Outubro Rosa 2020

Outubro Rosa: A prevenção é a melhor solução

Mais uma vez a Campanha Outubro Rosa chega com a missão de conscientizar as mulheres sobre os cuidados de sua saúde. Esse é um movimento para sensibilizar também seus parceiros e filhos. A prevenção e o diagnóstico precoce são as formas mais eficazes para evitar esses tipos de câncer.

Só em 2020 são estimados, no Brasil, mais de 66 mil casos. Essa é a mais recente estatística do INCA (Instituto Nacional do Câncer). Se o diagnóstico for feito muito tarde e o tratamento demorar, a taxa de mortalidade é de 25%.

Os números são muito altos: 30% das mulheres têm câncer de mama. E esse tipo de câncer já representa a segunda causa de morte entre as brasileiras. Já o câncer de colo de útero é o terceiro mais frequente e a quarta causa de mortes femininas.

Esses números não são para assustar ninguém, mas para mostrar a dimensão e importância de se manter saudável com consultas regulares ao ginecologista. No câncer de mama o autoexame é indispensável, assim como realizar a mamografia, quando solicitada pelo médico.

Desde o início da campanha Outubro Rosa a Equipe de Saúde do Sesc RJ esteve presente nesse movimento estimulando o combate à doença e a disseminação de informações sobre cuidado e prevenção. Além de se cuidar, é importante falar sobre o assunto com a família e com as amigas.

A conscientização é o começo de tudo. E é capaz de reduzir a mortalidade. É possível evitar, mas é preciso estar atenta.

O Sesc RJ promove o programa Sesc Saúde da Mulher, oferecendo exames de prevenção de câncer de mama e de colo de útero, assim como palestras e ações educativas de saúde para esclarecer dúvidas.

Além dos cuidados médicos, você também pode evitar os riscos dessas doenças mantendo uma vida saudável com uma alimentação equilibrada com frutas, legumes, verduras e cereais integrais, além da prática de atividades físicas.

O INCA aconselha as mulheres a seguirem algumas dicas para o seu bem-estar:

  • Não fumar
  • Manter o peso corporal adequado
  • Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas
  • Amamentar
  • Evitar comer carne processada
  • Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos
  • Vacinar contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos
  • Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, usando sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios
  • Evitar exposição a agentes cancerígenos no ambiente de trabalho como gases de transportes, verniz e tintas Muitas substâncias que inalamos, ingerimos sem nem saber.

Serviço:

Foi disponibilizado pelo RIO IMAGEM o exame gratuito de mamografia durante o mês de outubro, sem necessidade de agendamento. A disponibilidade é para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos de idade. A interessada deverá comparecer ao Rio Imagem com encaminhamento médico proveniente de hospital público.

Local: RIO IMAGEM (Av. Presidente Vargas, 1733 – Centro – Rio de Janeiro – RJ)
Horário: 08:00 às 17:00 h – De segunda-feira a sábado.
Data: Até dia 31/10/2019

Clique aqui e saiba mais sobre o Outubro Rosa e orientações para a prevenção do Câncer de Mama.

Conheça nossas iniciativas na área de Saúde clicando aqui.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Centro Cultural Sesc Quitandinha

Centro Cultural Sesc Quitandinha recebe a exposição “Dos Brasis”, maior mostra dedicada à produção negra nacional

Veja mais
O Corpo Negro

O Corpo Negro: Com mais de 60 atrações, festival de dança do Sesc RJ, chega a 9 cidades do estado

Veja mais
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais