Outubro Rosa

Outubro Rosa

O movimento internacional de conscientização para detecção do câncer de mama, conhecido como Outubro Rosa, teve inicio na década de 1990, quando o laço rosa, o símbolo da campanha de prevenção ao câncer de mama, foi lançado em Nova York-EUA, e distribuído aos frequentadores da Primeira Corrida pela Cura, em que o símbolo é usado até os dias de hoje.

Outubro Rosa reforça a importância e os cuidados de prevenção do câncer de mama e câncer de colo do útero, contribuindo para redução da incidência da mortalidade pelo câncer a importância do cuidado na Saúde da Mulher.

Quando o câncer é diagnosticado de forma inicial, aumentam as chances de cura e tratamento, por isso a importância sobre a realização periódica dos exames e do acompanhamento médico.

De acordo com o INCA, o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na Região Norte, onde o câncer de colo de útero ocupa a posição.

O mamógrafo é um aparelho de Raio X capaz de detectar alterações suspeitas antes de qualquer aparecimento de sintomas. Sendo o mais indicado para o rastreamento do câncer de mama e indicado para mulheres com idade entre 50 e 69 anos.

Recomenda-se que o exame de mamografia (rastreamento) seja realizado a cada 2 anos, antes mesmo do surgimento de sintomas, em que os possíveis benefícios do rastreamento superam seus riscos.

Não há uma causa única para o desenvolvimento do câncer, são diversos fatores que estão relacionados, como: histórico familiar de câncer; consumo excessivo de álcool; obesidade e sobrepeso; sedentarismo; envelhecimento entre outros.

Por isso a importância de adotar hábitos saudáveis e realizar exames para detecção precoce da doença.

Cuide-se! Prevenção é qualidade de vida.

Acompanhe nossas notícias também nas redes sociais (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ. #SescRJ

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Confira os contemplados!

Veja mais
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais