Caminhos Coloniais

Caminhos Coloniais

A Região Turística Caminhos Coloniais está localizada no interior do estado do Rio de Janeiro, na divisa com Minas Gerais e é composta pelos municípios de Areal, Três Rios, Sapucaia e Comendador Levy Gasparian. Essa região é muito rica em belezas naturais e histórico-culturais.

O município de Areal leva esse nome devido à pequena praia de areia que se forma às margens do Rio Preto. No final do século XVII, os exploradores que vinham de Minas Gerais passavam por essa praia, que se tornou um ponto de referência para quem viajava por essa região. A cidade ainda tem como atrativos históricos, a estação de trem de Alberto Torres, que foi inaugurada em 1866 e desativada em 1964. Hoje a estação de trem, que tem sua arquitetura preservada, abriga uma biblioteca. Outro importante atrativo da cidade é a Ponte de Santana com belíssima arquitetura e a Capela Nossa Senhora do Carmo que possui características da arquitetura neocolonial.

Três Rios é uma cidade que se emancipou de Paraíba do Sul, e em meio a vales morros e rios, tem como principal atrativo turístico o encontro dos Rios Paraíba do Sul, Piabanha e Paraibuna que são muito procurados para a prática de esportes radicais como, rapel, tirolesa e rafting. Lá também há atrativos históricos com a arquitetura preservada, como a Casa de Cultura, a Casa de Pedra, a Capela de Nossa Senhora da Piedade, a Fazenda Bem Posta, Fazenda São Lourenço e a Ponte das Graças.

Dentre os atrativos de Sapucaia podemos destacar o Balneário Três Quedas pela sua beleza natural, com grande área verde de Mata Atlântica. Já na parte histórica podemos destacar a Fazenda Lordello que foi construída no começo do século XIX, com estilo Mourisco, serviu como cenário para novelas e filmes.

A cidade de Comendador Levy Gasparian foi distrito de Três Rios. Hoje emancipada é conhecida por ter importante participação na história do Brasil Colônia com a abertura do Caminho Novo entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais. A Igreja de Mont Serrat com a arquitetura neogótica e o cemitério dos Barões completam o circuito histórico da cidade.

O Sesc RJ também está presente nesta região e desempenha seu papel social fundamental, com Unidade disposta no município de Três Rios. Podendo ser considerada também como atrativo da cidade, a Unidade oferece além de atividades culturais, educacionais, ambientais e sociais, passeios e excursões pelos principais pontos turísticos da cidade, estado e país, por meio do Turismo Social e seus projetos.

Por tanta beleza, história e cultura, quando tudo melhorar, aproveite para conhecer a região com a gente!

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais
Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Rio Artes: O Sesc RJ te leva para a tradicional feira de economia criativa

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais volta à Praça XV, no Rio, com show de Teresa Cristina

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Veja mais