Águas do Noroeste

Águas do Noroeste – Turismo Social

A região conhecida como Águas do Noroeste fica em uma das bacias hidrográficas mais importantes do estado do Rio, entre Minas Gerais e Espírito Santo. 

A grande quantidade de rios, lagoas e cachoeiras caracteriza a região das Águas do Noroeste, situada em uma das bacias hidrográficas mais importantes do estado do Rio de Janeiro, entre Minas Gerais e Espírito Santo. A região é formada por 13 municípios que compõe o Noroeste Fluminense, sendo eles: Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá e Varre-Sai. O turismo na região das  tem como foco o ecoturismo, o turismo rural, o turismo religioso e a prática da pesca esportiva nos rios.

O município de Aperibé tem como principais atrativos a Cachoeira Bonita e a Serra da Bolívia, um maciço de aproximadamente 400 metros de altitude, que atrai visitantes praticantes de esportes radicais. Em Bom Jesus de Itabapoana os turistas também são atraídos pelas cachoeiras. As cachoeiras da Fumaça, do Inferno, Roseiral e Cachoeirão são roteiros para os visitantes que buscam uma tranquilidade e contato com a natureza. Cambuci, também conhecida carinhosamente como Cidade Simpatia, oferece várias opções ligadas ao ecoturismo, como pescarias, passeios a cavalo, banho em piscinas naturais no Rio Paraíba do Sul, além de visitações a atrativos históricos. Já a cidade de Italva é considerada como “Cidade do Quibe”, devido a colonização de imigrantes sírio-libaneses que trouxeram tanto a cultura, quanto a culinária para a cidade. O Festival do Quibe é um dos eventos mais tradicionais da cidade, além do quibe, o público degusta de outros pratos tradicionais, como tabule e esfihas.

Em Itaocara merece destaque o monumento em homenagem à “Rainha das Ciências”, a matemática. Já no município de Itaperuna, polo comercial da região, encontramos as águas terapêuticas de Raposo (7º Distrito de Itaperuna). Suas estâncias hidrominerais atraem turistas em razão de suas propriedades curativas. Itaperuna possui também uma réplica da estátua do Cristo Redentor, em homenagem ao Rio de Janeiro.

Em Laje do Muriaé o turista encontra tanto a valorização do artesanato e das manifestações folclóricas, como Folia de Reis e o Boi Pintadinho, quanto a prática do Turismo Rural. Em Miracema, contemplamos suas fazendas históricas e suas cachoeiras, próprias para o banho. É em Natividade que temos destaque no Turismo Religioso, devido aos relatos das aparições de Nossa Senhora no local. O Sítio dos Milagres, conhecido como o local das aparições, possui uma réplica exata da casa onde Maria viveu. A casa é a reprodução do Santuário em Éfeso, na Turquia. Natividade também é representada por suas fazendas históricas.

Porciúncula é para os amantes do Turismo de Aventura, a região é considerada o melhor ponto de Voo Livre do Rio de Janeiro e sedia campeonatos desta modalidade. As cidades de Santo Antônio de Pádua e São José de Ubá também são ótimas escolhas para quem procura praticar esportes radicais e apreciar a natureza.

Por fim, mas não menos importante, Varre-Sai, o município fluminense mais distante da Capital, possui forte influência italiana, com pratos típicos, acompanhados de vinhos e licores artesanais. Além do Turismo de Aventura, com passeios nas matas, montanhas e motocross.

Valorizar o turismo da região das Águas do Noroeste é uma das melhores alternativas para o desenvolvimento econômico dos municípios, na geração de empregos e na elaboração de estratégias que contribuam para a preservação do meio ambiente. Vamos conhecer!

Fique por dentro das iniciativas de Turismo Social do Sesc RJ clicando aqui e acessando nossas notícias!

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais
Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Rio Artes: O Sesc RJ te leva para a tradicional feira de economia criativa

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais volta à Praça XV, no Rio, com show de Teresa Cristina

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Veja mais