Outubro Rosa

Outubro Rosa 2021: Previna-se!

Em atenção ao Outubro Rosa, apresentamos dicas de prevenção e cuidado. Previna-se contra o câncer de mama. Cuide do seu corpo.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Corresponde a cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. Também pode se manifestar em homens, apesar de muito raro, cerca de menos de 1% do total de casos.

Breve explicação
Nosso corpo é formado de células que se organizam, se dividem, amadurecem e morrem e se renovam a cada ciclo. Quando as células sofrem danos pode resultar na divisão desordenada produzindo células defeituosas que conhecemos como câncer ocorrendo de forma benigna ou maligna. É uma doença que pode ter um componente hereditário causado por maus hábitos como, por exemplo, o tabagismo ou fatores ambientais.

Como se prevenir?
Várias pesquisas têm sido desenvolvidas há muitos anos. A ciência busca explicações para o aparecimento, tratamento, cura e prevenção. Mas adotar uma vida saudável através de atividades físicas e escolhas de alimentação mais adequadas, além de exames periódicos auxiliam na prevenção e diminuição dos fatores de riscos.

Em caso positivo, o que fazer?
Não receba a notícia como uma sentença irreversível. Os casos de cura são reais. É importante procurar um profissional de saúde ao encontrar algum sinal.  Para entender melhor sobre os fatores de riscos, sinais e sintomas, além de como prevenir e os tipos de tratamento, consulte o e-book especial do Outubro Rosa com essas informações. Clique aqui.

Se você tem entre 50 a 69 anos, o Ministério da Saúde recomenda a mamografia de rastreamento – quando não há sinais nem sintomas – a cada dois anos. Dessa forma, é possível um diagnóstico precoce, que ajuda a reduzir o número de mortes e permite chegar à cura com um tratamento menos agressivo.

Prevenir o câncer de mama é um ato diário!

 

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJSaúde

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Teatro Múcio da Paixão

Teatro Múcio da Paixão, no Sesc Campos, será aberto ao público no dia 11 de dezembro depois de reforma

Veja mais
comprovação de vacinação

Apresentação de comprovação de vacinação contra Covid-19 nos espaços Sesc RJ

Veja mais
Descolonizando a ciência

Escritores Monique Malcher e Edimilson de Almeida Pereira levam os maiores prêmios literários do país 

Veja mais
Natal Sesc RJ

Natal Sesc RJ: Acendimento das luzes e programação na Praça Getúlio Vargas abrem o projeto em São João de Meriti neste sábado

Veja mais