Baixada Verde Turismo Social

Baixada Verde: um convite ao turismo de aventura

A região turística Baixada Verde é formada por 10 de 13 municípios que compõe a Baixada Fluminense no Estado do RJ, sendo eles: Seropédica, Japeri, Queimados, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo, São João de Meriti, Duque de Caxias e Magé.  É uma região com exuberante mata atlântica, fauna e flora diversas, fontes de águas limpas e inúmeras atrações.

Cerca de 1/3 do território verde preservado na região metropolitana do Rio de Janeiro está concentrado entre os municípios da Baixada. Nesta região são encontrados parques, reservas ambientais e estações ecológicas que apresentam um forte potencial turístico.

No Parque Natural Municipal da Taquara, em Duque de Caxias, além de banho de cachoeira e contemplação da natureza, é possível avistar o mico leão dourado, espécie rara encontrada no parque por especialistas desde 2006. No Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, é possível realizar trekking, mergulhar em belas cachoeiras e poços d’água e visitar um atrativo raro e incomum no Brasil: um vulcão em extinção. Nova Iguaçu ainda guarda um verdadeiro refúgio da Mata Atlântica no Rio de Janeiro, a Reserva Biológica do Tinguá, a mais protegida unidade de conservação, sendo possível visitação somente para realização de atividades de Educação Ambiental. E, para aqueles que preferem um piquenique em família e atividades ao ar livre, há ainda as opções do Horto Municipal de Queimados e o Parque Natural Municipal do Gericinó, em Nilópolis.

Os parques na Baixada são muito procurados também pelos amantes de esportes, possibilitando desde a prática de atividades mais leves como caminhadas, pedaladas e ioga, até atividades mais radicais como rapel, vôo livre, parapente e asa delta, sendo o Pico da Coragem, em Japeri, um dos atrativos mais procurados para a prática desta atividade devido aos seus 520 metros de altura.

Apesar do nome, a Baixada Verde não é composta somente por atrativos naturais, contando com uma extensa variedade de atrativos históricos, culturais, religiosos e científicos distribuídos entre os municípios da Baixada. É possível destacar em Duque de Caxias o Museu de Ciência e Vida, como a missão de difundir a cultura, a ciência e a arte; o Museu Vivo de São Bento, um museu de percurso que narra a história da cidade através da temporalidade; um Museu em homenagem ao seu patrono (Duque de Caxias), além de um Centro Cultural projetado pelo famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Magé, com seus 455 anos de história destaca-se não só por suas belezas naturais e pela cachoeira Véu da Noiva com seus 110 metros de queda d’água, mas também por seus patrimônios históricos, com destaque para igrejas seculares e monumentos religiosos. E Seropédica, que abriga a centenária Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), patrimônio material com seus edifícios em estilo neocolonial.

O repertório de atrativos da Baixada é bastante amplo e variado. De festas religiosas tradicionais, a centros culturais, museu de ciências e quadras de escolas de samba famosas, esta região busca engrandecer cada vez mais a atividade turística como uma ferramenta para a mudança de sua imagem.

O Sesc Rio também exerce um papel social fundamental nesta região, com unidades dispostas entre os municípios de Duque de Caxias, São João de Meriti e Nova Iguaçu. Podendo ser consideradas também como atrativos da cidade, as Unidades oferecem além de atividades culturais, educacionais, ambientais e sociais, passeios e excursões pelos principais pontos turísticos da cidade, estado e país, por meio do Turismo Social e seus projetos, incluindo o Turismo na Baixada, valorizando os atrativos da região turística da Baixada Verde.

A Baixada Verde guarda muitas histórias, patrimônios e riquezas naturais e culturais. É uma região de muitas belezas e tem um potencial turístico amplo e diverso. Aqui descrevemos apenas um breve resumo de tudo aquilo que ainda podemos descobrir e vivenciar. Vale a pena conhecer!

Quer saber as novidades do Sesc RJ? Clique aqui e fique por dentro das notícias!
Conheça nossas ações de incentivo à proteção do meio ambiente clicando aqui.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Confira os contemplados!

Veja mais
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais