
Redução da circulação social traz benefícios ao meio ambiente e levanta a possibilidade de um mundo mais sustentável
Animais silvestres aparecem em áreas urbanas e praias vazias, qualidade do ar melhora em muitas áreas e a humanidade experimenta um novo modelo de vida.
Pelo menos uma boa notícia em tempos de pandemia. O isolamento social abriu espaço para a natureza reagir. Em diferentes partes do mundo, foram registradas mudanças no meio ambiente. Na Itália, as águas turvas dos canais de Veneza estão agora cristalinas, e no Norte do país, em cidades como Milão, as emissões de NO2 caíram cerca de 40% em semanas. No Brasil e no resto do mundo não está sendo diferente. A redução de movimento está se mostrando eficiente não só no achatamento da curva de contágio, mas também na melhora de condições essenciais para a qualidade de vida humana. Reunimos aqui alguns fatos registrados desde que a política foi implementada.
Com o pouco movimento nas ruas, alguns animais silvestres têm se aproximado das áreas urbanas, como um lobo guará que foi visto passeando nas ruas de Volta Redonda. O animal foi visto passeando tranquilamente à noite pelas ruas do Jardim Amália II, bairro que fica próximo a uma grande área de mata e, segundo o prefeito, não oferece perigo à população.
As praias vazias também estão rendendo gratas surpresas. A prefeitura de Paulista-PE, anunciou que 97 de tartarugas-de-pente nasceram numa praia da cidade no dia 23 de março e tomaram seu rumo a caminho do mar tranquilamente. O fato foi registrado por técnicos do Núcleo de Sustentabilidade Urbana do município, que desde 2019 monitora as tartarugas.
Além disso, a redução de veículos nas ruas tem tornado o ar mais limpo, devido à a redução de gases poluentes e materiais particulados na atmosfera, o que diminui efeitos das doenças respiratórias e emissões de gases que contribuem para as mudanças climáticas. Dados do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) mostram uma redução de 77% na concentração de dióxido de nitrogênio (NO2) na área de abrangência do Distrito Industrial de Santa Cruz, e de 45% em Duque de Caxias, entre 23 e 25 de março.
A diminuição da poluição permitiu que os indianos vissem o Hiamalaia, o que não acontecia há décadas!
Com uso reduzido de ar condicionado, devido à recomendação de manter as janelas abertas, também estamos gastando menos energia e aproveitando mais a luz solar. Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o consumo de energia elétrica caiu 8% no período entre 18 e 31 de março.
Ainda assim, fica um alerta: a previsão é que passemos a gerar mais lixo nesse período. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), estima-se que as medidas de isolamento social devem causar aumento de 15% a 25% na produção de resíduos sólidos (lixo orgânico e reciclável) nas residências. Por isso, é importante fazer a separação correta do material reciclável, higienizá-los e encaminhá-los para cooperativa de reciclagem mais próxima. Veja aqui alguns vídeos no nosso canal no Youtube que podem te ajudar a reciclar ou separar seu lixo de forma adequada!
Todas essas notícias nos mostram que é possível viver num mundo diferente. Algumas tendências vêm sendo apontadas para os próximos anos, entre elas, estão a maior credibilidade da ciência, principalmente em sua capacidade de antecipar perigos, a valorização das coisas mais simples em detrimento da cultura consumista com que nos acostumamos, a expansão das atividades humanas que dispensam o deslocamento físico, o aumento da solidariedade entre as pessoas, a compreensão de que o mundo está conectado, a valorização das áreas naturais, entre outros fatores. Todos preparados para viver esse processo de mudança profunda?
Enquanto isso, vamos comemorar nossas pequenas conquistas! Em muitos locais, estamos vendo melhor as estrelas e ouvindo com mais nitidez o som dos pássaros, por exemplo. Observou alguma mudança por perto? Poste nas redes sociais e conte pra gente marcando @sescrio.


