Região Metropolitana do Rio de Janeiro

Turismo: Região Metropolitana do Rio de Janeiro

A Região Metropolitana do Rio de Janeiro é formada por 22 municípios. Entre eles estão o Rio de Janeiro e Niterói. Apenas 13 quilômetros de águas da Baía de Guanabara, separam as belezas de uma da outra. As cidades são interligadas pela Ponte Presidente Costa e Silva, popularmente conhecida como Ponte Rio-Niterói, ou por um belíssimo passeio de catamarã entre as estações da Praça XV, no centro do Rio, até a Praça Araribóia, no centro de Niterói, e Charitas, em Jurujuba. Vamos conhecer um pouco mais dessa região?

Rio de Janeiro

Além de ser um belo cartão postal, a capital do estado do Rio de Janeiro, carinhosamente apelidada de Cidade Maravilhosa, é também um portão de entrada para aqueles que desejam visitar a o estado. A cidade abriga os aeroportos do Galeão (internacional e segundo maior do Brasil) e Santos Dumont, além da Rodoviária Novo Rio.

Queridinha das canções de Tom Jobim e das marchinhas de carnaval, a cidade recebeu o título de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural Urbana pela UNESCO, em 1º de julho de 2012. O que não faltam são atrativos que fazem jus a este título. Sua geografia é bastante privilegiada, rodeada de praias, montanhas e lagoas que, em harmonia, combinam um visual deslumbrante, conhecido mundialmente. Dentre as praias que banham a cidade, destacam-se a princesinha do mar, Praia de Copacabana, que é palco de um dos maiores e mais famosos Réveillons do mundo, e a Praia de Ipanema, que além de rememorar a canção Garota de Ipanema, tem o Morro Dois Irmãos como plano de fundo.

Falar de Rio de Janeiro é pensar imediatamente em três atrativos específicos: Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno, Pão de Açúcar e Carnaval. Porém o Rio de Janeiro está longe de ser só isso! Contemplar e aplaudir o pôr do sol no Arpoador, andar de bicicleta ou pedalinho na Lagoa Rodrigo de Freitas, ouvir um samba de raiz na Pedra do Sal, se reunir com os amigos na Mureta da Urca, degustar um delicioso café da manhã ou chá da tarde na Confeitaria Colombo, fazer um passeio de bonde da Lapa até Santa Teresa, andar de roda gigante, visitar o maior aquário marinho da América do Sul e ainda conhecer a história vivenciando o ontem, o hoje e o amanhã, em um mesmo local, são algumas das mais incríveis experiências possíveis de se realizar na cidade.

Além de abrigar importantes museus históricos e uma das maiores florestas urbanas do mundo, preservada de mata atlântica, a Floresta da Tijuca, a segunda capital do Brasil foi ainda residência da família real e imperial portuguesa. A moradia oficial ficava localizada na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, onde se situam as ruínas do Museu Nacional. O Museu, que sofreu um incêndio de grandes proporções em setembro de 2018, fica junto a um dos mais antigos zoológicos do Brasil, que atualmente passa por grandes transformações e está sendo remodelado pra reestrear em um novo conceito, como Bio Parque do Rio.

Niterói

A bela vista que se tem dos maiores pontos turísticos do Rio de Janeiro já seria o bastante para o turista que deseja visitar Niterói, entretanto a cidade possui uma diversidade de outros atrativos.

Para os amantes de arquitetura, obras importantes de um dos arquitetos brasileiros mais renomados, Oscar Niemeyer, fazem parte da paisagem urbana. Distribuídas pelo Caminho Niemeyer estão: a Fundação Oscar Niemeyer, o Memorial Roberto Silveira, o Teatro Popular Oscar Niemeyer, a Praça Juscelino Kubitscheck, a Reserva Cultural, a Estação Hidroviária de Charitas e o famoso “disco voador” que adorna vários cartões postais da cidade, o Museu de Arte Contemporânea (MAC).

Símbolo da cidade, o MAC é patrimônio nacional e considerado uma das maravilhas arquitetônicas do mundo. Sua parte externa já é um atrativo por si só, com sua forma futurista, circular, suspensa diante da Baía de Guanabara, e uma rampa que remete a muitos a lembrança de uma flor ou de uma nave espacial. Além disso, o Museu conta com um acervo permanente variado e exposições sazonais. Suas galerias já abrigaram obras de artistas como Miró e  Kandinsky.

Niterói também conquista a todos por suas belas praias, como Icaraí, São Francisco e a Ilha de Boa Viagem. A última um marco natural e histórico da cidade, que tem como destaque Capela de Nossa Senhora de Boa Viagem, construída em meados do século XVII. É também considerada cidade universitária, já que abriga diversas instituições de ensino superior, entre elas, uma das principais e renomadas universidades do estado do Rio de Janeiro, a Universidade Federal Fluminense (UFF).

No campo do turismo cultural, destacam-se ainda o Complexo dos Fortes, o Solar do Jambeiro, o Museu Janete Costa, o Museu Ari Parreiras e o Mercado de São Pedro. Popularmente conhecido como o Mercado do Peixe., o local é referência para quem busca comprar e saborear frutos do mar frescos e de qualidade.

Outro atrativo a parte é o Parque da Cidade, uma área de preservação ambiental (APA) localizada no alto do morro da Viração, a 270 metros de altitude, que possui um mirante com uma visão panorâmica única das Lagunas, bairros de Niterói, baía de Guanabara e Praias Oceânicas. E falando nessa região, quem vai à cidade também não pode deixar de visitar a região oceânica. Ela é composta, dentre outros bairros, por Camboinhas, Itaipu, Piratininga e Itacoatiara, paraíso dos surfistas e praticantes de bodyboard, e também dos amantes da natureza, que apreciam a prática do trekking e escaladas. O esporte pode ser realizado no Parque Estadual da Serra da Tiririca e no Costão de Itacoatiara, com a apreciação de uma paisagem de tirar o fôlego.

O Sesc RJ exerce um papel social fundamental nesta região, com Unidades dispostas entre os bairros do Centro (Santa Luzia e Teatro Ginástico), Ramos, Tijuca, Madureira, Engenho de Dentro e Copacabana, na cidade do Rio, e uma unidade no centro de Niterói. Também consideradas atrativos da cidade, as Unidades oferecem atividades culturais, educacionais, ambientais e sociais, além de passeios e excursões pelos principais pontos turísticos da cidade, do estado e do país, por meio do Turismo Social e seus projetos.

Diante de um cenário de tantas belezas e atrativos, não é a toa que a Região Metropolitana do Rio de Janeiro é um cartão postal e bastante visitado anualmente. Quando tudo melhorar, aproveite para conhecer esta região com a gente!

Fique por dentro das notícias do Sesc RJ clicando aqui!

Outras Notícias

Ver todas as notícias
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo se despede da Superliga em terceiro lugar

Veja mais
Mesa Brasil Sesc RJ

Mesa Brasil Sesc RJ recebe doação de 22 toneladas de biscoito da Mondelez para municípios afetados pelas chuvas no estado

Veja mais
Sesc RJ Voe

Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Veja mais
Sesc+ Infância

Sesc+ Infância: confira a lista de classificados!

Veja mais