paraty-site-sesc-turismo-social

O Turismo Social e as Regiões Turísticas do estado do Rio de Janeiro

A área de Turismo Social do Sesc RJ promove todo ano passeios e excursões que partem de 18 Unidades para diversos destinos do Brasil, mas  o foco principal é o aquecimento do turismo interno do estado do Rio de Janeiro.  Em 2019, foram visitadas 45 cidades do estado, levando 53.880 passageiros para essas regiões turísticas. Com isso, buscamos incentivar essa atividade econômica tão importante e proporcionar experiências inesquecíveis na região.

Você sabe quais são as 12 regiões turísticas do Estado do Rio de Janeiro? Confira 😉

  • Águas do Nordeste
  • Agulhas Negras
  • Baixada Verde
  • Caminhos Coloniais
  • Caminhos da Mata
  • Caminhos da Serra
  • Costa do Sol
  • Costa Doce
  • Costa Verde
  • Metropolitana
  • Serra Verde Imperial
  • Vale do Café

ilha-grande-turismo-social-sesc-rjEssa semana, vamos falar um pouco da Costa Verde, composta pelos municípios Angra dos Reis, Itaguaí, Mangaratiba, Paraty e Rio Claro.

A região localiza-se no extremo sul do nosso estado e faz fronteira com o São Paulo, onde o litoral da Costa Verde se estende até Ilhabela com a mesma configuração de litoral e mata Atlântica. Ao todo, a Costa Verde possui 3.229,5 km², sendo 180 km de litoral, onde podemos encontrar praias de diferentes extensões e colorações, à beira de estradas e em cidades. Sem esquecer que também possui praias remotas e selvagens, formadas entre as baías da Ilha Grande, de Angra dos Reis e de Sepetiba.

Muito procurada por seus atrativos naturais, a região, composta por uma extensa faixa de mata Atlântica, possui diversas áreas de proteção ambiental municipais, estaduais e federais, como o Parque Estadual Cunhambebe, que perpassa quatro dos cinco municípios da região, ficando de fora apenas Paraty, que possui, por sua vez, o Parque Nacional da Serra da Bocaina. Essas áreas são necessárias para garantir que as próximas gerações possam também conhecer e usufruir do lugar. Todos esses atrativos naturais garantem ao visitante uma diversidade de atividades de ecoturismo.

Para além da biodiversidade e dos atrativos naturais, não podemos deixar de ressaltar os atrativos culturais da região, que guarda importantes monumentos históricos e arquitetônicos dos séculos XVIII e XIX. Paraty, uma cidade bucólica que traz em seu centro histórico uma conservada arquitetura colonial, se tornou monumento nacional em 1966 e foi eleita pelo comitê do Patrimônio Mundial da Unesco como Patrimônio Histórico e Natural, junto região de Ilha Grande (RJ). Atualmente, é um dos principais pólos de turismo cultural do estado, sendo um dos destinos mais procurados pelos turistas internacionais.

Acompanhe nossa página para conhecer melhor essas regiões e quando puder viajar já vai saber que destino escolher.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Centro Cultural Sesc Quitandinha

Centro Cultural Sesc Quitandinha recebe a exposição “Dos Brasis”, maior mostra dedicada à produção negra nacional

Veja mais
O Corpo Negro

O Corpo Negro: Com mais de 60 atrações, festival de dança do Sesc RJ, chega a 9 cidades do estado

Veja mais
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais