Sesc Saúde Mulher

Inaugurada em Teresópolis a unidade móvel do Sesc RJ que oferece mamografia e Papanicolau gratuitos

Estrutura funcionará a partir do dia 9 de agosto na Praça Olímpica. Exames podem ser agendados nas unidades de saúde do município por mulheres das faixas-etárias indicadas ou por aquelas que tenham requisição médica do serviço público.

Foi inaugurada nesta quinta-feira (5/8), em Teresópolis, a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, veículo equipado com moderna tecnologia para exames de mamografia e preventivo do câncer de colo de útero (Papanicolau). A estrutura começa a operar na segunda-feira, dia 9/8, na Praça Olímpica Luís Camões numa parceria entre Sesc RJ e Prefeitura Municipal e apoio do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio).

Sesc Saúde Mulher“O Sesc RJ, emblematicamente, tem em seus quadros mais de 50% de pessoas do sexo feminino, e isso se repete também nos quadros gerenciais. Então a valorização da mulher está dentro do nosso DNA, e isso tem que ser olhado com muito carinho e muita atenção. Nosso país não pode mais conviver com o que aconteceu agora na pandemia, que é o aumento da violência contra a mulher. Nós temos que preservá-las e protegê-las”, disse o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, referindo-se aos benefícios que os exames oferecem à saúde feminina.

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher funciona em um caminhão de 9mx3m dividido em duas salas, uma equipada com mamógrafo e outra com mesa ginecológica para realização do Papanicolau. Ela operará até meados de dezembro como um braço do sistema municipal de saúde. Mulheres nas faixas etárias recomendadas para os exames – 50 a 69 anos, para mamografia, e entre 25 e 64 anos, para o Papanicolau – podem agendá-los em postos de atenção básica do município. As mulheres que estão fora dessas faixas-etárias também podem agendar o serviço, desde que tenham requisição médica proveniente do serviço público.

Após realização do exame de mamografia, as imagens de Raio-X são remetidas via online ao Hospital de Câncer de Barretos (SP), também conhecido como Hospital de Amor. A instituição, que é referência nacional no tratamento do câncer, faz o laudo e o encaminha à Secretaria Municipal de Saúde, que, por sua vez, realiza a devolutiva aos pacientes. O Sesc RJ estima fazer cerca de 1.500 Papanicolau e 1.500 mamografias no período.

A diretora Regional do Sesc RJ, Regina Pinho, salientou a excelência dos exames e dos diagnósticos oferecidos na estrutura e a contribuição que esses serviços trazem para a luta contra os cânceres de mama, de colo de útero e outras doenças:

Sesc Saúde Mulher“No Brasil, muitas mulheres morrem de câncer de colo de útero e de mama. Nenhuma de nós deveria mais morrer de câncer de colo de útero, porque é 100% curável quando o diagnóstico é perfeito, e essa unidade móvel faz um diagnóstico rápido e preciso. O Hospital de Barretos é referência no Brasil e no mundo com relação a esses dois tipos de câncer. O Sesc trabalha para o bem-estar social, e sem saúde não temos bem-estar social nenhum. É para isso que o Sesc existe e ele faz isso com muita atenção, profissionalismo e amor”, disse a dirigente.

Resultados prontos em até 30 dias

A intenção é que os resultados de ambos os exames fiquem prontos em até 30 dias, sendo que esse trâmite mais rápido é um dos grandes diferenciais da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher. Tradicionalmente, em razão do déficit desses equipamentos e da grande demanda, há casos em que mulheres aguardam de 3 a 9 meses para obter o laudo após a realização dos exames. A detecção precoce do câncer de mama é considerada fator primordial para a cura da doença.

“Cuidar da saúde das mulher é cuidar da família. A mulher é guerreira e luta pela família e pela sociedade. Trazer esse caminhão a Teresópolis é um feito porque é uma luta do nosso governo não trabalhar com a oncologia, mas sim trabalhar com a prevenção. A equipe de atenção básica do município está toda à disposição para trazer várias mulheres para fazer seus exames. Pretendemos bater recorde de exames e mostrar para a população o quanto é importante a saúde preventiva”, finalizou o secretário Municipal de Saúde, Antônio Henrique Vasconcellos. Confira abaixo os horários de atendimentos.

Serviço:
Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher – TERESÓPOLIS/RJ
Praça Olímpica Luis Camões – Várzea
Início da operação: 9/8/2021
Exames de mamografia e preventivo do câncer de colo de útero (Papanicolau)

Público:
– Mulheres entre 25 e 64 anos (Papanicolau) e entre 50 e 69 anos (mamografia)
– Mulheres e homens com prescrição médica do serviço público, mesmo fora das faixas-etárias indicadas

Agendamento: Unidades Básicas de Saúde do município

Horário de funcionamento:
Segundas: 10h às 20h
Terças: 8h às 18h
Quartas: 8h às 20h
Quintas: 8h às 18h
Sextas: 7h às 13h

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJSaúde

Outras Notícias

Ver todas as notícias
dengue

Faça parte da luta contra à dengue

Veja mais

CREI Sesc Senac: Sesc RJ e Senac RJ inauguram, em abril, um Centro de Referência em Educação Inclusiva para a formação de educadores na Tijuca

Veja mais
Bistrô Sesc Flamengo

Bistrô Sesc Flamengo apresenta pratos especiais para a Páscoa

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo vence o Barueri e abre 1 a 0 nas quartas de final da Superliga

Veja mais