Outubro Rosa

Outubro Rosa 2021: Previna-se!

Em atenção ao Outubro Rosa, apresentamos dicas de prevenção e cuidado. Previna-se contra o câncer de mama. Cuide do seu corpo.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Corresponde a cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. Também pode se manifestar em homens, apesar de muito raro, cerca de menos de 1% do total de casos.

Breve explicação
Nosso corpo é formado de células que se organizam, se dividem, amadurecem e morrem e se renovam a cada ciclo. Quando as células sofrem danos pode resultar na divisão desordenada produzindo células defeituosas que conhecemos como câncer ocorrendo de forma benigna ou maligna. É uma doença que pode ter um componente hereditário causado por maus hábitos como, por exemplo, o tabagismo ou fatores ambientais.

Como se prevenir?
Várias pesquisas têm sido desenvolvidas há muitos anos. A ciência busca explicações para o aparecimento, tratamento, cura e prevenção. Mas adotar uma vida saudável através de atividades físicas e escolhas de alimentação mais adequadas, além de exames periódicos auxiliam na prevenção e diminuição dos fatores de riscos.

Em caso positivo, o que fazer?
Não receba a notícia como uma sentença irreversível. Os casos de cura são reais. É importante procurar um profissional de saúde ao encontrar algum sinal.  Para entender melhor sobre os fatores de riscos, sinais e sintomas, além de como prevenir e os tipos de tratamento, consulte o e-book especial do Outubro Rosa com essas informações. Clique aqui.

Se você tem entre 50 a 69 anos, o Ministério da Saúde recomenda a mamografia de rastreamento – quando não há sinais nem sintomas – a cada dois anos. Dessa forma, é possível um diagnóstico precoce, que ajuda a reduzir o número de mortes e permite chegar à cura com um tratamento menos agressivo.

Prevenir o câncer de mama é um ato diário!

 

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJSaúde

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Centro Cultural Sesc Quitandinha

Centro Cultural Sesc Quitandinha recebe a exposição “Dos Brasis”, maior mostra dedicada à produção negra nacional

Veja mais
O Corpo Negro

O Corpo Negro: Com mais de 60 atrações, festival de dança do Sesc RJ, chega a 9 cidades do estado

Veja mais
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais