mais importante é perceber que todas as causas são importantes para a humanidade:

Laço Rosa – símbolo da luta contra o câncer de mama.
Laço Amarelo – conscientização dos direitos humanos dos refugiados de guerra e nos movimentos de igualdade.
Laço Verde – usado por ativistas do meio ambiente preocupados com o emprego da madeira tropical para a construção de sets na indústria cinematográfica.
Laço Lilás – a luta contra as vítimas da violência urbana.
Laço Azul – promove a conscientização dos direitos das vítimas de crimes e também vem sendo adotado pela campanha contra a censura na Internet.
Laço Branco – representa a campanha internacional “Homens pelo fim da violência contra a mulher”, lançada no Canadá há vários anos.

Acompanhe todas as iniciativas de Saúde do Sesc RJ clicando aqui!

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais
Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Rio Artes: O Sesc RJ te leva para a tradicional feira de economia criativa

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais volta à Praça XV, no Rio, com show de Teresa Cristina

Veja mais