Dia Mundial de combate à AIDS

No Dia Mundial da Luta Contra a Aids, informações importantes sobre o combate e a prevenção à doença

Há 32 anos, o dia 1º de Dezembro é considerado o Dia Mundial da Luta contra a Aids. A campanha de prevenção e combate ao HIV/Aids é também uma iniciativa de amor e solidariedade ao próximo. 

O “Vírus da Imunodeficiência Humana” (HIV), ainda não é curável, mas existe tratamento, que permite às pessoas portadoras de HIV a levar uma vida com mais qualidade. Além da luta contra a doença que pode atingir a qualquer ser humano, precisamos lutar juntos contra a rejeição e a discriminação sofrida pelos portadores, seja no trabalho, em grupos sociais, mesmo entre amigos ou familiares.

Há muita incerteza e suposições incorretas sobre a infecção ou a doença. Por isso busque sempre informações em fontes seguras. Fique Atento! Busque informações confiáveis sobre os comportamentos de risco e também sobre as formas de proteção contra o HIV como o uso de preservativos, as terapias contra o HIV: PEP – Profilaxia Pós-Exposição, PREP Profilaxia Pré-Exposição, além da testagem para detectar o vírus HIV.

Coloque também o seu laço vermelho e vamos junto nos informar para entender melhor o vírus e a doença.

Preservativos
O que vem a sua cabeça em uma noite de encontros? Sexo? Um Encontro especial? Histórias empolgantes? Usar ou não preservativos? Os preservativos servem para proteger contra o HIV e reduzem também o risco de contrair outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, além de prevenir contra uma possível gravidez indesejável. Além de seguros, são baratos e até mesmo gratuitos na rede pública. São também fáceis de usar.

Familiarize-se com os preservativos, aprenda usá-los – É assim que você se protege e protege ao seu parceiro.

Ah, cuidado ao guardar! Se a embalagem já estiver danificada, se o preservativo ficou mal acondicionado na bolsa ou carteira, ou secou devido à exposição ao ar, não use esse preservativo. Pegue outro e fique seguro 😉

Como é o Tratamento?
Mesmo que o HIV ainda não seja curável , medicamentos eficazes existem há mais de 20 anos. A distribuição gratuita de todos os medicamentos antirretrovirais no Brasil pelo SUS (Sistema Único de Saúde) ocorre desde 1996 no Brasil. A partir de 2013, o tratamento foi garantido para todas as Pessoas Vivendo com HIV (PVHIV), independentemente da carga viral.

As pessoas portadoras do HIV, soropositivas, podem levar uma vida mais próxima do normal e também contribuir para a proteção do parceiro sexual da infecção, pois existem tratamentos que podem contribuir para uma prevenção de eficaz.

As pessoas diagnosticadas com HIV têm direito a iniciar o tratamento no SUS com medicamentos antirretrovirais imediatamente. Esses medicamentos (o chamado coquetel) impedem a replicação do vírus dentro das células T-CD4+ e evitam que a imunidade caia e que a Aids apareça.

Fique sabendo: consulte a um profissional de saúde, ou acesse a rede de Centro de Testagem e Aconselhamento mais próximo de você.

O que é Profilaxia Pré-Exposição?
Também é possível prevenir a infecção pelo HIV com a profilaxia pré-exposição, PrEP. O tratamento pode ser adequado em situações muito específicas para prevenir a infecção pelo HIV – mas não é um substituto para o sexo seguro com uso de preservativos porque não protege contra outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), sendo algumas também incuráveis.

Com a PrEP, pessoas HIV-negativas com um alto risco de infecção serão orientadas a terapêutica medicamentosa contra o HIV. Isso evita que o HIV se multiplique, impedindo que o vírus entre nas células, de forma que a infecção não siga adiante.

Mas fique ligado: a PrEP só tem efeito se você seguir corretamente as orientações do profissional de saúde. Caso contrário, o tratamento não será eficiente em bloquear o vírus.

Teste de HIV – Não Fique com a Dúvida!
Se você não tem certeza se contraiu o HIV, o teste pode tirar sua dúvida. Testar o quanto antes é importante porque quanto mais cedo uma infecção por HIV for detectada, melhor ela poderá ser tratada.

Tenha mais prazer e menos preocupação. Fazer sexo com segurança, sem se preocupar com uma possível infecção é certamente muito mais relaxado e prazeroso!

A camisinha saiu ou estourou? Ficou exposto? PEP.
Mesmo se prevenindo ou se algo der errado durante a relação sexual, além das medidas imediatas apresentadas, a chamada profilaxia pós-exposição, ou PEP, pode ser utilizada. O recurso é útil quando o uso do preservativo não foi eficaz em determinadas situações. Em emergências, eles podem reduzir significativamente a probabilidade de contrair o HIV.

Para mais informações, acesse às páginas abaixo:
Centro de Testagem e Aconselhamento
Aids.gov.br
ABIA

Fique por dentro das iniciativas de Saúde do Sesc RJ clicando aqui!

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais
Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Rio Artes: O Sesc RJ te leva para a tradicional feira de economia criativa

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais volta à Praça XV, no Rio, com show de Teresa Cristina

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Veja mais